A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Institute of Psychology, German Sport University Cologne

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Institute of Psychology, German Sport University Cologne"— Transcrição da apresentação:

1 Institute of Psychology, German Sport University Cologne
ABORDAGEM ECOLÓGICA PARA A ATIVIDADE ESPORTIVA: UM COMENTARIO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA TEORIA DA AÇÃO Autor: JÜRGEN R. NITSCH Institute of Psychology, German Sport University Cologne Int. J. Sport Psychol., 2009; 40:

2 Objetivo O objetivo deste artigo é comentar sobre quatro abordagens ecológicas para a atividade esportiva propostas por: Urie Bronfenbrenner, Roger G. Barker, Egon Brunswik; James J. Gibson.

3 INTRODUÇÃO Variáveis estudadas e explicadas pelas grandes teorias psicológicas: fenomenologia, psicanálise, behaviorismo, gestalt, psicologia cognitiva e humanista: Propriedades do ambiente e suas inter-relações com as características da pessoa (AÇÃO); Desenvolvimento e conduta do ser humano.

4 INTRODUÇÃO Quais são as características comuns das abordagens ecológicas estudas neste texto? Quais são os principais componentes dessas propostas? Qual é sua contribuição na solução de problemas teóricos, metodológicos e práticos no esporte? Entender a AÇÃO humana a partir da TEORIA DA AÇÃO.

5 COMPONENTES DAS ABORDAGENS ECOLÓGICAS

6 COMPONENTES DAS ABORDAGENS ECOLÓGICAS
Direções de investigação e intervenção: Descrever as estruturas das condições ambientais e identificar e modificar as que são desfavoráveis; Analisar os comportamentos que ocorrem sob essas condições; Permitir que a pessoa se torne mais sensível e adaptar as condições de aprendizagem e treinamento.

7 DIFERENÇAS Teoria Bioecológica do desenvolvimento de Bronfenbrenner:
condições do desenvolvimento; Interações do micro, meso, exo e macrosistema; Teoria psicologia ecológica de Barker (1968): comportamento condicionado pelo espaço-tempo do contexto; Programas que contêm padrões do comportamento.

8 DIFERENÇAS Função probabilistica de Brunswik: Affordance do Gibson:
teoria do processo de percepção; Incerteza do ambiente - relação do organismo aos estímulos. Affordance do Gibson: Percepção – ação; A percepção não precisa de um processo de mediação (processos cognitivos).

9 TEORIA DA AÇÃO A natureza do comportamento humano está na intenção da conduta dentro do contexto situacional: AÇÃO; Estados e processos psicológicos são explicados e considerados a partir da relação funcional com a AÇÃO; Qualquer ação está constituída pela integração funcional de: PESSOA-AMBIENTE, PROCESSOS INTRA-PESSOAIS E A PERSPECTIVA COM O PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

10

11

12

13

14


Carregar ppt "Institute of Psychology, German Sport University Cologne"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google