A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19"— Transcrição da apresentação:

1 IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19

2 EXERCÍCIO O grau de pureza da hematita é de aproximadamente 86% para obter Fe2O3. Se obtivermos 1 tonelada de hematita, quanto se produzirá de Fe?

3 EXERCÍCIO RENDIMENTO Expectativa, ou seja, espera-se que produza tanto, mas a realidade é outra.

4 Exercício: O alto-forno de uma siderúrgica foi alimentado com 16 ton de hematita, já descontadas as impurezas. Qual o rendimento da reação se a massa de ferro obtida foi de 8,96 ton.

5 OXIRREDUÇÃO QF - 21

6 Tabela QG – 06, pag. 16 Sn Pb Mn Pt 2+ 4+ Fe Co Ni Cr 3+ Zn Cd Ag 1+
Cu Hg Au Bi Al

7

8

9 I A – Hoje Li Na Kama Robson Crusoé Francês II A - Bete Magrela Casou Senhor Ba Rão III A - Bernarda Alba Ganhou Interessante Telefonema IV A - Casamento Simples Geralmente Sen Problemas V A - Ninguém Pode Assassinar Sebastião Bismuto VI A - O S Se Te Porquinhos VII A - Ficou Claro Brama Imita Antártica VIII A - Hélio e Neônio Arrumaram Krianças Xeretas e Ranhentas

10 Número de oxidação (nox) Composto iônico O nox será positivo se perder elétrons e negativo se ganhar. O nox será a própria carga do íon formado. (POLAR) Composto covalente O nox será positivo para o elemento menos eletronegativo e negativo para o elemento mais eletronegativo. (POLAR)

11 Número de oxidação (nox) Composto covalente Entre ligações de átomos de mesmo elemento não há transferência de elétrons. (APOLAR) F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P = H EX.: Classifique as moléculas abaixo como polar e apolar. Al2O3, H2O, CO2, HCCl3, NaCl, H3PO4, HClO, H2 P P AP P P P P AP

12 Determinação do número de oxidação
O nox de um elemento em uma substância simples é zero. H2, O2, Cl2, Fe, Al, S8 O nox do hidrogênio é +1 exceto quando em hidretos metálicos. HCl, H2O, NaOH, NaH, KH, CaH2

13 Determinação do número de oxidação
O nox do oxigênio é -2 exceto quando for ligado ao flúor (+1 ou +2), quando for peróxido (-1) e quando for superperóxido (-1/2). H2SO4, Ca(OH)2, H2O2, CaO2, K2O4 Agente redutor: doa elétrons reduzindo a outra espécie química. Agente oxidante: recebe elétrons oxidando a outra espécie química.

14 Reação de Oxirredução Balanceamento por oxirredução Passo 1: Determinar o nox de todos os elementos e identificar os elementos que variaram como quem oxidou e quem reduziu.

15 Balanceamento por oxirredução
Passo 2: Escolha uma substância que oxidou e que reduziu, dando preferência para o de maior atomicidade. Calcule o total de elétrons cedidos e recebidos. Passo 3: Após encontrado o valor do ∆ de cada, troca-se os valores.

16 Balanceamento por oxirredução
Passo 4: Finaliza-se o balanceamento pelo método das tentativas, deixando sempre o hidrogênio e oxigênio por último.

17 Balanceamento por oxirredução
Peróxido de hidrogênio (H2O2) Agente redutor Os coeficientes de balanceamento de H2O2 e H2O serão sempre iguais.

18 Balanceamento por oxirredução
Peróxido de hidrogênio (H2O2) Agente oxidante

19 Balanceamento por oxirredução
Auto-oxirredução ou desproporcionamento


Carregar ppt "IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google