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Aula 9 – 25/09/2014 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK.

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1 Aula 9 – 25/09/2014 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK

2 Aula 9 – 25/09/2014 Competências 1, 2, 3 e 6

3 Marketing Digital Competências da Unidade Curricular NºDescriçãoNível 1 Identificar e conceituar a internet como mídia de comunicação e sua base tecnológica. F 2 Implementar o marketing digital no contexto das ferramentas disponíveis na Web. F 3 Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing.F 4 Identificar a importância e a utilização dos buscadores numa estratégia de posicionamento no mercado. F 5 Utilizar as ferramentas de pesquisa on-line.N 6 Realizar o Plano de Marketing Digital.N 7 Analisar o fenômeno Google e sua importância no marketing digital.N 8 Analisar os resultados das ações de marketing em mídias sociais.I 9 Implementar o gerenciamento e monitoramento do marketing digital I 10 Identificar os principais componentes do Mobile marketing.I

4 Conteúdo Programático Competência 1 1.1 Plataforma tecnológica da Web; 1.2 Conceitos da linguagem e hyper texto; 1.3 Web 2.0, tags, Web sites e portais; 1.4 Relevância do conteúdo. Competência 2 2.1Marketing de conteúdo, banners; 2.2E-mail marketing; 2.3 Viral; 2.4 Blogs e micro blogs; 2.5 Youtube; 2.6 Flickr; 2.5 Podcast, videcast.

5 Competência 3 3.1 Blog e blogesfera; 3.2 Twitter; 3.3 Orkut; 3.4 Fcebook, Myspace, Linkedin; 3.5 Seis graus; 3.6 Conectividade e redes sociais. Competência 4 4.1 Mecanismos de busca; 4.2 Importância e poder dos buscadores; 4.3 Relevância; 4.4 SEO e SEM; 4.5 Busca orgânica; 4.6 Adwords; 4.7 Adsense; 4.8 Links patrocinados.

6 Competência 5 5.1 Trends; 5.2 Search for trends; 5.3 Ferramentas de pesquisa; 5.4 Filtragem dos dados. Competência 6 6.1 Marketing de conteúdo; 6.2 Publicidade on-line; 6.3 A imagem de marca; 6.4 Banners; 6.5 Hot sites; 6.6 Marketing nas mídias sociais; Competência 7 7.1 Busca orgânica, links patrocinados; 7.2 Google Analyics; 7;3 Webmasters; 7.4 iGoogle 7.5 Google Maps; 7.6 Google alertas; 7.7 Uso do Google em campanhas.

7 Competência 8 Estratégias em redes sociais; Comportamento humano descentralizado; SMM; SMO; Redes sociais e e-commerce; Gestão de crises. Competência 9 Aplicações de análise de visitação; Mensuração do impactos das ações digitais; Landing pages; Captura de informações; CRM através do marketing digital. Competência 10 RFID; Bluetooth; SMS e MMS; GPS; Mobile Tagging, realidade aumentada, virtual e mista; Aplicativos móveis, QR Code; Mobile TV.

8 MARKETING - CONCEITOS

9 Vamos falar de marketing Satisfazer necessidades e desejos de troca; Meio da troca; Duas partes; Cada uma tem algo de valor; Cada uma se comunica e faz a entrega; Cada parte é livre de aceitar; Cada parte acredita ser adequado negociar. Necessidades, desejos. Pirâmide de Maslow.

10 Produtos Bens Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Ideias FOCO NA NECESSIDADE NÃO NO PRODUTO

11 AMBIENTE DE MARKETING Publico alvo Análise do ambiente Micro ambiente ambiente interno da empresa (controle) fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e públicos Macro ambiente Fatores demográficos Fatores econômicos Fatores físico naturais Fatores tecnológicos Fatores políticos Fatores socioculturais

12 Planejamento estratégico Estratégia Objetivos Ambientes Recursos disponíveis Plano de marketing 4 Ps SWOT Posicionamento (na mente das pessoas) Mercado, Atributos do produto, percepção por atributo, concorrentes, mapa comparativo da percepção, determinar onde se posicionam, analisar as possibilidades de posicionamento, posicionar seu produto.

13 Composto de marketing 4 Ps Produto Marca, embalagem, níveis de produto (parte central- atributos, parte tangível, ampliação-garantia, entrega, etc), Serviços: Intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade, perecibilidade. Preço Praça Promoção

14 Promoção –Estratégias de comunicação Propaganda (PP) Promoção de vendas (PV) Marketing direto (MD) Relações públicas (RP) Venda pessoal (VP)

15 Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

16 Vamos nos organizar Estratégia Plano Marketing EstratégicoTáticoOperacionalInformaçõesTICPlano geralSOWT DIGITAL

17 Plano de marketing 1.Introdução 2.Análise do macro ambiente 3.Análise do micro ambiente, mercado, concorrência, público-alvo 4.Análise do ambiente interno/produto 5.SWOT 6.Objetivos e metas de marketing 7.Estratégias 4 Ps 8.Plano de ação (tático-operacional) 9.Orçamentos e cronogramas 10.Avaliação e controle

18 Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?

19 Marketing digital

20 Um processo de e-tudo tem que resultar em... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios

21 Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie

22 8 Ps dp Mktg Digital 1 \ Pesquisa Pesquisa sobre os hábitos do usuário, para traçar um perfil preciso do público-alvo. 2 \ Planejamento A criação do planejamento de marketing digital ideal para sua empresa. 3 \ Produção A transformação do que antes era uma ideia, em uma máquina de vendas. 4 \ Publicação Com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO. 5 \ Promoção Campanhas promocionais no ambiente online, gerando resultados a curto prazo. 6 \ Propagação Divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a presença da marca na web. 7 \ Personalização Estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes. 8 \ Precisão Mensuração do tráfego e metas atingidas no seu site; exibindo os resultados alcançados.

23 Marketing digital - plano 1.Identificar público alvo 1.Persona 2.segmentação 2.Canais – interação 3.Estratégia 4.Inteligência 5.Proposta de valor - conteúdo 6.Objetivos 7.Conversão 8.Custos 9.Monitoramento 10.Avaliação - métricas

24 Uso da Web Coord.WEBComunicaçãoInteligênciaMarketingAvaliaçãoInteração

25 Juntando tudo... Uso prático das ferramentas

26 Ferramentas digitais Web, portais, sites, blogs, Mídias e redes socias Telefonia móvel, smartphone E-mail Buscadores...

27 Tendências Uso intensivo das redes sociais para compras Free – Cauda Longa Pull - Puxar

28 http://www.techbits.com.br/img/ext/caudalonga.png

29 Os desafios vendendo bits Divulgação Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos

30 Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90

31 Viral As pessoas: Eleitos – Conectores, experts, vendedores Fixação Contexto A ideia em si: Simplicidade Surpresa Concretude Credibilidade Sentimentos Relatos

32 Viral Seis princípios do contágio: Moeda social, importância; Notabilidade interna; Alavancar a mecânica do jogo; Sentirem-se por dentro. Gatilhos, somos como somos; Emoção, importamos, compartilhamos; Público, “macaco vê, macaco faz”; Valor prático, gostamos de ajudar; Histórias, vivemos de narrativas. O LOOP: Ponto de virada, o número mágico -150.

33 CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional

34 Cada martelo tem seu uso !!!

35 Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamentoMarketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing diretoe-mail marketing Nwes letter Promoções Lançamentos e-mail SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda BrandingPublicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords face ads Pesquisa de mercado BrandingPesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping

36 A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento Geolocalização Apps Gameficação

37 Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual Imagem marketing pessoal Networking

38 Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede

39 Usos - empresarial Marketing MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI

40 Blog Opiniões Comentários Aberto à interação e críticas

41 Vídeos de divulgação Pesquisas Oficial ou não Comentários Contar histórias Simples humanos

42 News letter Marketing permissivo Cadastro da comunicação social, formadores de opinião, comitês, partido, amigos Comunicação mais fácil e direta Marketing viral

43 Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas

44 iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros

45 Site Blog Twitter Really Simple Syndication

46 Palavras chave Estabelecer relacionamento Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma

47 Palavras chave Relacionamento Inter, intra e extranet Blogs, e-mail Orkut Comunidades Newsletter E e M-learning Nichos Mobilidade Handhelds Novas Mídias Games Desenvolvimento de produtos com ajuda dos clientes Contact Centers Youtube Google Amazon, iTunes, etc. Wiki

48 Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento

49 CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais

50 Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação

51 Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções

52 Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações

53 Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções Marketing específico

54 Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas

55 Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site Comunidades News letter

56 BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando e-mail, blogs, comunidades, fóruns etc.

57 Fechar os conceitos

58 Obrigado


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