A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2.1 © 2007 by Prentice Hall E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2.1 © 2007 by Prentice Hall E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo."— Transcrição da apresentação:

1 2.1 © 2007 by Prentice Hall E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2

2 2.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes para entender o papel dos sistemas de informação Descrever os sistemas de informação que dão suporte às principais funções empresariais: vendas e marketing, manufatura e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos. Avaliar o papel desempenhado pelos sistemas que atendem aos diferentes níveis de gerência numa empresa e a relação entre eles

3 2.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Explicar como os aplicativos integrados e as intranets promovem a integração entre os processos de negócios e aumentam o desempenho organizacional Avaliar o papel da função de sistemas de informação em uma empresa OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)

4 2.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Sistemas de Informação Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade Problema: alto índice de defeitos nos produtos, novas exigências governamentais para reportar defeitos. Soluções: aumentar a qualidade e monitorar os defeitos de modo que os problemas de qualidade e os defeitos sejam facilmente identificados. O repositório de dados Infogain e os sistema CRM combinam resultados de redução de custos e aumento de vendas. Demonstra o papel da TI em centralizar dados, fazer a interface com os consumidores e melhorar os processos de produção. Ilustra o papel da tecnologia digital em aumentar a qualidade e reduzir o índice de defeitos, conduzindo à satisfação dos clientes e à repetição dos negócios.

5 2.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Usar a Internet para encontrar os dados mais recentes sobre defeitos por veículo na indústria automobilística. Procurar por novos artigos sobre o uso de sistemas de informação na Kia.Usar a Internet para encontrar os dados mais recentes sobre defeitos por veículo na indústria automobilística. Procurar por novos artigos sobre o uso de sistemas de informação na Kia. Que novos dados estão disponíveis?Que novos dados estão disponíveis? O ranking da Kia mudou?O ranking da Kia mudou? Em caso positivo, quais fatores podem ter contribuído para a mudança?Em caso positivo, quais fatores podem ter contribuído para a mudança? Que tipos de garantias a Kia está oferecendo sobre seus veículos atualmente?Que tipos de garantias a Kia está oferecendo sobre seus veículos atualmente? Como essas garantias afetam a capacidade de a Kia ser lucrativa?Como essas garantias afetam a capacidade de a Kia ser lucrativa? Sessão Interativa: Kia Motors Sistemas de Informação Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade

6 2.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Componentes de uma Empresa Quatro funções empresariais básicas: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, e recursos humanosQuatro funções empresariais básicas: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, e recursos humanos Cinco entidades empresariais básicas: fornecedores, funcionários, faturas/salários e produtos e serviçosCinco entidades empresariais básicas: fornecedores, funcionários, faturas/salários e produtos e serviços Organizando uma Empresa: Funções Empresariais Básicas Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro

7 2.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Que tarefas cada funcionário desempenha, em que ordem e em que agenda?Que tarefas cada funcionário desempenha, em que ordem e em que agenda? Como as matérias-prima são transformadas em produtos?Como as matérias-prima são transformadas em produtos? Como os pedidos são preenchidos?Como os pedidos são preenchidos? Como as contas são pagas?Como as contas são pagas? Como os produtos são oferecidos ao mercado?Como os produtos são oferecidos ao mercado? Como os funcionários são contratados?Como os funcionários são contratados? Processos Empresariais Componentes de uma Empresa

8 2.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Figura 2.2 Processar um pedido do cliente envolve um complexo conjunto de passos que exigem a estreita coordenação entre as funções de vendas, contabilidade e produção. Processamento do Pedido Componentes de uma Empresa

9 2.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Administrando uma Empresa e Suas Hierarquias Gerência sênior Gerência média Gerência operacional Trabalhadores do conhecimento Trabalhadores de dados Trabalhadores da produção e dos serviços Componentes de uma Empresa

10 2.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação O Ambiente de Negócios Componentes de uma Empresa Fatores ambientais globaisFatores ambientais globais Tecnologia e ciênciaTecnologia e ciência EconomiaEconomia Pol í ticaPol í tica Mudan ç as internacionaisMudan ç as internacionais Fatores ambientais imediatosFatores ambientais imediatos ClientesClientes FornecedoresFornecedores ConcorrentesConcorrentes Ó rgãos reguladoresÓ rgãos reguladores AcionistasAcionistas

11 2.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Os sistemas de informação se relacionam aos seguintes objetivos empresariais: Alcançar excelência operacional Desenvolver novos produtos e serviços Desenvolver relacionamento estreito e serviço ao consumidor Melhorar a tomada de decisão Promover vantagens competitivas Assegurar a sobrevivência O Papel dos Sistemas de Informação em uma Empresa Componentes de uma Empresa

12 2.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Sistemas de vendas e marketing Sistemas de manufatura e produção Sistemas de finanças e contabilidade Sistemas de recursos humanos Sistemas sob a Perspectiva Funcional Tipos de Sistemas de Informação Empresariais

13 2.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Sistemas de processamento de transações Sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio à decisão Sistemas de apoio ao executivo Sistemas sob a Perspectiva de Grupos Usuários Tipos de Sistemas de Informação Empresariais

14 2.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Leia a seção Organizações em Destaque e então discuta as seguintes questões: Que problemas os bancos First Union e Wachovia enfrentaram quando se fundiram? Quais eram as soluções disponíveis para o Wachovia resolver seus problemas e atingir seus objetivos? O que o sistema TrueComp EIM fez pelo Wachovia? Como o sistema beneficiou o negócio? Administrar Incentivos a Funcionários: a Ferramenta Estratégica do Wachovia Tipos de Sistemas de Informação Empresariais

15 2.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Visite o site do Wachovia em Qual a sua impressão do site? Ele faz você pensar em serviço ao cliente ou em máquina de vender empréstimos? Há um equilíbrio? Por quê? ?Que características do site parecem orientar-se para serviços de primeira linha no atendimento ao cliente? Discuta se o site do Wachovia seria atraente caso você estivesse procurando abrir uma conta, planejando um investimento ou pedindo um empréstimo.Discuta se o site do Wachovia seria atraente caso você estivesse procurando abrir uma conta, planejando um investimento ou pedindo um empréstimo. Sessão Interativa: Wachovia Tipos de Sistemas de Informação Empresariais

16 2.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Inter-relacionamentos entre Sistemas Figura 2.13 Os vários tipos de sistemas da organização têm interdependências. Os SPTs são os maiores produtores das informações requisitadas pelos outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas são menos rígidas. Tipos de Sistemas de Informação Empresariais

17 2.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Aplicativos Integrados Sistemas que Abrangem Toda a Empresa Aplicativos integrados são sistemas que abrangem todas as áreas funcionais, executam processos de negócios que atravessam toda a empresa e incluem todos os níveis de gerência, como: Sistemas integrados Sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente Sistemas de gestão do conhecimento

18 2.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Também conhecidos como sistemas de planejamento de recursos empresariais (enterprise resource planning – ERP) Integram os processos empresariais importantes de uma empresa inteira em um único repositório central, permitindo que gerentes de empresas grandes tenham uma visão panorâmica das operações A Alcoa usou o ERP para eliminar redundâncias e ineficiências em seus diversos sistemas Sistemas integrados Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

19 2.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Ajudam a administrar a quantidade correta de um produto da fonte para o ponto de consumo, com o mínimo dispêndio de tempo e o menor custo possível Usados pelas empresas para administrar relações com fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque etc. Automatizam o fluxo de informações por meio das fronteiras organizacionais Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

20 2.20 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.20 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Coordenam todos os processos de negócios que lidam com clientes, a fim de otimizar a receita, a satisfação e a retenção dos clientes Podem ser combinados registros de dados de vendas, marketing e serviços de múltiplos canais de comunicação A Saab implementou aplicativos CRM da Siebel Systems para obter uma visão de 360º dos clientes, resultando em taxas mais altas de follow-up das indicações de vendas e aumento da satisfação do consumidor Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

21 2.21 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.21 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Ativos de conhecimento intangíveis agregam valor às empresas Os sistemas de gestão do conhecimento administram a captura, o armazenamento, adistribuição e a aplicação do conhecimento, de modo que ele possa alavancar benefícios estratégicos Sistemas de Gestão do Conhecimento Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

22 2.22 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.22 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões:Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais os problemas enfrentados pela Haworth?Quais os problemas enfrentados pela Haworth? Como eles afetavam a condução dos negócios?Como eles afetavam a condução dos negócios? Como a empresa solucionou esses problemas?Como a empresa solucionou esses problemas? Com quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas a solução teve de lidar?Com quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas a solução teve de lidar? Em que medida a solução teve êxito?Em que medida a solução teve êxito? A Haworth Revisa o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

23 2.23 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.23 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Intranets e Extranets Plataformas tecnológicas que aumentam a integração e aceleram o fluxo de informação Intranets: redes internas baseadas em padrões Internet Extranets: intranets que são estendidas para uso externo autorizado As intranets geralmente utilizam um portal As extranets facilitam a colaboração Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

24 2.24 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.24 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação E-Business, E-Commerce e E-Government E-business refere-se ao uso de tecnologia digital e Internet para orientar os principais processos empresariais E-commerce é um conjunto do E-Business que consiste em comprar e vender mercadorias e serviços pela Internet E-government refere-se ao uso da tecnologia Internet para entregar informação e serviços aos cidadãos, empregadores e empresas Sistemas que Abrangem Toda a Empresa

25 2.25 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.25 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação O Departamento de Sistemas de Informação A Função de Sistemas de Informação na Empresa Programadores Analistas de sistema Gerentes de sistemas de informação Executivo-chefe de informática – Chief information officer (CIO) Usuários finais

26 2.26 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.26 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Organizando a Função de Sistemas de Informação As pequenas empresas em geral confiam os serviços de tecnologia da informação a uma única pessoa em vez de a um departamento de sistemas de informação Algumas empresas grandes, com departamentos de SI, utilizam a descentralização para que cada área funcional tenha seus próprios sistemas de informação Outras empresa grandes dependem de um departamento central que toma as decisões de tecnologia para toda a empresa A Função de Sistemas de Informação na Empresa


Carregar ppt "2.1 © 2007 by Prentice Hall E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google