A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira Thaís Duarte Passos Teixeira Disciplina: Práticas de Letramento e Educação CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2 Tema: BULLYING and CYBERBULLYING: the ´enemies´ of the modern society
Bullying – palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”. Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Cyberbullying – variação do termo bullying. Caracteriza-se pelo uso da tecnologia como meio de transmissão da agressão. As formas mais frequentes são: s ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima, entre outros.

3 O contexto sócio-histórico:
Esta unidade didática fora criada tendo como referência o Ciep Brizolão 397 Paulo Pontes, localizado em São João de Meriti. Tomou-se como referência uma turma do 9º Ano de Escolaridade, a saber, a turma 901. A faixa etária dos alunos está entre 13 e 15 anos. Os alunos possuem um conhecimento muito misto da Língua Inglesa. Seu vocabulário é formado, na maior parte, por palavras aprendidas em jogos, redes sociais ou letras de músicas. Há alunos que fazem curso de idiomas; mas esta informação não fora relevante para a escolha da proposta do trabalho.

4 A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores
A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores. Além disso, alguns alunos possuem comportamento incoerente com a série em que se encontram. O rendimento da turma é considerado regular e medidas têm sido tomadas para que uma mudança nesse sentido ocorra. Sobre a disciplina de Língua Inglesa, em especial, muitos alunos ainda não reconhecem seu valor perante a sociedade. Sendo assim, fazem suas tarefas apenas como um meio de auxiliar a nota e não para fins de construção real de conhecimento.

5 Objetivo a ser alcançado com a atividade:
A escolha do tema para a unidade didática deu-se pela constante notificação tanto de professores quanto de alunos sobre práticas desse tipo. Sabe-se que tais atitudes são comuns em meio a essa faixa etária visto que os adolescentes, em sua maioria, se deixam levar por estereótipos e/ou fofocas e, então, praticam atitudes agressivas com aqueles que fogem aos padrões impostos pelos alunos tidos como ‘populares’. O intuito do trabalho é levar os alunos a uma reflexão que esta ultrapasse a sala de aula e contribua para sua formação como cidadãos. Espera-se com a apresentação dessa unidade didática que os alunos tornem-se conscientemente críticos e perpetuem o ideal de que o respeito ao próximo é o mínimo que devemos oferecer.

6 Fagulha// Spark:

7 Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado
A unidade didática em si: 1º momento: Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado   Definição dos termos pertinentes ao tema utilizando as palavras dos alunos e conceitos dicionarizados; Debate a fim de avaliar as práticas ocorridas no ambiente escolar, com objetivo de reconhecer se podem ser ou não entendidas como formas de Bullying; Levar os alunos a uma reflexão quanto ao perfil dos agressores, das vítimas e da plateia; Abrir espaço para que os alunos comentem sobre casos de bullying que tenham sofrido ou tomado conhecimento.

8 Figura 2: A prática do Cyberbullying
2º momento: Figura 2: A prática do Cyberbullying Apresentação da ‘mais’ nova forma de agressão; Pensar sobre os meios em que isso ocorre; Refletir sobre quais as melhores formas de evitar essa prática; Tentar montar um perfil das pessoas que praticam tal ato; Conscientizar os alunos sobre os danos que essa prática tem gerado na sociedade.

9 Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância
3° momento: Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância Caracterizar os personagens principais do processo do Bullying: Bully (agressor), Victim (vítima) e Audience (plateia); Comentar sobre a vida da cantora Jessie J com base na letra da canção Who is laughing now?; Pensar sobre outros artistas que foram vítimas do Bullying e/ou Cyberbullying e que superaram esse histórico; Encerrar a aula com o seguinte questionamento: “Será que uma pessoa que sofreu bullying, pode também se tornar um agressor?”.

10 Duração do trabalho: Duas semanas (4 h/aula)

11 Referências Bibliográficas
TURMA DA MÔNICA. Disponível em: < Acesso em 26 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em: < Acesso em 26 maio 2012

12 JESSIE J. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres
JESSIE J. Disponível em: < Acesso em 26 maio 2012. REFLETINDO SOBRE O BULYING. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em < Acesso em 25 maio 2012.

13 JESSIE J. Disponível em: <http://www. youtube. com/watch
JESSIE J. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Nova Escola , nº 23, junho/julho 2010, Ed. Abril. CYBERBULLYING. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012.

14 CYBERBULLYING. Disponivel em: <http://www. google. com. br/imgres
CYBERBULLYING. Disponivel em: < Acesso em 25 maio 2012. DIFFERENCES. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012.

15 CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres
CYBERBULLYING. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012. UM TERMO EM INGLÊS. Disponível em: < Acesso em 25 maio 2012.


Carregar ppt "CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google