A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE DOS METAIS Mais ou menos 6000 a. C. Desenvolvimento de cidades Diferenciação de tarefas. Instrumentos de cobre, bronze e ferro substituem gradativamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE DOS METAIS Mais ou menos 6000 a. C. Desenvolvimento de cidades Diferenciação de tarefas. Instrumentos de cobre, bronze e ferro substituem gradativamente."— Transcrição da apresentação:

1 IDADE DOS METAIS Mais ou menos 6000 a. C. Desenvolvimento de cidades Diferenciação de tarefas. Instrumentos de cobre, bronze e ferro substituem gradativamente instrumentos de pedra.

2 REVOLUÇÃO URBANA Comunidades de aldeias agrícolas se transformam em centros urbanos. Temos como referência desse período a antiga Mesopotâmia, com o desenvolvimento da civilização dos sumérios. Campo passa a produzir e sustentar a cidade. Terra, colheitas e trabalho tornam-se mercadorias.

3 Çatal Hüyük, Anatólia, Turquia, c. 6 a 7 mil anos atrás.

4

5

6

7

8

9

10 Divisão entre trabalho no campo, com os produtores rurais, e na cidade, com os comerciantes, os artesãos e os administradores públicos e clérigos – divisão social.

11 ESTADO Surge para gerir a sociedade mais complexa que se apresenta então: Diversificação das atividades econômicas – regulamentação do comércio; Poder político; Obras de interesse coletivo – estradas, muralhas, irrigação.

12 Surge, com o Estado, a propriedade privada. A elite, os mais poderosos econômica ou politicamente, se apropria de parte das colheitas e de terras produtivas.


Carregar ppt "IDADE DOS METAIS Mais ou menos 6000 a. C. Desenvolvimento de cidades Diferenciação de tarefas. Instrumentos de cobre, bronze e ferro substituem gradativamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google