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É TICA NO M ARKETING. C ONCEITO Ética tem origem no grego éthos, que significa caráter, referindo-se a índole de uma pessoa. Ética é a parte da filosofia.

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1 É TICA NO M ARKETING

2 C ONCEITO Ética tem origem no grego éthos, que significa caráter, referindo-se a índole de uma pessoa. Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade das ações humanas, ou seja, se são boas ou más. Ser honesto, íntegro, praticar o senso de justiça e sensibilidade podem ser incluídos nesta ampla definição. Muitas ações que são avaliadas de éticas ou antiéticas dependem de quão claras são as regras e diretrizes definidas. Para que uma conduta seja considerada ética, três elementos essenciais devem ser ponderados: ação, intenção e circunstâncias.

3 Ética é universal, moral é cultural; Ética é temporal, moral é temporária; Deve haver uma norma indicando com proceder em determinada situação

4 Antes e durante a Olimpíada, queremos educar e fazer propagandas para que pessoas alterem esses costumes. Wang Tao, 35 anos, ex-soldado, lidera a Green Woodpecker Action, um movimento de conscientização do povo de Pequim para que não cuspa nas ruas. Wang caminha em locais de grande concentração de público e aborda quem comete a indelicadeza para conversar. Tarefa ingrata em uma cidade com cerca de 15 milhões de habitantes.

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6 A liberdade é uma condição a conduta ética. Sob COAÇÃO uma pessoa não tem como optar pelo BEM ou pelo MAL.

7 É TICA NOS NEGÓCIOS Analisada em 3 níveis: pessoal, organizacional ou em termos macro. Pessoal- cada pessoa terá uma conduta de ética se suas ações forem certas, sua intenção correta e as circunstâncias boas. Organização- geralmente se norteia por princípios definidos por seus proprietários, acionistas e diretores. Os funcionários se apóiam nesse sistema de valores para tomar decisões no dia-a-dia. Macrofatores- tem forte influência na ética das organizações: o comportamento das empresas concorrentes, tendência de mercado, cumprimento da legislação etc.

8 A ÉTICA ORGANIZACIONAL È o estudo racional filosófico predominante no processo de tomada de decisão dentro da empresa, e o grau em que isso é comunicado, compreendido, aplicado e reforçado na organização inteira. Estabelecer para os funcionários um código de ética Consciência bem formada costuma conduzir ao raciocínio ético.

9 7 PRINCÍPIOS PARA A ÉTICA NOS NEGÓCIOS 1. Inspire confiança: Os clientes querem fazer negócios com empresas nas quais podem confiar. Quando a confiança está na cultura de uma companhia, é uma garantia de seu caráter, habilidades, forças e honestidade. 2. Mantenha uma mente aberta: Para a melhoria contínua de uma companhia, seu líder deve estar aberto a novas idéias. Ele deve sempre pedir a opinião e as idéias de seus clientes e de sua equipe para que a organização continue crescendo. 3. Cumpra com suas obrigações: Independente das circunstâncias, faça tudo em seu alcance para ganhar a confiança de seus clientes, especialmente se houve algum problema em um projeto ou negociação anterior. Recupere- se de negócios perdidos honrando todos os seus compromissos e obrigações.

10 4. Tenha documentos claros: Avalie novamente todo o material da empresa, incluindo publicidade, folhetos e outros documentos externos de negócios, garantido que sejam claros, precisos e profissionais. Mais importante ainda, garanta que eles não levem a más interpretações. 5. Envolva-se com sua comunidade: Mantenha-se envolvido com assuntos e atividades relacionados a sua comunidade, mostrando que seu negócio contribui responsavelmente com a comunidade. 6. Tenha um bom controle contábil: Tenha um controle prático da contabilidade e dos registros da empresa, não somente como um meio de conhecer melhor o progresso de sua companhia, mas também como recurso para prever e evitar atividades questionáveis. 7. Seja respeitoso: Trate os outros com todo o respeito que merecem. Independente das diferenças, posições, títulos, idade ou outros tipos de distinções, sempre tenha uma postura profissional respeitosa e cordial.

11 L EI S ARBANES O XLEY ( SARBOX )

12 É TICA NO MARKETING Das ferramentas usadas pelo marketing as que mais se evidenciam na falta de conduta ética nas suas aplicações são: Propaganda Vendas Venda Pessoal Propagandas falsas que causam danos à sociedade que esta consumindo o produto. No Brasil, as empresas varejistas utilizam em série, o clichê do produto mais barato, onde são dados descontos que muitas vezes são invisíveis, pois no fim paga-se o mesmo ou até mais pelo produto. Uma outra forma de estratégia, é anunciar uma série de produtos que muitas vezes não existem na hora da compra.

13 A CTIVIA O perigo nesta campanha do Activia é justamente colocar o diferencial do produto ( os famosos bacilos Dan Regularis) como a cura definitiva para os problemas intestinais e, o que é pior, tirando a medicina da jogada ( eles dizem que "estudos comprovaram", porém, não fica claro quem fez as pesquisas). Pra resumir a história todinha: em uma propaganda de produto alimentíceo, a Danone está vendendo remédio.

14 A RT.5 N AS ATIVIDADES RELACIONADAS COM MARKETING DEVERÁ O PROFISSIONAL : A) Não utilizar qualquer forma de venda, promoção ou comunicação que possa induzir em erros seja por omissão de dados relevantes ou pela apresentação falsa ou distorcida de informações e dados. B) Procurar certificar-se que os produtos e serviços que oferece ao mercado são adequados aos fins propostos, alertando sempre seus clientes, com clareza e nitidez, qualquer restrição que possa advir da utilização de tais produtos e serviços;

15 B EBIDA F AST

16 G ULOSOS Repararam como os granulados de chocolate são dispostos iguaizinhos em cada biscoito? Pois bem, a solução foi usar uma forma que imitasse o granulado, ao invés de colocar o granulado de chocolate que realmente caracteriza o famoso Brigadeiro.

17 C APÍTULO II - D EVERES PARA COM A S OCIEDADE 1) Evitar qualquer tipo de agressão ou prejuízo ao meio ambiente do planeta e ao patrimônio cultural do país; e qualquer espécie de discriminação;

18 CAPÍTULO IV - DEVERES NO EXERCÍCIO COTIDIANO NA PROFISSÃO a) Aceitar todas as responsabilidades inerentes à atividade profissional; b) Manter sigilo absoluto sobre qualquer informação que não seja de caráter público.

19 É TICA DA T ROCA 1) Direito a segurança 2) Direito de ser informado 3) De escolha 4) De ser ouvido...E por fim, o site informou que Mark invadiu o sistema de da empresa concorrente e alterou as informações com o objetivo de tornar o site menos útil. A disputa principal sobre a origem do Facebook gira em torno do fato de que Mark fechou um acordo com seus veteranos Cameron e Tyler Winklevoss, de Harvard, e com um colega de classe chamado Divya Narendra, para que eles desenvolvessem um site similar - mas paralisou o projeto do site enquanto pegou a ideia desenvolvida por eles e criou seu próprio. Fonte: baboo.com.br

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21 A COMUNICAÇÃO PROMETE VANTAGENS QUE O PRODUTO NÃO PODE OFERECER? Polishop Tecpix

22 OS PREÇOS DE ACESSÓRIOS E PEÇAS DE REPOSIÇÃO SÃO MUITO CAROS EM RELAÇÃO AO PREÇO DO PRODUTO TORNANDO CARA A SUA MANUTENÇÃO?

23 O S CONSUMIDORES SENTEM - SE CONSTRANGIDOS OU PRESSIONADOS COM A POSTURA DO VENDEDOR ?

24 O VENDEDOR OMITE ALGUMA INFORMAÇÃO RELEVANTE SOBRE O PRODUTO OU EXAGERA NAS SUAS VIRTUDES?

25 O sucesso enorme desse remédio vem do fato de reduzir a gordura do organismo, e a fama é de que reduz principalmente na área do abdome. O que ninguém sabia era que podia causar depressão e agravar pacientes já deprimidos. Por isso, foi retirado do mercado no mundo todo.depressão

26 C ARROS COM CATALISADORES A obrigatoriedade tem como objetivo preservar o meio ambiente e combater o comércio de peças falsificadas ou de baixa qualidade. Varejistas e atacadistas terão mais um ano de prazo até 3 de abril de 2011 para comercializar os estoques remanescentes sem o selo do Inmetro

27 P ESQUISAS Pesquisas que envolvam o publico em geral devem ser claras para evitar distorcer a opinião dos entrevistados e não confundi-los. Compromisso com a objetividade ou precisão é fundamental.

28 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO Informação relevante sobre o produto Segurança Garantias Recall Volume/embalagem

29 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO DO PREÇO Trapaça- aproveitar-se da escassez do produto para cobrar valores exorbitantes Propaganda enganosa- induzem o consumidor a pensar que a vantagem é maior do que ocorre na realidade. Injustiça- aproveitar da necessidade urgente do produto ou serviço como em caso de emergência e cobrar valores exorbitantes.

30 É TICA NA VENDA PESSOAL O poder de persuasão do vendedor na venda pessoal é muito grande. É importante ressaltar informações sobre especificações e limitações do produto. Não fazer promessas de difícil cumprimento em termos de prazo, desempenho do produto ou assistência técnica.

31 É TICA NA PROPAGANDA CONAR Idade(crianças) Havaianas

32 P OTINHO DE K NORR ESTÁ NO C ONAR, CONSUMIDORES DIZEM Q SABOR NAO É NATURAL De acordo com a associaçao Proteste, de consumidores, a informaçao dada por Alex Atala no novo filme da Knorr (BorghiErh Lowe) "pode induzir ao erro". Pediram ao Conar a retirada da peça do ar. Divulgando o Potinho de Caldo Knorr, Atala refere a grande responsabilidade que tem de agradar a vários paladares diferentes e diz que o caldo Knorr ajuda no seu trabalho - "tem sabor natural, como se fosse feito em casa" - explica. A Associaçao Proteste contesta - a composiçao do produto teria a presença de sódio e de outros elementos diferentes dos temperos naturais Fonte: Bluebus.com

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34 Devassa Levina Coca Cola Skol Caldo knor

35 Na década de 70 a Volkswagen e Fiat acirraram uma batalha sem ética alguma por parte da Fiat. A cada carro lançado pela Volkswagem, a Fiat comprava algumas unidades e distribuía nas principais estradas do Brasil colocando-os sempre em acostamentos com algum problema, capo aberto, pneu furado, pessoas na volta, mostrando uma tamanha falta de ética adotada pela empresa em um apelo por suas perdas nas vendas que foi pensado minuciosamente para mostrar aquilo que não acontecia na realidade, desta forma perdendo credibilidade dos cliente quando a noticia veio a tona pelos meio de comunicação da época.

36 A prospecção pode ser antiética se, deliberadamente, o vendedor tomar clientes de um colega, mas, em alguns casos, não é antiético um vendedor levar clientes consigo ao se mudar para outra empresa

37 Boa tarde, Eliza. Mediante sua solicitação, no estudo do "projeto de novos produtos" são feitas várias pesquisas de opinião junto a consumidores. Periodicamente, os produtos são avaliados e reavaliados em seu desempenho e características, objetivando melhor atender às necessidades de nossos consumidores. Ouvimos sugestões e solicitações quanto ao aspecto funcional (benefícios) que o produto possa oferecer, como também as manifestações quanto ao design. Podemos, então, dizer que os lançamentos de produtos refletem as exigências de nossos consumidores. Se tiver mais alguma pergunta ou comentário, estamos à sua total disposição, através do nosso site. Em Ajuda online, você fala com nossos atendentes em tempo real. Atenciosamente Cristiane Gonçalves Central de Atendimento Brastemp

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