A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed

2 Informações em Saúde Clínicas Clínicas Administrativas Administrativas Operacionais Operacionais Financeiras Financeiras

3 Os Focos da Informatização Clínicas Administrativas Clínicas Administrativas

4 Informática Médica Processos e Informação em Medicina Processos e Informação em Medicina Pesquisa Educação Coleta de Dados Decisão Ação Médica Registro Médico

5 As Organizações Consultórios Consultórios Laboratórios Laboratórios Clínicas diagnósticas Clínicas diagnósticas Policlínicas ambulatoriais Policlínicas ambulatoriais Centros e postos de saúde Centros e postos de saúde Hospitais Hospitais Planos e seguros de saúde Planos e seguros de saúde Redes de assistência pública de saúde Redes de assistência pública de saúde

6 Informática no Hospital –Controle de reserva de leitos, pré-admissões, admissões e altas de pacientes do hospital. –Armazenamento de informações e registro de diversas clínicas que estão sobre o controle administrativo do hospital –Manutenção do índice de registros médicos –Elaboração de estatísticas dos registros médicos Principais áreas de aplicação do SIH:

7 Informática no Hospital –Sistema de conta dos pacientes –Gerenciamento financeiro –Folha de pagamento de funcionários –Controle dos recursos materiais –Integração dos sistemas de imagens e sinais –Sistemas de apoio à decisão Principais áreas de aplicação do SIH:

8 Organização de um SIH Laboratório Farmácia Ambulatório Enfermarias Gerenciador do Sistema

9 Gestão da TI Elaboração do Plano Diretor de Informática e Telecomunicações (PDIT) Elaboração do Plano Diretor de Informática e Telecomunicações (PDIT) Montagem da organização interna de gestão da TI Montagem da organização interna de gestão da TI Desenvolvimento interno x sistemas prontos Desenvolvimento interno x sistemas prontos Desenvolvimento interno x terceirização Desenvolvimento interno x terceirização Integração com a área clínica Integração com a área clínica Integração com a área administrativa Integração com a área administrativa Integração e conversão de sistemas legados Integração e conversão de sistemas legados Seleção e contratação de sistemas Seleção e contratação de sistemas

10 Novas Tecnologias Downsizing Downsizing Data warehousing Data warehousing Knowledge management Knowledge management Wireless LANs Wireless LANs Palm computing Palm computing Software livre Software livre Tecnologias baseadas na Internet Tecnologias baseadas na Internet Sistemas orientados a objetos Sistemas orientados a objetos Engenharia de software Engenharia de software Terceirização de serviços Terceirização de serviços

11 Novas Tecnologias Computação ubíqua Computação ubíqua Computação no ponto de assistência - Point of Care Computação no ponto de assistência - Point of Care Smart cards Smart cards

12 Peculiariedades do Setor Maior exigência legal quanto a confidencialidade e segurança dos dados Maior exigência legal quanto a confidencialidade e segurança dos dados Uso de nomenclaturas médicas (CID, SNOMED, etc.) Uso de nomenclaturas médicas (CID, SNOMED, etc.) Padrões especificos de intercomunicação e interoperacionalidade (HL7, DICOM, etc.) Padrões especificos de intercomunicação e interoperacionalidade (HL7, DICOM, etc.) Aspectos éticos Aspectos éticos

13 Fatores de Atraso Cultura corporativa menos desenvolvida em TI Cultura corporativa menos desenvolvida em TI Menor nível de profissionalismo e atualização técnica entre os seus gerentes de TI Menor nível de profissionalismo e atualização técnica entre os seus gerentes de TI Uma resistência à mudança por parte dos “donos” da instituição Uma resistência à mudança por parte dos “donos” da instituição

14 Principais Obstáculos Falta de conscientização e treinamento com relação às novas metodologias de gestão de projetos e de tecnologia de informação na instituição de saúde Falta de conscientização e treinamento com relação às novas metodologias de gestão de projetos e de tecnologia de informação na instituição de saúde Falta de profissionais no mercado bem formados nessas metodologias Falta de profissionais no mercado bem formados nessas metodologias Custos elevados das soluções Custos elevados das soluções

15 Ímpetos Principais Sistemas informatizados de faturamento e auditoria de contas Sistemas informatizados de faturamento e auditoria de contas Sistemas de identificação de pacientes (cartões) Sistemas de identificação de pacientes (cartões) Integração de redes assistenciais Integração de redes assistenciais Acreditação hospitalar Acreditação hospitalar Serviços de telemedicina e tele-saúde Serviços de telemedicina e tele-saúde

16 O Prontuário Eletrônico do Paciente "Um registro eletrônico de saúde contém informações sobre o passado, presente ou futuro da saúde e condições físicas e mentais de um indivíduo, residindo em um sistema eletrônico usado para capturar, transmitir, receber, armazenar, disponibilizar, interligar e manipular dados multimídia, para os objetivos primários de um serviço de saúde." Murphy, Hanken e Waters, 1999 "Um registro eletrônico de saúde contém informações sobre o passado, presente ou futuro da saúde e condições físicas e mentais de um indivíduo, residindo em um sistema eletrônico usado para capturar, transmitir, receber, armazenar, disponibilizar, interligar e manipular dados multimídia, para os objetivos primários de um serviço de saúde." Murphy, Hanken e Waters, 1999

17 Exemplo: Sistema PEPWeb

18 Exemplo: Sistema PEPWeb (2)

19 A Revolução da Internet  é imediata  é global  é interativa  é dinâmica  é multimedial  é pesquisável

20

21 Equipamento laboratorial Equipamentos geradores de imagens Servidor (computador) Médicos Pacientes Hospitais, Clinicas, Laboratórios, etc Internet Integração Global de Informações Fonte: WDS Technologies SA

22 O Que é Telemedicina? É o uso das tecnologias de telecomunicação para a interação entre profissionais de saúde e pacientes, com a finalidade de realizar ações médicas à distância É o uso das tecnologias de telecomunicação para a interação entre profissionais de saúde e pacientes, com a finalidade de realizar ações médicas à distância

23 Formas de Telemedicina Teleconsulta Teleconsulta Telediagnóstico Telediagnóstico Segunda Opinião Segunda Opinião Telemonitoração Telemonitoração Telesocorro Telesocorro Teleterapia Teleterapia Teledidática Teledidática

24 Tecnologias para Telemedicina Telefonia Telefonia Radiocomunicação Radiocomunicação Intercâmbio de dados digitais através de redes Intercâmbio de dados digitais através de redes Internet Internet

25 Ferramentas para Telemedicina Correio eletrônico (email) Correio eletrônico (email) Transferência de arquivos Transferência de arquivos Teleconferência de texto Teleconferência de texto Teleconferência audiográfica Teleconferência audiográfica Televideoconferência Televideoconferência Sistemas integrados Sistemas integrados

26 Formas de Comunicação Custos mais baixos mais fácil de usar comunicação mais clara e imediata maior interatividade maior volume de informação Telemedicina Store & Forward Tempo Real

27

28 Teleconferência pela Internet Caso Clínico On-Line Descrição do caso Exames e testes Laudos/interpretações

29 Teleconferência pela Internet “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes

30 Teleconsulta por videoconferência Câmaras de vídeo Câmaras de vídeo Microfones Microfones Câmara de documentos Câmara de documentos Periféricos especiais Periféricos especiais Hardware e software de comunicação Hardware e software de comunicação Central de controle Central de controle Linhas de comunicação Linhas de comunicação Permite a comunicação e a colaboração visual bidirecional em tempo real entre pessoas, bem como o envio de dados.

31 Videoconferência na Educação à Distância Aulas magistrais Demonstrações Casos clínicos Orientação Supervisão

32 Videoconferência pela Internet

33

34 Organizações Importantes AHIMA: American Health Management Information Association www.ahima.org AHIMA: American Health Management Information Association www.ahima.org www.ahima.org HIMSS: Healthcare Information and Management Systems Society www.himss.org HIMSS: Healthcare Information and Management Systems Society www.himss.org www.himss.org AMIA: American Medical Informatics Association www.amia.org AMIA: American Medical Informatics Association www.amia.org www.amia.org IMIA: International Medical Informatics Association www.imia.org IMIA: International Medical Informatics Association www.imia.org SBIS: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde www.sbis.org.br SBIS: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde www.sbis.org.br www.sbis.org.br

35 Contato: Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed http://www.edumed.net Tel. (19) 3295-8191 Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed http://www.edumed.net Tel. (19) 3295-8191


Carregar ppt "Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google