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PublicouVinícius Paulo Alterado mais de 10 anos atrás
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Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Aula: Teoria Clássica da Administração – Cap. 4 Livro: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
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1.Objetivos do Estudo Mas, ambas buscavam a EFICIÊNCIA
Taylor: Administração Científica: tarefa (cap. 3) Fayol: Teoria Clássica da Administração: estrutura (olhar para toda a organização, com a soma da eficiência individual) Olha de baixo pra cima Olha de cima pra baixo Mas, ambas buscavam a EFICIÊNCIA
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1.1. Seis Funções Básicas da Empresa, segundo Fayol
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Funções da empresa, segundo Fayol.
Função de Administração Planejamento Organização Comando Coordenação Controle Função Comercial Função Financeira Função de Segurança Função de Contabilidade Função Técnica
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1.2.Conceito da Administração
As Funções Universais da Administração são: POCCC Controlar Coordenar Comandar Organizar Planejar
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Fayol e a Escola do Processo de Administração
DIVISÃO DO TRABALHO Designação de tarefas específicas para cada pessoa, resultando na especialização das funções e separação dos poderes. II AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE A primeira é o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. A segunda, a sanção – recompensa ou penalidade – que acompanha o exercício do poder. III DISCIPLINA Respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes. IV UNIDADE DE COMANDO De forma que cada pessoa tenha apenas um superior. V UNIDADE DE DIREÇÃO Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo. VI INTERESSE GERAL Subordinação do interesse individual ao interesse geral. VII REMUNERAÇÃO DO PESSOAL De forma eqüitativa, e com base tanto em fatores internos quanto externos.
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CADEIA ESCALAR (LINHA DE COMANDO) ESTABILIDADE DO PESSOAL
Princípios da Administração de Fayol VIII CENTRALIZAÇÃO Equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados. IX CADEIA ESCALAR (LINHA DE COMANDO) Hierarquia, a série de chefes do primeiro ao último escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relações diretas (a ponte de Fayol). X ORDEM Um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. XI EQÜIDADE Tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. XII ESTABILIDADE DO PESSOAL Manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento. XIII INICIATIVA Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes. XIV ESPÍRITO DE EQUIPE Desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.
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1.5. Princípios Gerais de Administração para Fayol
1. Divisão do trabalho 2. Autoridade e Responsabilidade 3. Disciplina 4. Unidade de Comando 5. Unidade de Direção 6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais 7. Remuneração do pessoal 8. Centralização 9. Cadeia escalar – princípio do comando 10. Ordem 11. Equidade: amabilidade e justiça = lealdade do pessoal 12. Estabilidade do pessoal 13. Iniciativa 14. Espírito de Equipe
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2. TEORIA DA ORGANIZAÇÃO A T. Clássica concebe a organização em termo de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, e do seu inter-relacionamentos entre essas partes.
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Cadeia de Comando de Fayol
Estrutura caracteriza-se por uma cadeia de comando: PRESIDENTE DIRETOR GERENTE CHEFE SUPERVISOR
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3. Divisão do Trabalho e Especialização
Base da organização; Conduz a especialização Ocorre de duas formas: Verticalmente (linha de autoridade (superior e subordinado) Horizontalmente (mesmo nível hierárquico), Especialização Refere-se à especialização e desdobramento horizontal da organização Exemplo: Área de Recursos Humanos Vertical Horizontal
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4. Coordenação Para Fayol coordenação é a reunião , unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço. Deve ser baseada em interesses em comum Indica que existe um alvo ou objetivo a alcançar e que deve guiar os atos de todos,
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5. Conceito de Linha e de Staff
Organização linear foi um dos grande interesse de estudo de Fayol. E nestas organizações os princípios são: a) unidade de comando ou supervisão única b) unidade de direção c) centralização da autoridade d) cadeia escalar ou cadeia de comando Formato Piramidal
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5. Conceito de Linha e de Staff
Órgãos de Staff não obedecem ao princípio escalar, nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha Função de Staff inclui o direito de aconselhar, recomendar e orientar Especialistas de staff aconselham os gerentes em suas áreas de especialização.
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Diretoria de Qualidade
Staff ou Assessoria Presidente Autoridade de linha Assessoria Jurídica Autoridade e hierarquia (cadeia de comando) Diretoria de R.H. Diretoria Industrial Diretoria de Qualidade Fábrica Divisão horizontal do trabalho Unidades de trabalho (cargos ou departamentos)
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