A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa."— Transcrição da apresentação:

1 A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina Coordenadora: Andréia Antoniuk Presta Equipe: Sarah Cristina Massoco – Bolsista do projeto Taniane Mara Puntel – Bolsista do projeto André Remus – Aluno do Mestrado Saúde Coletiva UNOESC

2 Metodologia Aplicada Objeto do estudo: Aspectos estudados:
Análise da implantação do SUS nos municípios que compõem a 7ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Saúde do Estado de Santa Catarina (Joaçaba, Jaborá, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d Oeste, Ibicaré, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita). Aspectos estudados: Gestão do trabalho Acesso aos serviços de média e alta complexidade Sistemas de Informação em Saúde.

3 Metodologia Aplicada Pesquisa de abordagem qualitativa
Início da pesquisa: julho de 2007 Prazo de Vigência do Projeto: 25/07/2009

4 Metodologia Aplicada Coleta de dados: Pesquisa documental:
- contexto político do município no SUS; - organização da demanda; - recursos humanos; - Sistemas de Informação em Saúde; - ações coletivas; - planejamento; - mecanismo de avaliação das ações e serviços; - aplicação dos recursos da área da saúde; - acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade.

5 Metodologia Aplicada Coleta de dados:
b) Entrevistas semi-estruturadas com os gestores para conhecer a percepção sobre: -o SUS; -a organização do processo de trabalho no município; -o processo administrativo em saúde pública; -a efetividade do sistema de referência e contra-referência; -o uso dos indicadores de saúde; -o modelo de atenção que vem sendo utilizado; -as necessidades de mudanças na forma de organização dos serviços públicos no nível local. Metodologia Aplicada

6 Metodologia Aplicada Coleta de dados:
c) Entrevistas semi-estruturadas com os técnicos responsáveis pelos Sistemas de Informação com o objetivo de coletar informações que permitam: - Analisar o perfil desses profissionais (formação e capacitação); - Identificar suas percepções a respeito do processo de coleta e alimentação dos bancos de dados; - Conhecer sua opinião a respeito dos sistemas regularmente utilizados; - Verificar a utilização de dados epidemiológicos no planejamento e na avaliação.

7 Resultados e Comentários
O primeiro desembolso, para aquisição do material permanente, ocorreu em 30/07/2007 (início da pesquisa). Desligamento dos demais professores pesquisadores da Unoesc, ficando apenas a pesquisadora coordenadora na equipe.

8 Resultados e Comentários
A contratação das bolsistas só ocorreu após o segundo desembolso ocorrido em 20/09/2007. Pesquisa bibliográfica, formulação dos instrumentos de coleta de dados e padronização para a coleta de informações foi concluída em fevereiro de 2008.

9 Resultados e Comentários
Início da coleta de dados em fevereiro de 2008. Atraso no desembolso da 3ª parcela que dificultou a continuidade na coleta de dados que só foi retomada em agosto de 2008.

10 Resultados e Comentários
Coleta de dados em todos os municípios. Entrevistas gravadas já estão sendo transcritas. A análise dos dados será realizada após completada as transcrições (maio/2009). Previsão de conclusão da pesquisa em julho/2009.

11 Resultados e Comentários
O desembolso da última parcela dos recursos, prevista para a realização da etapa final do projeto foi realizada antecipadamente (08/08/2008), logo após o penúltimo desembolso (21/07/2008). Foi solicitada e aceita a prorrogação no prazo para a entrega da última prestação de contas, justificada pela necessidade do prazo de 24 meses inicialmente contratado para a realização da pesquisa ser mantido.

12 Impactos do projeto – Científico
Geração de Novos conhecimentos a partir da divulgação dos resultados da pesquisa.

13 Impactos do projeto – Econômico/Social
Desenvolvimento regional Melhoria da qualidade de vida da população

14 Aplicabilidade para o SUS
Subsidio ao aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde. Contribuição para avaliação de Modelo de Atenção. Apropriação/incorporação dos resultados pelos serviços. Melhoria da gestão, organização e qualidade dos serviços.

15 Produção Científica -Uma Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva UNOESC-Joaçaba) Um Trabalho de Conclusão de Curso (Faculdade de Enfermagem UNOESC-Joaçaba) Dois artigos científicos

16 Apesar das intercorrências o estudo está sendo desenvolvido de acordo com a metodologia proposta e estima-se que a conclusão se dará no prazo previsto.

17 Agradecimentos às agências de fomento que viabilizaram a realização do projeto de pesquisa


Carregar ppt "A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google