A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo."— Transcrição da apresentação:

1 Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo. 1ª ed., Coimbra, Minerva, 1998

2 Reportagem especial Pierre Ganz Características predominantes da reportagem: - a presença da notícia que situa a reportagem nos limites do jornalismo interpretativo (análise e valorização dos momentos reais); - a narração da realidade, não sendo admissível a ficção nem a dramatização, que ao estarem incluídos no formato da reportagem daria lugar a novos géneros jornalísticos; - a originalidade no tratamento e apresentação dos fatos reais, que se combinam com outras formas jornalísticas, como a entrevista, o inquérito, o testemunho e o entretenimento.

3 Reportagem especial Ligação na forma de produção dos documentários. * tem maior atenção na fase da preparação, fase de investigação e documentação do tema; * no tempo de apresentação da reportagem é mais flexível, para não prejudicar a orientação da ideia inicial; * dá-se maior atenção à qualidade da imagem, tanto no seu aspecto técnico, como no estético ou elaborado; * dá-se importância redobrada na fase da montagem, onde realmente se constrói a história.

4 Reportagem especial Jean-Jacques Jespers - Pode sensibilizar o público, chamar a atenção para uma questão e mobilizá-lo. - Contribui para aumentar conhecimentos. - Informação-serviço: a reportagem televisiva é também uma técnica de mediação das relações dos antecedentes e das consequências do acontecimento ou do fenómeno abordado. - Duas dimensões: empática (que visa a ligação entre o espectador e o assunto e/ou as personagens em ação numa relação de conivência afectiva) e de revelação (esclarecimento e contextualização).

5 Preparação da reportagem
- tomar contato com o acontecimento e com os seus intervenientes diretos; - documentar-se bem sobre o máximo de informações do próprio acontecimento, dos seus agentes, do seu enquadramento, do contexto no qual se inscreve; - Observar a localização antes de sair com a sua equipe; - preparar convenientemente o material de apoio antes das entrevistas.

6 Preparação da reportagem
* Deixar a redação avisada sobre as entrevistas do dia e locais de encontro. * Levar a documentação necessária para a cobertura do acontecimento.

7 Caraterísticas da reportagem
Ângulo: selecionar, escrever e montar as informações mais importantes. Ponto de vista escolhido pelo jornalista para tratar um assunto. Um único aspecto é abordado, mas é abordado em profundidade. O ângulo é selecionado de maneira a dar uma ideia global do conjunto e analisar todas as suas facetas. É definido com o chefe de redação antes de ir para o local. Por vezes, cabe ao repórter defini-lo. Pode estar ligado: * À actualidade, novidade da informação; * Aos fatos observados e aos elementos recolhidos; * Ao público ao qual se destina a reportagem.

8 Características da reportagem
Uma reportagem não é completamente bem sucedida se não satisfizer três requisitos: informar o público; trair o menos possível as fontes; comunicar, isto é, criar um diálogo. Após uma reportagem, um repórter nunca abandona a redação sem deixar elementos para as edições seguintes.

9 Tipos de reportagem Quatro tipos de reportagem (Jespers):
a reportagem de atualidade, a grande reportagem, o inquérito o documentário de criação.

10 Tipos de reportagem Reportagem de atualidade:
traduz acontecimentos que acabam de ocorrer. realizada para o próprio dia ou para uma data muito próxima. consiste em imagens que mostram o acontecimento, a maior parte das vezes imagens das consequências do acontecimento, e de entrevistas ocasionais de testemunhos e/ou peritos. melhor fio condutor: simples narração na primeira pessoa: contar o que se viu, e o que pode verificar; dar a palavra às testemunhas.

11 Tipos de reportagem Grande reportagem
- Composição de uma série de informações sobre um acontecimento particular, da atualidade, ou a um fenómeno particular da sociedade, numa mensagem real de uma certa duração. A característica da grande reportagem é ser: - tópica: concentra a atenção sobre uma situação, um fenômeno ou um acontecimento determinado; intensiva: trata os assuntos em profundidade e aborda várias facetas. descreve intensivamente casos ou grupos particulares, enquanto eles representam todo o acontecimento.

12 Tipos de reportagem Grande reportagem A narração deve realçar a ação os personagens com os quais o espectador se familiariza rapidamente e cujas aventuras ele vai querer conhecer. Fio-condutor pode ser o personagem ou um grupo, escolhido em função das suas características pessoais, mas, sobretudo, em função da sua capacidade para simbolizar um conjunto, um grupo mais vasto. Ele deve, em primeiro lugar, estar bem situado no seu meio, no seu ambiente, em função das informações das quais se deseja que ele tenha.

13 Tipos de reportagem Grande reportagem Fases para a preparação da grande reportagem: 1. reúne o máximo de documentos sobre a mensagem que quer transmitir. 2. Visita de preparação no local ou obter informações à distância, marcando antecipadamente o máximo de encontros. 3. o jornalista deve estar pronto a modificar o seu ângulo de ataque o seu ponto de vista de partida, em função das informações recolhidas no local. Muitas vezes, a construção definitiva da reportagem efetua-se no momento da montagem. 4. No caso de não poder preparar tudo com antecedência cabe aos responsáveis da redação escolher um repórter especializado na matéria que deve ser tratada na região em causa

14 Tipos de reportagem Grande reportagem
Uma vez no local, o seu primeiro dever é procurar fontes locais fiáveis a fim de aperfeiçoar o seu conhecimento sobre o assunto tratado. Na realização da grande reportagem, o jornalista deve dar indicações aos operadores de imagem e de som, quanto aos documentos icónicos e sonoros que ele deseja juntar para a sua reportagem. As entrevistas são realizadas in situ. As ilustrações devem esclarecer o texto da reportagem ou mostrar aspectos específicos. A montagem deve ser narrativa e cronológica, na maior parte dos casos.

15 Tipos de reportagem Inquérito - é uma reportagem explicativa ou de investigação que sintetiza numa mensagem o acontecimento relativamente complexo com interesse público de carácter social, económico, jurídico, ecológico ou da vida quotidiana.

16 Tipos de reportagem Documentário de criação
programa elaborado segundo uma visão única, original, pessoal sobre a realidade. Trata-se de uma obra de autor: pensamento e um estética particulares.


Carregar ppt "Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google