A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19. EXERCÍCIO O grau de pureza da hematita é de aproximadamente 86% para obter Fe 2 O 3. Se obtivermos 1 tonelada de hematita,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19. EXERCÍCIO O grau de pureza da hematita é de aproximadamente 86% para obter Fe 2 O 3. Se obtivermos 1 tonelada de hematita,"— Transcrição da apresentação:

1 IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19

2 EXERCÍCIO O grau de pureza da hematita é de aproximadamente 86% para obter Fe 2 O 3. Se obtivermos 1 tonelada de hematita, quanto se produzirá de Fe?

3 EXERCÍCIO RENDIMENTO Expectativa, ou seja, espera-se que produza tanto, mas a realidade é outra.

4 Exercício: O alto-forno de uma siderúrgica foi alimentado com 16 ton de hematita, já descontadas as impurezas. Qual o rendimento da reação se a massa de ferro obtida foi de 8,96 ton.

5 OXIRREDUÇÃO QF - 21

6 Tabela QG – 06, pag. 16 SnPbMnPt2+4+ FeCoNiCr2+3+ ZnCd2+ Ag1+ CuHg1+2+ Au1+3+ BiAl3+

7

8

9 I A – Hoje Li Na Kama Robson Crusoé Francês II A - Bete Magrela Casou Senhor Ba Rão III A - Bernarda Alba Ganhou Interessante Telefonema IV A - Casamento Simples Geralmente Sen Problemas V A - Ninguém Pode Assassinar Sebastião Bismuto VI A - O S Se Te Porquinhos VII A - Ficou Claro Brama Imita Antártica VIII A - Hélio e Neônio Arrumaram Krianças Xeretas e Ranhentas

10 Número de oxidação (nox) Composto iônico O nox será positivo se perder elétrons e negativo se ganhar. O nox será a própria carga do íon formado. (POLAR) Composto covalente O nox será positivo para o elemento menos eletronegativo e negativo para o elemento mais eletronegativo. (POLAR)

11 Número de oxidação (nox) Composto covalente Entre ligações de átomos de mesmo elemento não há transferência de elétrons. (APOLAR) F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P = H EX.: Classifique as moléculas abaixo como polar e apolar. Al 2 O 3, H 2 O, CO 2, HCCl 3, NaCl, H 3 PO 4, HClO, H 2 P P AP P P P P AP

12 Determinação do número de oxidação A.O nox de um elemento em uma substância simples é zero. H 2, O 2, Cl 2, Fe, Al, S 8 B.O nox do hidrogênio é +1 exceto quando em hidretos metálicos. HCl, H 2 O, NaOH, NaH, KH, CaH 2

13 Determinação do número de oxidação C.O nox do oxigênio é -2 exceto quando for ligado ao flúor (+1 ou +2), quando for peróxido (-1) e quando for superperóxido (-1/2). H 2 SO 4, Ca(OH) 2, H 2 O 2, CaO 2, K 2 O 4 D.Agente redutor: doa elétrons reduzindo a outra espécie química. E.Agente oxidante: recebe elétrons oxidando a outra espécie química.

14 Reação de Oxirredução Balanceamento por oxirredução Passo 1: Determinar o nox de todos os elementos e identificar os elementos que variaram como quem oxidou e quem reduziu.

15 Balanceamento por oxirredução Passo 2: Escolha uma substância que oxidou e que reduziu, dando preferência para o de maior atomicidade. Calcule o total de elétrons cedidos e recebidos. Passo 3: Após encontrado o valor do de cada, troca-se os valores.

16 Balanceamento por oxirredução Passo 4: Finaliza-se o balanceamento pelo método das tentativas, deixando sempre o hidrogênio e oxigênio por último.

17 Balanceamento por oxirredução Peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ) 1.Agente redutor Os coeficientes de balanceamento de H 2 O 2 e H 2 O serão sempre iguais.

18 Balanceamento por oxirredução Peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ) 2.Agente oxidante

19 Balanceamento por oxirredução Auto-oxirredução ou desproporcionamento


Carregar ppt "IMPUREZA EM REAGENTES QG - 19. EXERCÍCIO O grau de pureza da hematita é de aproximadamente 86% para obter Fe 2 O 3. Se obtivermos 1 tonelada de hematita,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google