A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERSATILIDADE DOS ATLETAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERSATILIDADE DOS ATLETAS"— Transcrição da apresentação:

1 VERSATILIDADE DOS ATLETAS
No futsal, o treinador deve se preocupar, em contar com um elenco de qualidade para ocupar todas as posições. Deve ater-se a contar com atletas que possuam várias características quanto ao posicionamento e funções. Jogadores que ocupem qualitativamente uma e outra posição e desempenhem as funções exigidas pelas mesmas. Surge um novo perfil para os jogadores de futsal.

2 continuação Passa a surgir novas posições: fixo/ala, ala/fixo, ala/pivô, goleiro/linha, linha/goleiro etc. Isso determina um novo paradigma para ensinar o futsal: a VERSATILIDADE. A atenção, na montagem da equipe, se justifica na medida em que precisamos de eficiência nas ações que permitirão a equipe atacar, defender e contra atacar. Diante disso, pergunta-se: qual seria o perfil dos jogadores, aptos para desempenharem essas novas posições ?

3 continuação 1. O fixo/ala, contrapondo a idéia do fixo de função - exímio defensor ( marcação, antecipação, desarme ) e finalizador de meia distância - sugere a idéia de um jogador que tenha característica de ataque - drible, finalização próxima ao gol, criatividade ; 2 . O ala/fixo caracteriza-se por somar qualidades defensivas às ofensivas. Uma vez atuando como fixo terá a mesma eficiência;

4 continuação 3 . O ala/pivô é o jogador que transita entre as duas posições. È tão bom na retenção de bola quanto no drible e finalização. Ora criando ofensivamente pela ala, ora no pivô, como referência, ora compondo o setor defensivo. 4 . O goleiro/linha é aquele exímio defensor capaz de fazer o jogo de quadra. É uma ótima opção ofensiva, pois dá à equipe superioridade numérica e posse de bola;

5 continuação 5 . O linha /goleiro é o jogador de linha que reúne qualidades de goleiro. Logo, atuará, em determinados momentos, como um jogador de linha no gol. Em muitos casos, na ausência de um goleiro/linha as equipes são obrigadas a utilizar um linha / goleiro. Tudo isso ocorre em razão de o futsal ser um jogo de movimentações constantes com e sem a bola, obrigando os atletas a atuarem

6 continuação Em diversas posições, desempenhando diversas funções.
Essa versatilidade exigirá novas condutas pedagógicas. Como desenvolver a versatilidade nas crianças que aprendem futsal? 1 . No ensino-aprendizagem, os professores devem evitar a especialização precoce da criança, em uma ou outra posição.

7 Deve estimular a passagem por todas.
2 . Deve ser flexível quanto ao posicionamento dos jogadores (sistemas), evitando-se os sistemas que limitam a exploração de espaços e criatividade. 3 . Desenvolver nas crianças que gostam de jogar no gol o jogo de quadra.

8 continuação 4 . Estimular que as crianças tenham vivências nas habilidades defensivas do goleiro. 5 . Na aprendizagem da técnica todos devem aprender todas as habilidades específicas. Deve ser evitada a associação de algumas habilidades específicas a possível posição que o professor, precocemente, estabeleceu.

9 continuação 6 . Ter como objetivo capacitar o seu aluno a desempenhar com qualidade, até o final do período de iniciação, de forma gradativa, no mínimo duas posições. Lembre-se que há tempo de sobra, pois as crianças iniciam por volta dos 5,6 anos e saem dessa fase com 12,13 ou 14 anos.


Carregar ppt "VERSATILIDADE DOS ATLETAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google