A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica."— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica

2 Tela inicial do portal Acessando o Portal

3 Tela inicial do portal Digite o seu nome de usuário e a sua senha. Acessando o Portal

4 Tela inicial do portal Depois de digitar o seu nome de usuário e a sua senha, clique no botão azul para entrar.

5 Tela inicial do Portal

6 Tela inicial do portal Na opção “Dúvidas Frequentes” o aluno consegue tirar as suas dúvidas. Sendo que essas dúvidas não são relacionadas a ensino. Menu Dúvidas

7 Tela Dúvidas Frequentes Menu Dúvidas Quando você entrar nesta página você deve selecionar uma categoria do seu interesse. Neste caso vamos escolher a categoria “Sobre o Fórum”.

8 Tela Dúvidas Frequentes Observe que ao clicar na categoria “Sobre o Fórum” é exibida uma lista de dúvidas que pode ser a sua. Menu Dúvidas

9 Tela Dúvidas Frequentes Caso a dúvida do aluno não seja esclarecida pelas dúvidas frequentes o aluno pode enviar uma nova pergunta. Menu Dúvidas Lembre-se que esse sistema de dúvidas frequentes não está relacionada a parte de ensino.

10 Após preencher os dados clique em “Enviar Dúvida” para finalizar o processo. Nova Dúvida

11 Na opção “Minhas Dúvidas” é exibida uma lista de todas as suas dúvidas que foram enviadas. Minhas Dúvidas

12 Observe que quando a sua dúvida é respondida o menu de “Dúvidas” muda de cor e o status muda de “Aberto” para “Respondido”. Lição 7: Minhas Dúvidas Clique a opção selecionada para você visualizar a resposta da sua dúvida.

13 Minhas Dúvidas Nesta área fica todo o histórico da sua dúvida. Sendo que, o que está em verde é sempre a resposta da sua dúvida. Caso a sua dúvida persistir você pode fazer uma nova pergunta clicando no botão “Responder”

14 Parte 1 Conhecendo a estrutura do Fórum.

15 Quem acessa o fórum? Coordenação Acadêmica CRICs Professores Orientadores Monitores Apoios secretariais Coordenadores de Fórum Moderadores de Fórum Tutores virtuais Alunos Comunicados oficiais Organização e planejamento do programa

16 Quem acessa o fórum? Coordenação Acadêmica CRICs Professores Orientadores Monitores Apoios secretariais Coordenadores de Fórum Moderadores de Fórum Tutores virtuais Alunos Comunicação Planejamento de encontros

17 Quem acessa o fórum? Coordenação Acadêmica CRICs Professores Orientadores Monitores Apoios secretariais Coordenadores de Fórum Moderadores de Fórum Tutores virtuais Alunos Atividades acadêmicas online

18 Quem acessa o fórum? Coordenação Acadêmica CRICs Professores Orientadores Monitores Apoios secretariais Coordenadores de Fórum Moderadores de Fórum Tutores virtuais Alunos Sala de aula online

19 Estrutura geral do Fórum Salas da Comunidade Minha região Turma de Fórum Sala de Orientações Mural de Avisos

20 Este fórum é destinado a divulgação de mensagens internas para os participantes do PIC. Para acessar esta área é necessário entrar com login e senha. Os visitantes não podem acessar o Mural.

21 Sala de Orientações Este fórum é destinado a apresentação do programa para os novos participantes.

22 Salas da Comunidade Assuntos gerais sobre o PIC Avisos oficiais Notícias Vídeos Área de teste de LaTeX

23 Minha Região Área reservada para assuntos regionais Informações sobre encontros presenciais Cada aluno acessa apenas a sua própria região Comunicação entre alunos, monitores, professores, coordenadores e apoio

24 Turma de Fórum Atividades acadêmicas online O fórum deve ser visto pelo aluno como uma sala de aula virtual. Os módulos das turmas de fórum são organizados de acordo com os encontros presenciais. Quem controla e modera as turmas de fórum são os moderadores de fórum. Discussões Problemas

25 Nesta sala de aula virtual, o aluno também tem seus colegas e seu professor (que aqui é chamado de moderador), que interagem através dos tópicos do fórum. Os alunos também podem propor assuntos para discussão. Os tópicos devem ser exclusivamente sobre matemática. Turma de Fórum

26 O que se espera dos alunos no fórum Participação nos tópicos da turma de fórum, discutindo os assuntos do encontro e resolvendo os exercícios propostos com seus colegas de turma e moderador de fórum. Leitura dos avisos oficiais sobre o programa (na área comunidade). Leitura dos tópicos regionais postados pelo seu CRIC (na área minha região)

27 Parte 2 Conhecendo o fórum passo-a-passo

28 Endereço do fórum: http://pic2013.obmep.org.br Este endereço varia de acordo com a edição do PIC. * 2013 é o ano da edição da última OBMEP na qual os alunos foram premiados Lição 1: Como entrar no fórum

29 Tela inicial do portal Clique no menu “Fórum”, para acessar o Fórum.

30 Lição 1: Como entrar no fórum

31 Lição 2: Verificando Mural de Avisos O Mural de Avisos é utilizado para comunicar sobre mudanças importantes no programa. É de responsabilidade de todos os alunos verificar novos avisos e se manter atualizado com o andamento do programa.

32 Lição 2: Verificando Mural de Avisos Tela inicial do fórum No próximo slide será exibido apenas a parte do “Mural de Avisos” que foi destacada na página inicial do fórum para termos uma visualização melhor.

33 Lição 2: Verificando Avisos Públicos Clique no link “Mural de Avisos”, na tela inicial do fórum Tela inicial do fórum

34 Lição 2: Verificando o Mural de Avisos Lista de avisos

35 Lição 2: Verificando avisos públicos Exemplo de aviso

36 Lição 3: Navegando pelo fórum A seguir iremos mostrar algumas telas com as áreas do fórum, com o objetivo de deixar o aluno mais familiarizado com a navegação do fórum.

37 Lição 3: Navegando pelo fórum Tela inicial do fórum

38 Lição 3: Navegando pelo fórum Tela inicial do fórum No próximo slide será exibido apenas a parte do “Salas da Comunidade” que foi destacada na página inicial do fórum para termos uma visualização melhor.

39 Lição 3: Navegando pelo fórum Vamos conhecer a área chamada “Salas da Comunidade”. Para isto, clique no link ao lado.

40 Lição 3: Navegando pelo fórum Área “Salas da Comunidade” do fórum

41 Lição 3: Navegando pelo fórum Atenção: assim como na área de Mural de Avisos, aqui também são publicados alguns avisos sobre pagamento de bolsa, CNPq e outros assuntos administrativos. É de sua responsabilidade se manter informado! Área “Salas da Comunidade” do fórum

42 Lição 3: Navegando pelo fórum Área “Salas da comunidade” do fórum Dedique um tempo para conhecer as outras áreas. Todas elas possuem assuntos bem interessantes para todos os alunos.

43 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Algumas fórmulas e símbolos matemáticos são difíceis de serem representados no computador. Não há uma maneira simples de escrevermos “raiz de x ao quadrado” utilizando símbolos gráficos na Internet. O LaTeX serve para resolver este problema. Através de alguns comandos simples, é possível escrever qualquer fórmula matemática utilizando apenas texto comum e o LaTeX então se encarrega de transformar este texto comum em símbolos matemáticos.

44 Lição 4: Página inicial do Fórum No próximo slide será exibido apenas a parte da “Salas da Orientações” que foi destacada na pagina inicial do fórum para termos uma visualização melhor.

45 Lição 4: Página inicial do Fórum Área “Página Inicial” do fórum Vamos entrar na área “Sala de Orientações” para realizar o treinamento com o LaTeX.

46 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Área “Salas de Orientações” do fórum Vamos entrar na área “Escrevendo e desenhando no fórum”.

47 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Área “Escrevendo e desenhando no fórum”

48 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Área “Escrevendo e desenhando no fórum” Clique no tópico “Área individual para teste”

49 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Clique no tópico “Testes individuais de formatação” Área “Escrevendo e desenhando no fórum”

50 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Neste tópico haverá algumas mensagens de outros alunos e moderadores ensinando e treinando o uso de LaTeX. Você pode dar uma olhada para colaborar e aprender com o exemplo deles.

51 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Área “Escrevendo e desenhando no fórum” Vamos postar uma mensagem no fórum com LaTeX. Para isto, clique em “responder”.

52 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

53 Lição 4: Escrevendo com LaTeX É nesta área em branco que você poderá digitar a sua resposta. Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

54 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Primeiro, vamos tentar postar a seguinte fórmula: Consultando o manual do aluno do PIC, descobrimos que a formula LaTeX para representar “raiz de x” é \sqrt{ x }

55 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX” Digite a fórmula em LaTeX: \sqrt{ x }

56 Lição 4: Escrevendo com LaTeX \sqrt{ x } Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

57 Lição 4: Escrevendo com LaTeX \sqrt{ x } Se você não informar que este é um código LaTeX, o código “\sqrt{ x }” será mostrado na sua mensagem sem ser convertido para imagem. Por isto, vamos informar ao fórum que este é um código LaTeX, para que ele converta em simbolos matemáticos. Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

58 Lição 4: Escrevendo com LaTeX \sqrt{ x } 1. Selecione o texto com a formula Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

59 Lição 4: Escrevendo com LaTeX \sqrt{ x } 2. Clique no botão “tex”, marcado logo acima Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

60 Lição 4: Escrevendo com LaTeX [tex] \sqrt{ x } [/tex] 3. O fórum mudará a mensagem para [tex] \sqrt{ x } [/tex] Não se preocupe com estes códigos agora. O manual do aluno traz uma tabela com todos os códigos e símbolos matemáticos mais comuns. Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

61 Lição 4: Escrevendo com LaTeX [tex] \sqrt{ x } [/tex] 4. Clique em Enviar. Postar uma resposta no tópico : “Escrevendo e desenhando no Fórum: Testes Individuais com LATEX”

62 Lição 4: Escrevendo com LaTeX A seguinte mensagem será exibida:

63 Lição 4: Escrevendo com LaTeX Clique em “Clique aqui para voltar ao fórum” para voltar para o tópico Testes Individuais com Latex.

64 Lição 5: Turma de Fórum \sqrt{ x } Agora vamos dar uma olhada na área mais importante do fórum: Turma de Fórum.

65 Lição 5: Turma de Fórum Tela inicial do fórum No próximo slide será exibido apenas a parte do “Turma de Fórum” que foi destacada na página inicial do fórum para termos uma visualização melhor.

66 Na tela inicial do fórum, clique em “Turma de Fórum”. Tela inicial do fórum Lição 5: Turma de Fórum

67 Clique no nome da sua turma para entrar nela Lista de turmas Lição 5: Turma de Fórum

68 Lista de módulos e encontros, referentes aos assuntos tratados nos encontros presenciais. Lista de módulos / encontros


Carregar ppt "Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google