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UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – BELO HORIZONTE JUNHO/2010 TEMA: GERAÇÕES Trabalho apresentado na aula integrada com as disciplinas de Geografia/História e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Grupo: Ana Maria Micaela, Arnaldo Cunha, Izabela Lopes, Liliane Barbosa, Nathalia Ataide e Nathalia Santos Turma: VIIF - Noite

2 Mapeamento conceitual
Artigo disponível no Scielo: “Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância” de Manuel Jacinto Sarmento Sobre o autor: Manuel Jacinto Sarmento é professor titular do Instituto de Estudos da Criança (IEC), da Universidade do Minho, Portugal, e atualmente coordena um Programa de Pós-Graduação pioneiro internacionalmente: o Mestrado em Sociologia da Infância. Pesquisador há mais de uma década sobre temas como infância, culturas da infância, protagonismo, alteridade infantil e formação de professores, Manuel Sarmento têm sido um interlocutor fundamental entre os pesquisadores brasileiros e europeus. Orienta dissertações e teses sobre as questões contemporâneas da infância, atua em grupos de pesquisa na Europa e no Brasil, participa de eventos acadêmicos, como também vem publicando extensivamente em periódicos de língua portuguesa.

3 Mapeamento conceitual
O artigo trabalha a sociologia da infância, sendo a infância concebida como uma categoria social do tipo geracional. As crianças são indivíduos com sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação, etc. Neste âmbito, as condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. O autor trabalha principalmente com o conceito de geração de Karl Mannheim(1993)* que diz que a geração consiste num grupo de pessoas nascidas na mesma época, que viveu os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilha a mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo grupo, originando uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A ação de cada geração, em interação com as imediatamente precedentes, origina tensões potenciadoras de mudança social. * Karl Mannheim ( ) foi um sociólogo alemão de origem húngara nascido em Budapeste que se destacou pelos estudos sobre a sociologia do conhecimento e o impacto das ciências na sociedade.

4 Mapeamento conceitual
O autor trabalha também com a concepção de Jens Qvortrup (1991, 2000), doutor em Sociologia pela Universidade de Copenhague, na sua apropriação do conceito de “geração” como categoria social estruturante da infância, para ele “Geração” é assumida como uma variável independente, trans-histórica, estando prioritariamente ligada aos aspectos demográficos e econômicos da sociedade. Já Leena Alanen(2001), doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Jyväskylä na Finlândia, diz que “geração” é uma variável dependente, isto é, como grupo de idade construído pelos respectivos atores, no quadro das respectivas interações e dos processos de construção simbólica dos seus referenciais de existência. Em suma, o conceito de geração não só nos permite distinguir o que separa e o que une, nos plano estrutural e simbólico, as crianças dos adultos, como as variações que nas relações entre crianças e entre crianças e adultos vai sendo historicamente produzido e elaborado. Por outras palavras, a “geração” é uma construção sociológica que procura dar conta das interações dinâmicas.

5 Mapeamento conceitual
Caracterização das gerações por idade: Infância (até 12 anos): Fase na qual o indivíduo é muito dependente da ajuda dos adultos.A criança ainda não percebe o mundo de uma maneira madura. Nesta fase a criança procura alicerce no comportamento adulto para se desenvolver e se adaptar. Também nesta fase o indivíduo precisa de muita atenção e cuidado dos pais que precisam introduzir as primeiras regras e princípios educacionais. Adolescência (13 anos – 20 anos): Nesta fase o indivíduo ainda têm características infantis, mas tem maior independência dos adultos apresentando uma mesclagem de atributos adultos e infantis. É conhecida como fase difícil e problemática e de rebeldia, pois o adolescente está sob ação da curiosidade e da descoberta do mundo. O adolescente quer sempre experimentar as novidades do momento e esta sempre mudando de opinião. Fase adulta (21 anos – 65 anos): onde somos responsáveis pelos nossos atos e temos que trabalhar para manter nossas despesas e necessidades. Terceira idade (a partir dos 65 anos): Fase na qual o indivíduo chega ao ápice da maturidade mental, mas seu físico já se apresenta debilitado pela idade ou pelas doenças. Precisa de cuidados dos adultos e do carinho das crianças e da família. O idoso normalmente é sábio, carinhoso e gosta de dar conselhos.

6 Mapeamento conceitual
Caracterização das gerações por época de nascimento: Atualmente temos 3 gerações convivendo. São elas: Baby Boomers - Experimentaram a grande prosperidade do pósguerra e agora se aproximam da aposentadoria (1946 – 1964). Geração X ( ) - Cresceu nos anos 1960 e 1970 e viu a queda do Muro de Berlim, a implosão das empresas pontocom e o surgimento de várias tecnologias. Geração Y - Esta geração (1980 – 2000) desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Geração Z: a mais apressada e tecnológica de todas as gerações. As crianças nascidas a partir de 2000, justamente na época em que acontecia o boom da internet. Basicamente todo mundo valoriza e quer as mesmas coisas.A questão é que as prioridades, expectativas e comportamentos variam visivelmente. As pessoas podem querer as mesmas coisas, mas elas querem isso tudo em “pacotes” diferentes, dependendo de quando e de como foram criadas.

7 CONFLITO DE GERAÇÕES

8 LITERATURA INFANTO-JUVENIL E GERAÇÕES
Escolhemos 3 livros para ilustrar e trabalhar esta temática com as crianças do Ensino Fundamental de 10 anos:

9 Justificativa da escolha dos livros
A escolha se deu a partir da percepção da importância que os 3 livros dão às recordações, lembranças; e acima de tudo à valorização da história de cada indivíduo. Julgamos de extrema importância para o aluno saber de sua origem, de seus antepassados e as recordações auxiliam para essa descoberta. Percebemos também que muitas vezes os idosos não recebem atenção como pessoas de outras gerações, e afim de buscar uma mudança para essa realidade elegemos tais livros como grandes aliados.

10 Ana Maria Machado São 40 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países. Ana Maria Machado estudou no Museu de Arte Moderna, enquanto fazia faculdade de Letras na Universidade Federal. No final do ano de 1969 Ana deixou o Brasil e partiu para o exílio, onde trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e na BBC de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne. Termina sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia, que resultou no livro "Recado do Nome”. A volta ao Brasil veio no final de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB. Em 76 ganhou o prêmio João de Barro por ter escrito o livro "História Meio ao Contrário“. Em 1993 ela se tornou hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, Ana ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Em 2003, Ana Maria foi eleita para ocupar a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.

11 Bisa Bia, Bisa Bel   Essa é a história de Isabel, que encontra um retrato antigo de sua bisavó materna, Beatriz, na época em que ela era menina. Encantada, Bel passa a carregar a foto pra cima e pra baixo. Em sua imaginação, ela começa a conversar com Bisa Bia e aprende com ela como as coisas eram antigamente. A imaginação de Isabel voa tão longe que ela até começa a conversar com a sua futura bisneta, transformando-se na Bisa Bel. Assim, em “Bisa Bia, Bia Bel” há um entrelaçar de gerações, por meio da personagem Isabel, a partir da qual ressoam as vozes de sua bisavó já morta (passado) e de sua bisneta, que ainda não nasceu (futuro).  

12 Isabel começa a ter contato com objetos e expressões que faziam parte da vida de sua bisavó:
Arco: brinquedo que se empurrava pelo chão rodando e equilibrando.   Cromos: figuras coloridas de anjinho, passarinho, borboleta que serve para enfeitar cadernos e outros objetos. Bufê ou etagér: espécie de aparador que tinha uma fruteira de louça em cima, de dois andares, pratinho maior e pratinho menor. Mosquiteiro: pano para não deixar mosquito entrar na cama. Penteadeira: cheia de vidros de perfume em cima, enfeites de louça conhecidos como bibelô para se olhar no espelho e se pentear. Bomboniér: espécie de compoteira que guardava bombons e balas. Opalina: vidro quase sem transparência de cores bonitas. Plafoniê: luminária Lenços de panos: engomados, bordados e rendados. Urinol, criado-mudo, baba de moça e papo de anjo.

13 Ao “escutar” Bisa Bia, Isabel entra em contato também com comportamentos que eram comuns na época:  "Ah menina, não gosto quando você fica correndo desse jeito, pulando assim nessas brincadeiras de menino. Acho muito melhor quando você fica quieta e sossegada num canto, como uma mocinha bonita e bem-comportada." "No tempo dela banheiro era muito diferente. A gente lavava o rosto no quarto mesmo, e sempre tinha uma mesinha ou um móvel com uma bacia e um jarro d’água com uma toalha limpinha do lado“ "As meninas casavam com quem os pais resolviam“ " ... gentis, educados, solícitos com as damas... se eu deixasse cair um lenço perto de um namorado, ele logo pegava e vinha trazer para mim com todo o cuidado... "

14 Após o aparecimento da bisneta de Bel, há um embate entre gerações, que pode ser exemplificado na passagem:  Mas também tem horas em que, apesar de saber que é tão mais fácil seguir os conselhos de Bisa Bia, e que nesse caso todos vão ficar tão contentes com o meu bom comportamento de mocinha, tenho uma gana lá de dentro me empurrando para seguir Neta Beta, lutar com o mundo, mesmo sabendo que ainda vão se passar muitas décadas até alguém me entender (MACHADO, 2000, p.53).

15 Avós Chema Heras e Rosa Osuma
Na história o casal de idosos é surpreendido com uma festa na cidade! Manuel, um vovô animado a convida para ir a festa, mas Manuela lhe responde que não quer ir pois já não é mais a menina jovem e bela com a qual ele dançou nos salões tempos passados. Mas ele vai lhe provar no decorrer da história que para ele Manuela continua linda...mesmo com o passar dos anos! Avós é um livro que possibilita uma reflexão sobre temáticas como a idéia de velhice, a auto e a hetero-imagem e o amor.

16 O diálogo entre as duas personagens desvenda o desencanto da avó perante a sua própria imagem e, contrariamente, a alegria e admiração do avô por aquela. Feia como uma galinha sem penas - tão bela como o sol Olhos tristes como uma noite sem lua - como as estrelas da noite Cílios curtos como as patas de uma mosca - como relva recém podada Pele enrugada como um figo seco - como as nozes de uma torta Lábios secos como a terra das estradas - como a areia do deserto Cabelos cinza como uma nuvem de outono - como uma nuvem de verão Pernas fininhas como agulhas de tricotar - como as de uma andorinha. No final o casal se dá conta de que possuem as mesmas características, pois fazem parte do mesmo percurso de vida e sentem-se felizes com a descoberta.

17 Jorge Fernando dos Santos Ana Rachel Álbum De Retratos
Autor: Jorge Fernando dos Santos é de Belo Horizonte e se dedica a várias atividades. Jornalista, trabalha no Estado de Minas e colabora eventualmente em outros veículos. Em 1989, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa com o romance Palmeira Seca, adaptado para teatro. Jorge Fernando, tem ao todo, 15 livros publicados, a maioria infanto-juvenil. Compositor, produziu em 1997 o cd Belôricéia, da cantora Helena Penna, com músicas de sua autoria. Ilustradora: Ana Raquel nasceu em setembro de 195, em Pitangui, Minas Gerais. Se formou em Belas Artes pela UFMG, em 1972. Ana Raquel já ilustrou mais de 60 livros.

18 Álbum De Retratos Um dia, mexendo em um velho baú, o narrador encontra um álbum de fotografias da família. E começa a “viajar” para o passado, “visitando” parentes já falecidos, lembrando, se divertindo... A obra ilustra a temática trabalhada, pois apresenta diversas fotos antigas, onde as crianças podem visualizar a moda, objetos, costumes e as paisagens das gerações passadas.

19 Proposta de Projeto 1. INFORMAÇÕES GERAIS:
DISCIPLINAS: Geo/História e Língua Portuguesa SÉRIE: 5º/9 DURAÇÃO: 4 AULAS CONTEÚDO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO, GERAÇÕES. METODOLOGIA: - LEITURA DO LIVRO - DEBATES - EXIBIÇÃO DE VÍDEO - PESQUISA

20 2. Justificativa: A ESCOLHA DESTA PROPOSTA DE PROJETO, JUSTIFICA-SE PELA POUCA EXPLORAÇÃO DO TEMA A SER ABORDADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DO INDIVÍDUO. VISAMOS COM ESTE PROJETO DESTACAR QUE AS DIFERENTES GERAÇÕES CONVIVEM CONSTANTEMENTE LADO A LADO CONSTRUINDO O FUTURO E QUE ESTA CONVIVÊNCIA DEVE SER HARMÔNICA E SAUDÁVEL, EM QUE AS EXPERIÊNCIAS SÃO COMPARTILHADAS E O APRENDIZADO CONJUNTO FORTALECE AS RELAÇÕES FAMILIARES E COM A SOCIEDADE.

21 3. Objetivos: PROPICIAR UM ESPAÇO QUE POSSIBILITE O CONTATO DIFERENCIADO COM O IDOSO VISANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E A APRENDIZAGEM DE HABILIDADES ENTRE OUTRAS GERAÇÕES; POSSIBILITAR O RESGATE DA IDENTIDADE SOCIAL DA PESSOA IDOSA ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS, ARTÍSTICOS E EXPERIÊNCIA DE VIDA; TRABALHAR LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO RESGATAR A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER A IDENTIDADE FAMILIAR E CULTURAL ATRAVÉS DE MEMÓRIAS.

22 4. Desenvolvimento - 1º Momento:
EM UMA CONVERSA INFORMAL COM OS ALUNOS, SONDAR SOBRE AQUELES QUE CONVIVEM COM IDOSOS E QUEM TÊM AVÓS. PROMOVER UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS FASES DA VIDA, COM ÊNFASE NA CONSCIENTIZAÇÃO DE QUE TODOS OS SERES HUMANOS PASSARÃO POR ELAS. INTRODUZIR E AGUÇAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS EM MEIO AOS LIVROS PROPOSTOS PARA LEITURA. A SALA SERÁ DIVIDIDA EM 2 GRUPOS, EM QUE UM DELES IRÁ LER O LIVRO “BISA BIA, BISA BEL” DE ANA MARIA MACHADO, ENQUANTO O OUTRO IRÁ LER “ÁLBUM DE RETRATOS”, DE JORGE FERNANDO DOS SANTOS E “AVÓS” DE CHEMA HERAS E ROSA OSUMA. APÓS ESSA ETAPA, OS ALUNOS IRÃO TROCAR OS RESPECTIVOS LIVROS DE FORMA QUE TODOS DA CLASSE LEIAM OS DOIS LIVROS.

23 2º Momento: APÓS A LEITURA DOS LIVROS, OS ALUNOS PESQUISARÃO EM DICIONÁRIOS O SIGNIFICADO DE PALAVRAS ENCONTRADAS NOS LIVROS QUE CARACTERIZEM GERAÇÕES PASSADAS. A PARTIR DISSO, IRÃO CONSTRUIR, EM GRUPOS DE 5 PESSOAS, CARTAZES CONTENDO AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS. EM UMA AULA EXPOSITIVA, A PROFESSORA APRESENTARÁ AOS ALUNOS UMA ÁRVORE GENEALÓGICA FICTÍCIA, A FIM DE ENSINÁ-LOS A MANEIRA DE CONSTRUÍ-LA E FRISAR A SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA. LOGO APÓS, DISTRIBUIR AOS ALUNOS UM ROTEIRO DE PESQUISA, ONDE CADA UM IRÁ DESENVOLVE-LO EM CASA, COM A AJUDA DE SEUS FAMILIARES. EM SALA, OS ALUNOS IRÃO LER AS HISTÓRIAS QUE REGISTRARAM DE SUA FAMÍLIA. LOGO APÓS, FAREMOS UMA EXPOSIÇÃO DAS FOTOS/OBJETOS QUE OS ALUNOS LEVARAM. COM O INTERMÉDIO DA PROFESSORA, OS ALUNOS IRÃO COMENTAR, DISCUTIR OS TRAJES, O QUE MUDOU COM O TEMPO, A QUEM PERTENCEU; DE MODO QUE PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR A HISTÓRIA.

24 3º Momento: COM A PROJEÇÃO DO VÍDEO COM TEXTO DE UM IDOSO “ENVELHECER É UMA DÁDIVA” HOSPEDADO NO SITE (LINK CW&NR=1), DISCUTIR COM OS ALUNOS OS PROBLEMAS GERADOS NA VIDA DA PESSOA IDOSA E SUA VALORIZAÇÃO NA SOCIEDADE. A PARTIR DE UMA CONVERSA INFORMAL, PROPOR AOS ALUNOS UMA VISITA A UM LAR DE IDOSOS, COM O “CHÁ DA BISA”. APÓS, ELABORAR JUNTAMENTE COM A CLASSE UM ROTEIRO DE PERGUNTAS QUE GOSTARIAM DE ESCLARECER SOBRE O PASSADO E OS IDOSOS HOJE. POR EXEMPLO: COMO ERAM AS BRINCADEIRAS DAQUELA ÉPOCA? DO QUE NÃO GOSTAM HOJE?

25 4º Momento - “Chá da Bisa”:
COM O APOIO DE UM LAR DE IDOSOS, SERÁ REALIZADO UM “CHÁ DA TARDE”. OS ALUNOS SE INTEGRARÃO COM OS IDOSOS TROCANDO INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. NA PROGRAMAÇÃO DO DIA ESTÃO SUGERIDAS AS SEGUINTES ATIVIDADES: CONTAÇÃO DE CAUSOS; RODA DE BRINCADEIRAS ANTIGAS; PESQUISA REALIZADA PELOS ALUNOS (PERGUNTAS ELABORADAS PELOS MESMOS). LANCHE DE INTERAÇÃO.

26 Recursos LIVROS: “BISA BIA, BISA BEL” DE ANA MARIA MACHADO, “ÁLBUM DE RETRATOS” DE JORGE FERNANDO DOS SANTOS E “AVÓS” DE CHEMA HERAS E ROSA OSUMA. FOLHAS DE OFÍCIO PARA REGISTRO DAS ENTREVISTAS; VÍDEO DO YOUTUBE; COMPUTADOR.

27 AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO OCORRERÁ DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS PROPOSTOS, CONFIGURANDO ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, SERÃO ANALISADOS PARTICIPAÇÃO EM SALA E INTERESSE DO ALUNO COM TEMA.

28 REFERÊNCIAS SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.91, pp ISSN  doi: /S Pocket Learning 4 – Geração Y: Perspectiva sobre o ambiente multigeracional. Disponível em: Projeto Pitanguá: História, 1ª série: ensino fundamental. 2º ed. São Paulo: Moderna, 2005. Envelhecer é uma Dádiva Envelhecer_e_uma_dadiva .MP4. [online] .[Visto em 7/06/2010]. proveniente da World Wide Web: <


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