A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Ergonômica das Condições Físicas da Cabine de Ponte Rolante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Ergonômica das Condições Físicas da Cabine de Ponte Rolante"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Ergonômica das Condições Físicas da Cabine de Ponte Rolante
Aluno: Flávio de Abreu Meireles Orientadora: MSc. Renata Pietra Papa

2 Por que avaliar as condições físicas da cabine de ponte rolante de acordo com os conceitos da Ergonomia? Reduzir as queixas de dores musculares e minimizar os danos à saúde do operador; Proporcionar melhores condições de trabalho aos operadores; Implantar programas que visam à segurança e qualidade de vida de seus empregados.

3 Objetivos: Geral: Demonstrar que as condições ergonômicas de uma cabine de ponte rolante podem influenciar na qualidade de vida e no resultado trabalho do operador.

4 Específicos: Atender a Norma Regulamentadora – NR – 17; Sugerir modificações físicas na cabine de ponte rolante para melhorar as condições desse posto de trabalho, buscando minimizar as queixas de dores dos operadores.

5 Fundamentação Teórica
Ergonomia: Conceitos e Análise Ergonômica Couto; Iida; Laville; Wisner. Saúde: Qualidade de Vida Albrecht; Desplanques; Dias.

6 Metodologia Estudo de caso Pesquisa Exploratória Questionários e
Análise Ergonômica Simplificada Bibliográfica

7 Conhecendo uma cabine de ponte rolante
Fonte: Acervo do forno de reaquecimento

8 Principais dificuldades no ambiente de trabalho
Posturas inadequadas devido posição e tamanho do painel de comando; Falta de regulagens da cadeira de comando; Altura e posição inadequadas das manetes; Falta de ajuste de altura dos pedais; Visibilidade ruim para realizar as atividades.

9 Fonte: Acervo do forno de reaquecimento

10 Fonte: Acervo do forno de reaquecimento

11 Fonte: Acervo do forno de reaquecimento

12 Fonte: Acervo do forno de reaquecimento

13 Recomendações Eliminar a cabine e transferir a operação da ponte rolante para uma sala com terminais de vídeo e com cadeiras de modelo ergonômico; Substituir a cadeira atual do posto de comando por um novo modelo com regulagens ergonômicas; Regular a altura dos pedais; Modificar a distância da movimentação do console e da localização e funcionalidade das manetes; Reduzir o número de manetes; Substituir o aparelho atual de rádio por um modelo de telefonista.

14 Conclusão Para desenvolver as atividades na cabine de ponte rolante exige-se do operador posições inadequadas que comprometem a sua saúde e sua qualidade de vida. As recomendações possibilitarão a oportunidade de melhorias no processo para a prevenção e/ou eliminação dos problemas, melhorando as condições do posto de trabalho e atendendo a NR-17.

15 Consideração final Após a implantação das mudanças recomendadas, sugere-se que se faça outra avaliação ergonômica do posto de trabalho para verificar a eficácia das ações tomadas.

16 Agradecimentos Aos prezados professores da banca; À professora e mestra Renata Pietra Papa, pela dedicação e colaboração no decorrer do trabalho; Ao coordenador Luciano Franco pela presteza em buscar o reconhecimento do curso de bacharelado em Engenharia de Segurança do Trabalho; Aos presentes.

17 OBRIGADO "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a
caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina


Carregar ppt "Avaliação Ergonômica das Condições Físicas da Cabine de Ponte Rolante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google