A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I SHOW DE BOLA......

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I SHOW DE BOLA......"— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I SHOW DE BOLA......

2 Questão 168 N1N1 N2N2 N3N3 P Como o caminhão está em repouso, a força resultante que atua sobre ele é nula.

3 Questão 172 F 37° FYFY FXFX A força F Y é a única que pode contribuir para alterar a leitura da balança. Vamos calcular o valor de F Y.

4 A leitura da balança será influenciada pela ação da força peso P da mercadoria e da força F Y, pois ambas atuam na vertical para baixo. É claro que essa duas forças darão origem a um peso aparente. Para um peso aparente de 18N e uma aceleração da gravidade de 10m/s 2, a massa aparente registrada na balança será: LETRA D

5 Questão 177

6 Questão 178 a) A leitura da balança, 650N, é o valor da força norma que ela exerce sobre o idoso. A direção é vertical e o sentido é para cima. b) O peso do idoso pode ser calculado pela relação: Parte da força que o idoso exerce sobre a balança é aliviada pelo apoio exercido pela bengala. O módulo da força que a bengala exerce sobre o idoso pode ser calculado da seguinte forma: Vertical para cima

7 Questão 179 T A leitura do dinamômetro não é o peso do objeto e sim a intensidade da tração que sustenta o objeto. Como a tração é vertical para cima, temos que: Como existe uma força resultante vertical para cima, podemos concluir que o elevador está subindo acelerado.

8 Questão 180 Sabemos que o peso do objeto é 1,6N. Como a aceleração da gravidade é 10m/s 2, temos que: Vimos no exercício anterior que o módulo da força resultante que atua sobre o objeto vale 0,4N. Portanto, podemos encontrar a aceleração do objeto (que é a mesma do elevador) aplicando a 2ª Lei de Newton.

9 Questão 182 As duas forças que atuam sobre você são o seu peso e a força de reação normal da balança. P N Como o elevador desce acelerado as forças que atuam sobre você não se anulam. O peso será maior que a força normal. Então: A força normal é a leitura da balança. Portanto, a balança marcará 420N.

10 Questão 183 As duas forças que atuam sobre a pessoa são o seu peso e a força de reação normal do piso do elevador. P N Como o elevador sobe acelerado, as forças que atuam sobre a pessoa não se anulam. A força normal será maior que o peso. O peso aparente da pessoa seria o valor marcado por um dinamômetro de pressão sob seu pés. Esse valor é igual ao da força normal de sustentação do corpo.


Carregar ppt "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I SHOW DE BOLA......"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google