A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia da Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia da Comunicação
Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação

2 Contexto Período das duas guerras mundiais
Difusão da comunicação de massa Industrialização Urbanização Cultura de massa Experiências Totalitárias

3 PROPAGANDA Consumo Propaganda de Guerra
Americana: Propaganda Nazista: Propaganda Soviética:

4 Idéias Teorias da sociedade de massa
Novo tipo de organização social: indivíduos isolados, anônimos, separados, atomizados. Desintegração dos tradicionais Behaviorismo

5 Isolamento - Manipulação
Os meios de comunicação de massa constituíam “uma espécie de sistema nervoso simples, que se estende para tocar cada olho e cada ouvido, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais e por uma organização social amorfa (KATZ – LAZARSFELD, 1955)

6 Teoria Hipodérmica Estímulo Resposta Causa Efeito
Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente atacado pela mensagem Cada indivíduo é um átomo isolado que reage sozinho às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa

7 Harold Laswell Bala Mágica ou teoria hipodérmica
A audiência é vista como um alvo amorfo que obedece cegamente ao esquema estímulo – resposta Cria a fórmula Quem(emissor) Diz o que (receptor) Co que canal (meio) Com que efeito (sobre a audiência)

8 Paul Lazarsfeld Circulo primário dos efeitos (colegas e família)
Mediadores de opinião Efeitos limitados Rejeitava a noção de uma audiência passiva

9 Revisão do Esquema - Barbero
Lógicas de Produção Institucionalidade tecnicidade Matrizes culturais Formatos industriais ritualidade Socialidade Competências de Recepção Consumo

10 Ilustrações Teoria dos Efeitos


Carregar ppt "Sociologia da Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google