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Sociologia da Comunicação
Teoria do Efeitos Sociologia da Comunicação
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Contexto Período das duas guerras mundiais
Difusão da comunicação de massa Industrialização Urbanização Cultura de massa Experiências Totalitárias
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PROPAGANDA Consumo Propaganda de Guerra
Americana: Propaganda Nazista: Propaganda Soviética:
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Idéias Teorias da sociedade de massa
Novo tipo de organização social: indivíduos isolados, anônimos, separados, atomizados. Desintegração dos tradicionais Behaviorismo
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Isolamento - Manipulação
Os meios de comunicação de massa constituíam “uma espécie de sistema nervoso simples, que se estende para tocar cada olho e cada ouvido, numa sociedade caracterizada pela escassez de relações interpessoais e por uma organização social amorfa (KATZ – LAZARSFELD, 1955)
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Teoria Hipodérmica Estímulo Resposta Causa Efeito
Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente atacado pela mensagem Cada indivíduo é um átomo isolado que reage sozinho às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa
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Harold Laswell Bala Mágica ou teoria hipodérmica
A audiência é vista como um alvo amorfo que obedece cegamente ao esquema estímulo – resposta Cria a fórmula Quem(emissor) Diz o que (receptor) Co que canal (meio) Com que efeito (sobre a audiência)
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Paul Lazarsfeld Circulo primário dos efeitos (colegas e família)
Mediadores de opinião Efeitos limitados Rejeitava a noção de uma audiência passiva
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Revisão do Esquema - Barbero
Lógicas de Produção Institucionalidade tecnicidade Matrizes culturais Formatos industriais ritualidade Socialidade Competências de Recepção Consumo
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Ilustrações Teoria dos Efeitos
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