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PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A5 Profª. Patrícia A. de Lima.

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1 PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A5 Profª. Patrícia A. de Lima

2 Merchandising Percepção visual Aprendemos: 1,0% pelo PALADAR 1,5% pelo TATO 3,5% pelo OLFATO 11,0% pela AUDIÇÃO 83,0% pela VISÃO Fonte: Veronis, Shler & Assoc.

3 Merchandising Embalagem A identificação do produto no mercado não é feita somente por marcas, mas também pela forma, cor e texto da embalagem; Veículo publicitário direto e atuante; Pode sugerir o nível de qualidade de seu conteúdo.

4 Merchandising Visibilidade da Embalagem Fazer com que um produto seja percebido pelo consumidor entre uma infinidade de outros também expostos; Tem a mágica função de dar um psiu ao consumidor; Mesmo com uma campanha em andamento, clinicamente, os produtos necessitam de pequenos empurrões para saltar da gôndola e pular para o carrinho do consumidor no supermercado.

5 Merchandising Fatores importantes a serem analisados: 1. O produto ou marca é identificado prontamente de longe? (visualização rápida a quatro metros de distância); 2. A embalagem caracteriza claramente a natureza do produto? (seu uso/finalidade); 3. Rapidamente entendemos o que o produto faz? (clareza da apresentação/mensagem); 4. A embalagem atrai seu olhar? Chama a atenção entre os concorrentes nas prateleiras?

6 Merchandising 5. Se o produto for montável, elétrico, mecânico ou eletrônico, tem especificações suficientes para uma rápida decisão de compra? (voltagem, capacidade, potência); 6. Tem instruções rápidas de uso atrás ou nas laterais? 7. Várias embalagens juntas formam figuras maiores? Formam um bom conjunto ou confundem o visual?

7 Merchandising 8. A embalagem tem tamanho apropriado para as gôndolas ou displays de vários tipos de loja? 9. Foi testada na fábrica para proteger o produto e manter sua qualidade? 10. Está legalmente aprovada? (selos/chancelas do governo/atestados de qualidade) 11. Seu material é resistente a seu uso e contato? (plastificação/resistência do papelão) 12. Está registrada? (marca/design)

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9 Merchandising Atmosfera de Compra Design de um ambiente por meio de comunicações visuais, iluminação, cores etc. Princípios básicos: Como o consumidor vê o ponto-de-venda (decoração/visibilidade); Como se sente nele (conforto/facilidades); Como espera encontrar os produtos (localização/qualidade e preços); Qual a impressão que vai levar, comprando ou não.

10 Merchandising Itens necessários: Fachadas, luminosos, vitrines, arquitetura; Música ambiente, som; Perfume ou aromas característicos; Iluminação, movimento, cores; Decoração, ambientação de cada seção; Pilhas de promoções, ofertas; Cartazes, sinalização;

11 Merchandising Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines; Espaços apropriados para andar sem bater nos outros; Ar condicionado, plantas; Aspecto e uniformes dos funcionários; Variedade de produtos; Estacionamento fácil; Banheiros, fraldários, áreas de descanso;

12 Merchandising Atendimento e sorriso dos funcionários; Atendimento e sorriso do gerente ou do dono da loja.

13 Merchandising Layout da loja Mobiliário especializado; O linear das famílias e subfamílias; Agrupamento de categorias e famílias de uso; Esquema de implantação; Áreas de circulação de funcionários e de consumidores; SAC/empacotamento/segurança/vitrines; Depósitos;

14 Merchandising Áreas de descanso e banheiros; Estacionamentos; Organização do atendimento; Adaptação das prateleiras; Estética, arrumação e decoração; Locais para pontos extras, promoções e corners exclusivos; Pisos não muito lisos nem com muito atrito; Movimentação fácil em casos de substituições.

15 Merchandising Comunicação visual Letreiros indicativos; Placas decorativas; Banners com fotos de produtos; Pôsters com fotos de pessoas; Efeitos teatrais fixos (decoração de fundo); Decorações sazonais; Identidade visual

16 Merchandising Cor Crianças – cores primarias (vermelho, azul, amarelo e verde); Adolescentes – cores fortes e quentes; Esportistas – cores radicais e vivas; Compradoras de lingerie – tons pastéis; Executivos – cores apagadas (cinza, azul- marinho)

17 Merchandising Som Cria envolvimento; Pode acrescentar ou depreciar a atmosfera geral da loja; O ritmo da música consegue controlar o ritmo do tráfego da loja; Músicas agitadas (pagode/rock) não são aconselhadas para lojas, pois inibem e irritam os clientes, que encurtam seu tempo de compra.

18 Merchandising Luz Destaca partes atrativas da loja e disfarça partes visualmente desagradáveis que não podem ser mudadas; Cuidado para não modificar as cores reais das mercadorias; Lâmpadas fluorescentes – modificam cor da pele e da maquiagem

19 Merchandising Aroma Olfato – sentido que mais nos provoca emoções; Para alguns produtos pode aumentar as vendas normais em mais de 20%.

20 Merchandising Movimento Displays ou decoração com movimento podem aumentar as vendas em 107%; Displays ou decoração sem movimento – aumentam as vendas em 54%.

21 MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA

22 Displays de Chão

23 Móbiles

24 Adesivos

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26 Balcões e bandejas para degustação

27 Bandeirolas

28 Cartões de balcão / Counter cards

29 Faixas de gôndola

30 Wooblers

31 Cross-merchandising

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33 Referências Bibliográficas BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas,


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