A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO
NA ADOLESCÊNCIA PROFESSOR: JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA

2 O CORPO A PERSONALIDADE AS CAPACIDADES
O período de vida entre os 12 e os 18 anos é caracterizado como a etapa da adolescência. Várias são as características deste período, porém rapazes e moças possuem algumas diferenças. Vejamos as características nos aspectos com: O CORPO A PERSONALIDADE AS CAPACIDADES

3 O CORPO PUBERDADE Quando surge precocemente nas meninas, elas tornam-se maiores e mais fortes que os meninos, porém quando os meninos têm o surto de crescimento acelerado, crescem mais que as meninas e, em média, ficam 10% maiores. DIFERENÇAS EXTERNAS (corporais) - a largura dos quadris aumenta em meninos e um pouco mais em meninas - a largura dos ombros e do perímetro torácico tem grandes aumentos nos meninos - o aumento da musculatura dos meninos é maior que a das meninas - o percentual de gordura nos meninos é menor que o das meninas

4 DIFERENÇAS INTERNAS (fisiológicas)
- elevação da pressão sanguínea é maior nos meninos que nas meninas - a hemoglobina é maior nos meninos que nas meninas - o volume total de sangue aumenta mais nos meninos que nas meninas - a força muscular é maior nos meninos Nos adolescente, durante exercícios fatigantes, os músculos podem funcionar mesmo com um suprimento inadequado de oxigênio, mediante a produção de ácido lático, e incorrendo no que é conhecido como “débito de oxigênio”. Esse mecanismo aumenta a eficiência na puberdade e continua aperfeiçoando-se até, pelo menos, até aos 19 anos. Em resultado de todas essas mudanças, é maior a quantidade de oxigênio que pode ficar disponível para exercícios musculares, enquanto que os próprios músculos passam a ser capazes de maior atividade, superando até os limites de seu maior suprimento de oxigênio.

5 Nas meninas, há uma tendência de amadurecimento mais cedo, isto é, entram na puberdade por volta de 13 anos. Já nos meninos, a variabilidade na idade em que pode ocorrer a puberdade é maior. Um menino, aos 14 anos, pode não ter ingressado ainda na puberdade. Por volta dos 18 anos, a maioria das meninas já completou o seu crescimento e passou a fase em que suas aptidões físicas são maiores. Os meninos estão progredindo em todos os seus atributos físicos até essa idade, e novos progressos estão por vir, se bem que no tamanho, força e aptidões, eles já tenham ultrapassado todas as meninas, exceto as mais excepcionais.

6 A PERSONALIDADE A IDENTIDADE
A adolescência caracteriza-se pelo exagero dos conflitos com o “eu” e o mundo exterior (rebelde sem causa). Durante a adolescência, o indivíduo se diferencia muito dos outros. As relações fora da família tornam-se intensas, na tentativa de instalar sua individualização. O grupo adolescente, sobretudo os meninos, tende a separar o “nós” do “eles”. Se “eles” são percebidos como hostis, ou não, dependerá, em grande parte, das atitudes do mundo exterior e também da maturidade psicológica do adolescente. Erikson (1968), diz que a principal tarefa da adolescência é o estabelecimento da identidade e lista algumas manifestações dos adolescentes nesta busca:

7 - a procura de autonomia comportamental e emocional
- o afastamento dos adultos e, em especial, dos pais (mantêm segredos) - o forte envolvimento com grupos de colegas - a preocupação com diferentes filosofias de vida e sua defesa - envolvimento na política - uso de drogas (lícitas e ilícitas) - a dificuldade na escolha vocacional

8 Outra característica, no aspecto psicológico dos adolescentes, é a propensão em se tornarem negativos, inquisitivos e contestadores, isto porque com a chegada da puberdade e o crescimento acelerado do corpo (pés, mãos, braços, pernas, rosto) os indivíduos acham seus corpos desarmoniosos, e por isso não se sentem à vontade consigo próprios. Para os adultos, os adolescentes ora parecem egoístas, vaidosos, orgulhosos, agressivos, ora impotentes e dependentes. Estas reações estão ligadas as dificuldades do adolescente estabelecer sua identidade, pois ele ainda não é adulto e também não é mais criança, assim ele alterna comportamentos de lealdade, abnegação e dedicação com outros que demonstram profundo egoísmo.

9 Existem necessidades dos adolescentes muito intensas:
- estabelecer comunicação com outros - movimentarem-se - aliviar a tensão Formas de suprir estas necessidades - prática de atividades físicas. - os adolescentes procuram formar grupos (de escola, de clube, de rua, etc), pois isto representa um apoio mútuo (segurança). - o menino é extremamente exibicionista, fala sem acanhamento, sobre os problemas individuais e íntimos (contador de vantagens). - a menina é mais recatada, porém mais consciente do sexo oposto. Suas relações com o grupo são transitórias e muito intensas.

10 IDENTIFICAÇÃO SEXUAL O modo como uma criança é tratada pelos pais, e sua identificação com suas qualidades percebidas, auxilia no processo pelo qual o bebê se converte num “menino masculino” ou numa “menina feminina”. Na adolescência ocorre a mesma coisa, só que muito mais intensa. O MENINO A manifestação inicial da sexualidade no menino se dá, normalmente em nossa sociedade, pelo processo universal da masturbação com fantasias eróticas heterossexuais. Durante muitos anos atrás, a primeira relação sexual do menino era com uma prostituta. Geralmente o menino era encaminhado pelo pai para um bordel.

11 Hoje, com a liberação dos costumes, a primeira relação sexual pode ser com uma menina, aproximadamente de sua idade. Porém, ainda permanece a idéia que o menino só se torna verdadeiramente homem, quando realiza sua primeira relação sexual. Cada menina ou mulher com quem o menino tem relação sexual são como medalhas que ele conquistou e faz questão de exibi-las aos seus companheiros. Geralmente, estas relações ficam no plano físico, não havendo envolvimento afetivo. Num determinado momento da vida, o menino percebe que o sexo pelo sexo não preenche suas necessidades afetivas, aí então, passa a buscar uma menina com quem possa ter sexo e relacionamento afetivo, com comportamentos amorosos. Isto ocorre, geralmente, no fim da adolescência

12 A MENINA A menstruação fornece à menina uma prova de sua feminilidade. Isto fica marcado para elas nas relações com os meninos, pois é sinal que elas estão mais maduras do que eles. Talvez, na adolescência, seja a fase em que as meninas mais se apaixonam por homens mais velhos. Na questão do corpo, elas procuram mantê-lo saudável e esteticamente agradável. Com freqüência comparam entre elas, o tamanho dos seios, a textura da pele, a beleza dos cabelos e etc. O relacionamento com os meninos está sendo construído com a esperança de que seja permanente, o que não está nos planos dos meninos. Assim, a tentativa da menina em usar sua feminilidade na construção de um relacionamento interpessoal é contrariada e ela acaba por sentir-se não amada e sem atrativos.

13 Em termos gerais, a adolescência inicia-se com o desejo de ser emocionalmente independente e sexualmente ativa; termina com a realização da identificação sexual, uma escolha de profissão e “um lugar ao sol” na sociedade.

14 AS CAPACIDADES Ao chegar à adolescência, o indivíduo teve doze anos ou mais de interação com o seu ambiente, e esses anos foram de importância decisiva para determinar suas capacidades na escola o no trabalho. FATORES QUE AUMENTAM AS CAPACIDADES INTELECTUAIS - diferenças na qualidade geral do sistema nervoso central, isto é, a capacidade para coordenar ações complexas levadas a efeito na mente. - crianças que receberam estímulos da família - crianças que receberam um ensino de qualidade - crianças emocionalmente estáveis - crianças que conviveram em um ambiente sócio-cultural estimulante

15 Até cerca dos doze anos, os pensamentos da criança estão intimamente ligados a situações concretas e imediatas (procedimental – saber fazer). Depois dos doze anos, o adolescente (em contínua interação com o meio social e amadurecimento do sistema nervoso central) pode elaborar expectativas mais complexas (acrescenta o conceitual – por que fazer). O pensamento lógico estende-se agora ao enunciado de proposições relacionadas com objetos e suas propriedades. Por conta disso, parece provável que uma das razões pelas quais os adolescentes se rebelam contra os padrões adultos é que pela primeira vez, podem refletir sobre seus próprios pensamentos e sentimentos, formular hipótese ver que o modo pelo qual os adultos governam o mundo é apenas uma de várias maneiras possíveis.

16 CAPACIDADES INTELECTUAIS, SEGUNDO SPEARMAN
- g _ capacidade geral, que é entendida como aquela que proporciona a apreensão de relações que se evidencia, de modo muito acentuado, em tarefas intelectuais mais complexas, como o raciocínio ou a abstração. - v:ed _ capacidade específica, denominada verbal-numérico-educacional que é a capacidade para compreender palavras escritas e faladas, e é beneficiada pelo tipo de educação.

17 - k:m é o grupo de capacidades específicas denominado prático-mecânico-espacial. O grupo é dividido em: A – capacidade espacial ou a capacidade de perceber e reter mentalmente uma impressão de forma ou padrão como um todo. Exemplo: a percepção da distância da borda da piscina, quando executando um nado. B – capacidade mecânica, a qual depende do conhecimento e experiência de mecanismos e operações mecânicas e, da aptidão inata. Exemplo: a valência física velocidade de deslocamento.

18 SEARS, Robert R. & FELDMAN, Shirley S. (org.) As 7 Idades do Homem
Referência Bibliográfica SEARS, Robert R. & FELDMAN, Shirley S. (org.) As 7 Idades do Homem Tradução: Álvaro Cabral 2ª Edição – Rio de Janeiro – RJ - Zahar Editores – 1981.


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google