A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação. Contexto Período das duas guerras mundiais Difusão da comunicação de massa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação. Contexto Período das duas guerras mundiais Difusão da comunicação de massa"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação

2 Contexto Período das duas guerras mundiais Difusão da comunicação de massa ature=related ature=related Industrialização Urbanização Cultura de massa Experiências Totalitárias

3 PROPAGANDA Consumo Propaganda de Guerra Americana: fVKNAwu8Iwhttp://www.youtube.com/watch?v=- fVKNAwu8Iw Propaganda Nazista: ure=related ure=related Propaganda Soviética: re=related re=related

4 Idéias Teorias da sociedade de massa Novo tipo de organização social: indivíduos isolados, anônimos, separados, atomizados. Desintegração dos tradicionais Behaviorismo

5 Isolamento - Manipulação Os meios de comunicação de massa constituíam uma espécie de sistema nervoso simples, que se estende para tocar cada olho e cada ouvido, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais e por uma organização social amorfa (KATZ – LAZARSFELD, 1955)

6 Teoria Hipodérmica Estímulo Resposta Causa Efeito Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente atacado pela mensagem Cada indivíduo é um átomo isolado que reage sozinho às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa

7 Harold Laswell Bala Mágica ou teoria hipodérmica A audiência é vista como um alvo amorfo que obedece cegamente ao esquema estímulo – resposta Cria a fórmula Quem(emissor) Diz o que (receptor) Co que canal (meio) Com que efeito (sobre a audiência)

8 Paul Lazarsfeld Circulo primário dos efeitos (colegas e família) Mediadores de opinião Efeitos limitados Rejeitava a noção de uma audiência passiva

9 Revisão do Esquema - Barbero Lógicas de Produção Institucionalidade tecnicidade Matrizes culturais Formatos industriais ritualidade Socialidade Competências de Recepção Consumo

10 Ilustrações Teoria dos Efeitos gnpk gnpk OQYDe2M&feature=related OQYDe2M&feature=related


Carregar ppt "Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação. Contexto Período das duas guerras mundiais Difusão da comunicação de massa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google