A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde"— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
EB1/JI de Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)

2 A Origem A UEE entrou em funcionamento no ano lectivo 2007/2008;
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Origem A UEE entrou em funcionamento no ano lectivo 2007/2008; Como resposta à existência de três alunos com PEA no Agrupamento.

3 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Escola Está inserida num recinto espaçoso, junto a uma zona de pinhal; É formada por 3 blocos de edifícios pré-fabricados e um refeitório; Tem 4 turmas do 1ºCEB em regime duplo; É frequentada por 5 alunos com PEA, 4 do 1ºCEB e 1 do Pré-escolar; O terceiro bloco é o mais recente e foi construído para receber a Unidade.

4 A Metodologia TEACH A sala está organizada segundo esta metodologia.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH A sala está organizada segundo esta metodologia. Tem várias áreas: Transição; Reunião; Aprender; Trabalhar; Trabalho de Grupo; Brincar; Biblioteca; Computador.

5 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH A área de Transição é o espaço onde estão os horários individuais que orientam as actividades diárias de cada aluno.

6 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH A área de Reunião* é onde se faz a planificação/estrutura do dia. Tendo como objectivos: Promover a comunicação; Interacção social. * Esta acção realiza-se duas vezes no dia. E está relacionada com a área de transição.

7 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH A Área de Aprender é um espaço de ensino individualizado, sem estímulos distractivos, que tem como objectivos: Desenvolver a atenção e a concentração; Promover novas competências e tarefas.

8 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH Na Área de Trabalhar pretende-se que o aluno realize de forma autónoma as actividades já aprendidas. Cada aluno tem a sua área de trabalhar.

9 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH Na área de Trabalho de Grupo estão presentes todos os alunos.* Tem como objectivos desenvolver: A interacção e a partilha (esperar, dar a vez, escolher); Actividades expressivas. * Apesar dos seus diferentes perfis todos participam nesta área.

10 A Metodologia TEACH O Brincar é uma área com múltiplos objectivos:
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH O Brincar é uma área com múltiplos objectivos: Trabalhar o jogo simbólico; Aprender a brincar “com o adulto”; Aprendizagem do relaxamento; Dar espaço à estereotipia; Possibilitar momentos de espera.

11 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
A Metodologia TEACH A Biblioteca é a área onde estão disponíveis livros adaptados com o apoio de software específico (Boardmaker e Escrita Com Símbolos). Estes podem ser explorados pelos alunos individualmente, a pares, em grupo e/ou com o apoio do adulto.

12 A Metodologia TEACH Na área do Computador o aluno pode participar:
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado A Metodologia TEACH Na área do Computador o aluno pode participar: De forma autónoma; Com ajuda; A pares. Esta área ajuda a ultrapassar algumas das dificuldades próprias da PEA: Reprodução gráfica; Atenção/ Concentração; Motivação; Coordenação óculo-manual; Comunicação.

13 S. MARTINHO NATAL ÉPOCAS FESTIVAS O objectivo principal destas actividades é a participação social do aluno nas actividades próprias da comunidade educativa a que pertence. PÁSCOA CARNAVAL

14 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
Projecto: Conhecer a Nossa Terra Os alunos saem quinzenalmente para uma visita no bairro onde a escola se encontra integrada ou a outros espaços públicos mais distantes. Objectivos: Andar na rua, cumprindo as regras de segurança; Seguir um percurso escrito ou falado.

15 Projecto: Conhecer a Nossa Terra
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Projecto: Conhecer a Nossa Terra Conhecer e comportar-se adequadamente nos locais públicos; Utilizar adequadamente os transportes públicos.

16 Projecto Conhecer a Nossa Terra
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado Projecto Conhecer a Nossa Terra Identificar os produtos/materiais à venda; Utilizar no quotidiano os produtos adquiridos.

17 Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde EB 1 / JI Casal do Sapo Unidade de Ensino Estruturado
Parcerias A Cercizimbra é o Centro de recursos para a inclusão que apoia a UEE da EB1/JI de Casal do Sapo dando apoio ao nível da: Terapia da fala; Psicomotricidade (Hipoterapia); Psicologia.

18 Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (HGO)
Unidade da Primeira Infância (Hospital da Dona Estefânia) Outras Parcerias CADIN - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil

19 Recursos Humanos Médicos de instituições publicas e Privadas
Técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão Professores Titulares de turma. Recursos Humanos (Funcionamento em equipa/ Interacção recíproca) Encarregados de Educação Docentes de Educação Especial Restante Comunidade Educativa

20 Estratégias: Metodologia Teach Relação com a comunidade envolvente
Exemplo: Épocas Festivas Terapias Exemplo: Hipoterapia Estratégias: Metodologia Teach Aprender /Fazendo Actividades funcionais Exemplo: Conhecer a Nossa Terra


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google