A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Queima de Combustíveis fósseis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Queima de Combustíveis fósseis"— Transcrição da apresentação:

1 Queima de Combustíveis fósseis
Energia solar Energia Hidríca Energias Queima de Combustíveis fósseis Energia Eólica

2 Trabalho Realizado Por:
Joana Rosa nº 15 Márcia Santos nº 17 Rodrigo Nascimento nº 20 Tiago Vieira nº 23

3 Índice Implicações no meio ambiente Introdução Fontes de Energia
Energias renováveis Energias não renováveis Energia cinética Energia potencial Implicações no meio ambiente Efeito Estufa Chuvas Ácidas Glossário Conclusão

4 Introdução A nossa professora de Educação Tecnológica, Catarina Oliveira, pediu-nos para realizarmos um trabalho sobre a energia. Pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre este tema. Para a realização deste trabalho utilizaremos diversas fontes, tais como: livros, internet e revistas.

5 O que é a energia Energia é um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta. Precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação, o conforto térmico nas nossas casas ...

6

7 Energias Renováveis As energias renováveis estão em constante renovação, portanto não se esgotam. As vantagens da utilização destas energias são: não serem poluentes e não se esgotarem, enquanto que a grande desvantagem é os equipamentos ainda serem muito caros.

8 Energia Solar Energia solar é a energia que vem do sol.
Ela é produzida através de reacções nucleares e espalha-se através do espaço interplanetário. Estas energias possuem inúmeras vantagens podendo ser transformada e utilizada pelo homem.

9 Como é Captada a Energia Solar?

10 Energia Eólica As centrais eólicas produzem a energia eléctrica para pequenos aglomerados populacionais, a partir do vento.

11 Energia Hídrica A energia hídrica é a energia que obtemos através da força da água. Obtém-se nas centrais hidroeléctricas, que através de turbinas introduzidas dentro das barragens transformam a água em energia (electricidade).

12 Energia Geotérmica O calor do interior da Terra permite obter vapor a alta temperatura e pressão, que pode servir para aquecimento e produção de electricidade.

13 Energia das Marés Actualmente a energia das marés, já é utilizada para o funcionamento de centrais eléctricas, desde que a diferença do nível da água entre a maré alta e a maré baixa seja superior a 5 metros.

14 Energia das Ondas O movimento incessante das ondas pode ser aproveitado para o funcionamento de centrais eléctricas.

15 Biomassa É uma fonte de energia constituída por restos de toda a espécie: árvores mortas, restos de relva cortada, sobras de colheitas etc.

16 Energias Não Renováveis As energias não renováveis demoram milhões de anos a formar-se, portanto esgotam-se. A vantagem da utilização destas energias é serem mais baratas do que as renováveis, enquanto as grandes desvantagens são esgotarem-se e serem poluentes.

17 Petróleo Bruto É um combustível fóssil que existe no subsolo, forma-se a partir de restos de animais e plantas, submetidas a altas pressões, temperaturas e acção de bactérias.

18 Gás Natural É também um combustível fóssil que se encontra geralmente junto ao petróleo.

19 Carvão É um combustível fóssil muito utilizado, sendo, no entanto o mais poluente.

20 Urânio É uma substância radioactiva, que é capaz de produzir grande quantidade de energia.

21 A energia cinética está associada ao movimento.
Maior massa - m Maior energia cinética – Ec Maior velocidade - v

22 A energia potencial divide-se em dois tipos:
A energia potencial é energia armazenada em condições de vir a ser utilizadas. A energia potencial divide-se em dois tipos: Potencial gravítica Potencial elástica

23 Energia Potencial Gravítica
Maior massa - m Maior energia potencial gravítica – Epg Maior altura - h Energia Potencial Elástica Maior energia potencial elástica – Epe Maior deformação

24 Implicações da utilização das energias
A utilização das energias, principalmente das não renováveis, traz uma série de problemas, tais como: Alterações ambientais, Chuvas ácidas, Efeito de estufa Contaminação ambiental (poluição), A dependência de outros países, Esgotamento dos combustíveis fósseis.

25 Alterações Climáticas
Investigadores do clima mundial afirmam que o aquecimento global está a correr em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis na atmosfera. A energia do Sol aquece a superfície da Terra, e à medida que o calor aumenta , este é radiado de volta para a atmosfera sob a forma de energia, a maior parte dela é absorvida na própria atmosfera pelos gases do efeito de estufa.

26 Chuvas Ácidas Os principais factores para produção de gases que provocam chuvas ácidas são: Emissões de vulcões, Processos biológicos, Acção humana .

27 Efeito Estufa O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Através destes gases o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. Radiação Solar

28 Contaminação Ambiental (Poluição)
As fontes de energia não renováveis são a grande causa da poluição ambiental. Os combustíveis fósseis provocam poluição química, e os combustíveis nucleares provocam poluição radioactiva.

29 Esgotamento de combustíveis fósseis
Estas fontes de energia não renováveis tendem a esgotar-se. Actualmente prevê-se que as suas reservas se esgotem dentro de poucos anos.

30 Dependência de outros países
Nem todos os países têm combustíveis fósseis, portanto dependem de outros países e importam os mesmos. Isto é bastante negativo porque elas chegam aos países importadores muito caras e há tendência para se esgotarem.

31 Conclusão Com a realização deste trabalho conseguimos adquirir vários conhecimentos tais como: A energia é um bem essencial e sem ela não existiria vida; Que temos dois tipos de energias: renováveis e não renováveis; As energias renováveis não poluem e não se esgotam, mas em contrapartida são mais caras que as não renováveis.

32 Conclusão As energias não renováveis, apesar de serem mais baratas, poluem e esgotam-se. Temos duas formas de energia: cinética e potencial. A energia cinética está sempre associada ao movimento. A energia potencial está armazena em condições de vir a ser utilizada.

33 Conclusão A utilização exagerada das energias pode ter varias implicações no meio ambiente tais como: alterações climáticas, chuvas ácidas, efeito de estufa, dependência de outros países, esgotamento de combustíveis fósseis, entre outros. Se continuarmos a usar a energia em grandes quantidades o nosso planeta vai sofrer muitas consequências.

34 Energias Renováveis: As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas directamente da natureza, como o vento, o Sol e a água. Energia Solar: A energia do Sol pode ser convertida em electricidade, como os painéis fotovoltaicos. Energia Eólica: A energia do vento pode ser convertida em electricidade através turbinas eólicas. Energia Hídrica: A água dos rios, das mares e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica. Energia Geotérmica: A energia da terra é convertida em calor para o aquecimento de agua, etc. Energias Não Renováveis: As fontes das energias não renováveis são aquelas que se encontram na natureza, mas são limitadas. Painéis fotovoltaicos: Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica. Glossário Chuvas ácidas é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) provocada pela poluição. Poluição contaminação do meio ambiente.


Carregar ppt "Queima de Combustíveis fósseis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google