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PublicouPietro Alanis Alterado mais de 9 anos atrás
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INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA História do Teatro III Profa. Marina de Oliveira 1° semestre/2010
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Constantin Stanislavski e a pedagogia do ator (1863 – 1938)
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Panorama teatral final séc. XIX -Os Meininger ou a Cia. do Duque Meiningen – (1870) - “O naturalismo no teatro”, de Zola (1881) -Antoine e a fundação do Teatro Livre (1887) -“A essência do ibsenismo”, de Bernard Shaw (1891)
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O Círculo Alexêiev 1877- estreia de Stanislavski Ensaio do Círculo
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Stanislavski e sua irmã,na peça O Micado, de Sullivan (1887) Direção de cena de Stanislavski
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Fundação da Sociedade de Arte e Literatura (1888) Encenação do texto Uriel Acosta, de K. Gutzkow
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Stanislavski como Otelo, 1896
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O histórico encontro (1897) Nemírovitch Dantchenko e Stanislavski
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Dantchenko -Crítico teatral -Dramaturgo -Em 1891 torna-se professor da escola para a formação de atores da Filarmônica de Moscou (alunos Olga Kníper e Meyerhold) (1858 – 1943)
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Pontos em comum - O desejo de romper com a encenação estereotipada (combate ao clichê). - A busca da espontaneidade na cena. - A intenção de formar um “teatro nacional”, acessível a todos.
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A formação do Teatro de Arte de Moscou (TAM) -Dantchenko = diretor de repertório -Stanislavski = encenador-chefe Primeiros ensaios ocorrem no pavilhão da casa de veraneio de Arbatov, nos arredores de Moscou. Atores alojam-se em datchas e dividiam-se nas rotinas domésticas.
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O samovar
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Primeiro espetáculo Czar Fiódor Ioânovitch, de Alexei Tolstói - 1898
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Cena de A gaivota, de Tchekhov – em 17/12 de 1898 Última peça da 1ª temporada – A gaivota
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O símbolo do grupo
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A parceria com Tchekhov e o teatro de “atmosfera” - Tio Vânia (1899) - As três irmãs (1901) - O jardim das cerejeiras (1904) (1860 – 1904)
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Os amores no TAM Stanislavski e Lilina (1900) Olga e Tchekhov (se casam em 1901)
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O TAM (1900)
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Amigos e admiradores mútuos
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Máximo Górki (1868 – 1936) -No fundo (1902) -Pequenos burgueses (1902)
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A busca da verossimilhança Peça No fundo, de Górki - 1902
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Os planos de direção de Stanislavski
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O realismo-naturalismo - A 4ª parede. - O rigor na composição do ambiente (suporte indispensável à emoção) Cena final de A gaivota
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Número de ensaios do TAM 74 – Czar Fiódor, de A. Tolstói 37 – Antígona, de Sófocles 35 – O mercador de Veneza, de Shakespeare 26 – A gaivota, de Tchekhov Fonte: Guinsburg
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Ideias norteadoras “Não há pequenos papéis, mas apenas pequenos atores.” “O artista deve amar a arte em si mesma e não a si mesmo na arte.” “O poeta, o ator, o cenógrafo, o costureiro e o contra-regra, todos servem a um só objetivo, posto pelo poeta em sua peça.’
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A subserviência ao texto Tchekhov com os atores do TAM - 1899
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A “missão” pedagógica do TAM -Instauraram nova rotina de trabalho nos ensaios. -O público não entrava após o início da peça. -Na hora do aplauso, atores mantinham postura solene. -O edifício e interiores (camarins, corredores) pautavam-se pelo bom gosto e dignidade. -O ator mantinha-se concentrado em seu papel (entre as deixas) e durante os intervalos da peça. Teatro construído em 1902
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A saída de Meyerhold do TAM (1902) 1905 – Criação do Teatro Estúdio (ainda vinculado ao TAM) - Incompatibilidade com Stanislavski e nova ruptura, em 1906.
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Stanislavski x Dantchenko - Em 1907, Stanislavski pede afastamento do Conselho do Teatro.
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O pássaro azul, Maeterlinck (1908) Experimentações simbolistas
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Stanislavski x Meyerhold -Em 1937, o teatro de Meyerhold é fechado pela milícia stalinista. -O diretor é acusado de “formalista”. -Stanislavski lhe dá guarida. Antes de morrer, em 1938, o mestre teria dito: “Cuidem de Meyerhold, ele é o meu único herdeiro no teatro, aqui ou em qualquer outro lugar.” -Meyerhold é fuzilado em 1940.
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A trilogia de Stanislavski
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A forma semifictícia Professor Tórtsov E alunos: Kóstia, Gricha, Sônia, Vânia, Maria, Nicolau, Dacha e Vásia.
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A preparação do ator (1936 EUA) 1964 Brasil -A primeira prova -Quando atuar é uma arte -Ação - Imaginação -Concentração da atenção -Descontração dos músculos - Unidades e objetivos -Fé e sentimento de verdade -Memória das emoções - Comunhão - Adaptação -Forças Motivas Interiores -A linha contínua - O estado interior de criação - O superobjetivo -No limiar do subconsciente
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Stanislavski – o “pai das emoções” -A apropriação de Lee Strasberg, no Actor Studios (NY), de A preparação do ator. Citação Dias Gomes: Dias GomesStella Adler Os equívocos, a mitificação e a dogmatização em torno da teoria stanislavskiana quando transformada em artigo de consumo pelo Actors Studio, torna importante a publicação de A construção da personagem.
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A construção da personagem (1949 EUA) 1970 Brasil -Para uma caracterização física -Vestir a personagem -Personagens e tipos -Tornar expressivo o corpo -Plasticidade do movimento -Contenção e controle -A dicção e o canto -Entonações e pausas -Acentuação: a palavra expressiva -A perspectiva na construção da personagem -Tempo-ritmo no movimento -O tempo-ritmo no falar -O encanto cênico -Para uma ética do teatro -Padrões de realização -Algumas conclusões sobre a representação
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A criação de um papel (1961 EUA) 1972 Brasil Primeira parte (1916 – 1920) A desgraça de ter espírito, de Griboyedov 1 – O período de estudo Primeiro contato com o papel – Análise – O estudo das circunstâncias externas – A criação de circunstâncias interiores – Avaliação dos fatos 2 – O período de experiência emocional Impulsos interiores e ação interior – Objetivos criadores – A partitura de um papel – O tom interior – o superobjetivo e a ação direta – o superconsciente 3 – O período da encarnação física Segunda parte (1930 – 1933) Otelo, de Shakespeare Primeiro encontro / A criação da vida física de um papel Análise / Aferição do trabalho executado e resumo Terceira parte (1934) O inspetor geral, de Gogol Das ações físicas à imagem viva / Suplemento para A criação de um papel (um plano de trabalho) / Improvisações sobre Otelo
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Segundo Nina Gourfinkel A Suma Stanislavskiana compreenderia: -O trabalho do ator sobre si mesmo -O trabalho sobre a personagem -A passagem do ator ao estado criador no palco -A arte de representar -A arte do encenador -A ópera -A arte revolucionária -Treinamento e disciplina (um manual de exercícios)
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Egressos ou parceiros do TAM -Vsevolod Meyerhold (1875 – 1940) -Michael Chekhov (1891 – 1955) -Edward Gordon Craig (1872-1966) – Hamlet, 1912, pelo TAM. -Vakhtangov (1883-1922) -Alexander Tairov (1885-1950)
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Referências GUINSBURG, J. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2001. ______. Stanislavski, Meyerhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001. STANISLAVSKI, Constantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. ______. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. ______. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. ______. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003.
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