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Projeto de Graduação II

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Apresentação em tema: "Projeto de Graduação II"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Graduação II
Projeto de pesquisa

2 Estrutura básica Tema Delimitação do tema Problema Hipótese Objetivo
Justificativa Metodologia Cronograma Revisão de literatura

3 Escolha do tema É o passo inicial Fatores internos Fatores externos
afetividade com o tema tempo disponível para realização da pesquisa Fatores externos Significação do tema escolhido Originalidade Relação com as linhas de pesquisa do curso Antes de se decidir sobre o tema, faça uma pesquisa geral sobre o mesmo para verificar se a pesquisa já foi realizada antes Novas abordagens sobre o tema já pesquisados também são válidos

4 Delimitação do tema Temas muitos longos tornam difícil e demorada a pesquisa Quanto mais delimitado melhor Exemplo: Tema amplo: Aborto Tema delimitado: Aspectos legais do aborto em caso de violência sexual

5 Problema Todo trabalho começa com um questionamento, uma pergunta que deve ser respondida. Um problema de investigação delimitado expressa a possível relação que possa haver entre, no mínimo, duas variáveis conhecidas. Deve ser uma pergunta inteligente, isto é, que indique os possíveis caminhos que devem ser seguidos pelo investigador

6 Problema Exemplo: O grande número de assassinatos com arma branca em Macapá é provocado pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas? A aplicação de uma metodologia de design dentro do setor moveleiro de macapá aumenta a lucratividade das empresas?

7 Hipótese A hipótese é a resposta provisória do problema.
É sempre representada por uma frase afirmativa e deve, preferencialmente, estabelecer a relação entre as mesmas variáveis do problema As hipóteses podem ser indutivas ou dedutivas Indutivas – pesquisa-se vários casos para se chegar a uma lei geral. Parte-se do singular para o universal Dedutivas – parte-se do universal para se chegar ao singular. Assim, formula-se uma lei geral, que deve ser confirmada ou falseada

8 Hipótese Sua hipótese pode ser confirmada ou falseada. Sua hipótese deve permitir o falseamento, assim, quanto mais especifica for melhor. Exemplo: A doença x é causada por bactéria A utilização de materiais reciclados traz melhorias a funcionalidade do produto

9 Hipótese Uma hipótese deve ser: Plausível - possível de ser admitida
Consistente – não está em contradição com o conhecimento cientifico existente Especifica – o enunciado deve ser especifico. Hipóteses muito amplas são impossíveis de derem falseadas Verificável – deve ser verificável em termos do conhecimento científico atual Clara – deve ser a mais clara possível Simples e econômica – deve-se evitar todas as palavras que não são necessárias à hipótese. Não enrole ou use uma linguagem pomposa Explicativa – deve, obrigatoriamente, se relacionar com o problema

10 Objetivo O objetivo esta diretamente relacionado ao problema de pesquisa e demonstra o que se pretende com a pesquisa Evite verbos como fazer, conscientizar, produzir,provar, demonstrar Utilize analisar, avaliar, identificar, comparar,...

11 Justificativa Deve dizer porque a pesquisa é importante.
Não faça simplesmente uma introdução ao tema A justificativa deve enfatizar: A importância do tema do ponto de vista geral A importância do tema para os casos particulares em questão Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares A justificativa não deve conter sitações

12 Metodologia Pesquisa quantitativa? Qualitativa? Estudo de caso? Observação participante? Questionário? Serão vários instrumentos de pesquisa? Deve estar vem claro como você pretende conduzir a pesquisa

13 Cronograma É o planejamento da pesquisa. Pode ser feito na forma de quadro Lembre-se de que a pesquisa bibliográfica deve ser, sempre o primeiro item do cronograma

14 Revisão de literatura Não é uma simples relação de obras
A revisão de literatura resume o pensamento dos principais autores que tratam do assunto. Serve para demonstrar que o aluno teve contato com os conceitos e teorias básicas sobre o tema e está preparado para iniciar o trabalho Também serve para demonstrar ao orientador ou à banca que o aluno não pretende fazer uma pesquisa que já foi realizada

15 Material retirado do livro Introdução à metodologia científica do Professor Ivan Carlos Andrade de Oliveira


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