A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira Thaís Duarte Passos Teixeira Disciplina: Práticas de Letramento e Educação CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

2 Tema: BULLYING and CYBERBULLYING: the ´enemies´ of the modern society
Bullying – palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”. Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Cyberbullying – variação do termo bullying. Caracteriza-se pelo uso da tecnologia como meio de transmissão da agressão. As formas mais frequentes são: s ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima, entre outros.

3 O contexto sócio-histórico:
Esta unidade didática fora criada tendo como referência o Ciep Brizolão 397 Paulo Pontes, localizado em São João de Meriti. Tomou-se como referência uma turma do 9º Ano de Escolaridade, a saber, a turma 901. A faixa etária dos alunos está entre 13 e 15 anos. Os alunos possuem um conhecimento muito misto da Língua Inglesa. Seu vocabulário é formado, na maior parte, por palavras aprendidas em jogos, redes sociais ou letras de músicas. Há alunos que fazem curso de idiomas; mas esta informação não fora relevante para a escolha da proposta do trabalho.

4 A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores
A turma 901 é tida como falante por boa parte dos professores. Além disso, alguns alunos possuem comportamento incoerente com a série em que se encontram. O rendimento da turma é considerado regular e medidas têm sido tomadas para que uma mudança nesse sentido ocorra. Sobre a disciplina de Língua Inglesa, em especial, muitos alunos ainda não reconhecem seu valor perante a sociedade. Sendo assim, fazem suas tarefas apenas como um meio de auxiliar a nota e não para fins de construção real de conhecimento.

5 Objetivo a ser alcançado com a atividade:
A escolha do tema para a unidade didática deu-se pela constante notificação tanto de professores quanto de alunos sobre práticas desse tipo. Sabe-se que tais atitudes são comuns em meio a essa faixa etária visto que os adolescentes, em sua maioria, se deixam levar por estereótipos e/ou fofocas e, então, praticam atitudes agressivas com aqueles que fogem aos padrões impostos pelos alunos tidos como ‘populares’. O intuito do trabalho é levar os alunos a uma reflexão que esta ultrapasse a sala de aula e contribua para sua formação como cidadãos. Espera-se com a apresentação dessa unidade didática que os alunos tornem-se conscientemente críticos e perpetuem o ideal de que o respeito ao próximo é o mínimo que devemos oferecer.

6 Fagulha// Spark:

7 Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado
A unidade didática em si: 1º momento: Figura 1: Apresentação do Tema a ser trabalhado   Definição dos termos pertinentes ao tema utilizando as palavras dos alunos e conceitos dicionarizados; Debate a fim de avaliar as práticas ocorridas no ambiente escolar, com objetivo de reconhecer se podem ser ou não entendidas como formas de Bullying; Levar os alunos a uma reflexão quanto ao perfil dos agressores, das vítimas e da plateia; Abrir espaço para que os alunos comentem sobre casos de bullying que tenham sofrido ou tomado conhecimento.

8 Figura 2: A prática do Cyberbullying
2º momento: Figura 2: A prática do Cyberbullying Apresentação da ‘mais’ nova forma de agressão; Pensar sobre os meios em que isso ocorre; Refletir sobre quais as melhores formas de evitar essa prática; Tentar montar um perfil das pessoas que praticam tal ato; Conscientizar os alunos sobre os danos que essa prática tem gerado na sociedade.

9 Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância
3° momento: Figura 3: Jessie J (vítima de ) Bullying na infância Caracterizar os personagens principais do processo do Bullying: Bully (agressor), Victim (vítima) e Audience (plateia); Comentar sobre a vida da cantora Jessie J com base na letra da canção Who is laughing now?; Pensar sobre outros artistas que foram vítimas do Bullying e/ou Cyberbullying e que superaram esse histórico; Encerrar a aula com o seguinte questionamento: “Será que uma pessoa que sofreu bullying, pode também se tornar um agressor?”.

10 Duração do trabalho: Duas semanas (4 h/aula)

11 Referências Bibliográficas
TURMA DA MÔNICA. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=turma+da+monica+bullying&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=a9qdcWdv5YN1RM:&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D31223&docid=vhaeV4Z62GUlM&imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/ /md jpg&w=350&h=350&ei=DP3AT8vcGYOY8gSDx_DECw&zoom=1.> Acesso em 26 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=kZ42f4M4MwgW0M:&imgrefurl=http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao shtml&docid=eTHOnWhuXmyArM&imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/img/crianca/233-cyberbullying-abre.jpg&w=450&h=401&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=84&vpy=190&dur=1510&hovh=212&hovw=238&tx=117&ty=113&sig= &page=1&tbnh=112&tbnw=126&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0,i:71> Acesso em 26 maio 2012

12 JESSIE J. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres
JESSIE J. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=jessie+j&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvnsal&tbnid=lHjvVd2fSnHtwM:&imgrefurl=http://worldlua.blogspot.com/2012/04/video-jessie-j-who-you-are-boombox.html&docid=TpVfbMd9MurlbM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-8HcYsGIO7r0/ToknMqoM2XI/AAAAAAAAHco/AHdeohG88W4/s1600/Jessie-J-Who-You-Are.jpg&w=512&h=512&ei=3ubAT9DaMsTLgQeW_J3bCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=356&vpy=114&dur=1991&hovh=225&hovw=225&tx=88&ty=95&sig= &page=3&tbnh=140&tbnw=145&start=41&ndsp=23&ved=1t:429,r:13,s:41,i:193> Acesso em 26 maio 2012. REFLETINDO SOBRE O BULYING. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j3v70bmk4eE>. Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=D7uyScK3-CU> Acesso em 25 maio 2012.

13 JESSIE J. Disponível em: <http://www. youtube. com/watch
JESSIE J. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KsxSxF3JKeU&ob=av2e> Acesso em 25 maio 2012. CYBERBULLYING. Nova Escola , nº 23, junho/julho 2010, Ed. Abril. CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=kZ42f4M4MwgW0M:&imgrefurl=http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao shtml&docid=eTHOnWhuXmyArM&imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/img/crianca/233-cyberbullying-abre.jpg&w=450&h=401&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=84&vpy=190&dur=1510&hovh=212&hovw=238&tx=117&ty=113&sig= &page=1&tbnh=112&tbnw=126&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0,i:71> Acesso em 25 maio 2012.

14 CYBERBULLYING. Disponivel em: <http://www. google. com. br/imgres
CYBERBULLYING. Disponivel em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=F21HGYsfiZhT8M:&imgrefurl=http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/11/guest-post-ameaca-do-cyberbullying.html&docid=998qi1XuwhZLrM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/TOVUwP3id7I/AAAAAAAAY3Q/o1Xd7NoQugI/s1600/1%25252Ba%25252Ba%25252Bcb%25252Bcyberbullying%25252Bafeta%25252Bvidas%25252Bde%25252Bverdade.png&w=540&h=345&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=702&vpy=244&dur=258&hovh=179&hovw=281&tx=162&ty=114&sig= &page=2&tbnh=122&tbnw=191&start=18&ndsp=20&ved=1t:429,r:9,s:18,i:131> Acesso em 25 maio 2012. DIFFERENCES. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=7sw1HhHlvjJ1BM:&imgrefurl=http://upwardbound1selu2011.wordpress.com/category/uncategorized/feed/&docid=dhWybHPCsyEFmM&imgurl=http://upwardbound1selu2011.files.wordpress.com/2011/07/differences.jpeg&w=819&h=687&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=738&vpy=140&dur=528&hovh=206&hovw=245&tx=65&ty=144&sig= &page=4&tbnh=128&tbnw=152&start=58&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:58,i:210> Acesso em 25 maio 2012.

15 CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www. google. com. br/imgres
CYBERBULLYING. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=cyberbullying&hl=pt-BR&biw=1024&bih=605&tbm=isch&tbnid=nLQ0qTDgong7hM:&imgrefurl=http://diznaobullying.blogspot.com/2011/05/cyberbullying.html&docid=fKFcVvsA4AI69M&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-Xe93SPzb5mY/TcesvsLhaHI/AAAAAAAAAB0/4M6I4CiSEg4/s1600/cyberbully.jpg&w=209&h=201&ei=wuDAT_XUB4Te9ATQh8nRCw&zoom=1&iact=hc&vpx=116&vpy=161&dur=1782&hovh=160&hovw=167&tx=57&ty=104&sig= &page=1&tbnh=113&tbnw=119&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:12,s:0,i:97> Acesso em 25 maio 2012. UM TERMO EM INGLÊS. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=frases+sobre+bullying&hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=605&tbm=isch&prmd=imvnsfd&tbnid=k9f57f4j37FKqM:&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D2147&docid=E46QWoCofGp-FM&imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Apresentacao1.jpg&w=960&h=720&ei=qhLGT7DVH4m88ATpsqWkBg&zoom=1&iact=hc&vpx=579&vpy=258&dur=1119&hovh=194&hovw=259&tx=70&ty=87&sig= &page=2&tbnh=123&tbnw=164&start=18&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:18,i:117> Acesso em 25 maio 2012.


Carregar ppt "CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google