A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aline Ana Paula Tauana Helma Projeto de Reflexão Livro: Informática na Educação Capitulo 9 Cachoeirinha, 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aline Ana Paula Tauana Helma Projeto de Reflexão Livro: Informática na Educação Capitulo 9 Cachoeirinha, 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Aline Ana Paula Tauana Helma Projeto de Reflexão Livro: Informática na Educação Capitulo 9 Cachoeirinha, 2013.

2 Pesquisa na Internet A www é considerada a biblioteca universal, possui o maior acervo de informações do mundo e está disponível 24 horas por dia em qualquer pais.É possível localizar informações sobre os mais variados assuntos nas mais diversas abordagens e é em relação a esta questão que os educadores ficam preocupados. Como fazer com que os alunos saibam discernir entre as informações que devem ser utilizadas para seus trabalhos.

3 Utilizar a internet como meio de pesquisa não significa excluir as demais mídias, sejam impressas ou audiovisuais. É importante que a escola continue sempre utilizando o livro, as revistas, os jornais, a televisão, o rádio e os demais meios como fonte pesquisa.

4 Alguns sites desenvolvidos para facilitar e estimular a pesquisa e as atividades escolares: Biblioteca virtual de literatura- http//WWW.biblio.com.br Brasil escola – http//www.brasilescola.com/canais/ Escola 24horas- http//www.escola24h.com.br Educacional- http//www.educacional.com.br Info escola- http//www.infoescola.com/ Portal aprende Brasil- http//wwwaprendebrasil.com.br

5 Existem duas formas básicas para realizar pesquisas na internet: -A partir de um endereço de site que já dispomos, no qual conseguimos por meio de revistas, jornais, televisão ou até mesmo quando algum amigo ou professor nos indica para pesquisa. -A partir dos índices de pesquisas disponíveis na internet., como sites que formam desenvolvidos especialmente para facilitar as pesquisas dos internautas. Os principais sites de pesquisas são: Alta vista – http//www.altavista.com Aonde- http//www.aonde.com.br Google- http//www.google.com.br Yahoo- http//www.yahoo.com Radar UOL- http//www.radaruol.com.br

6 Muitas vezes professores comentam que realizam uma pesquisa na internet e não localizam as páginas com os conteúdos de seu interesse, percebemos inúmeras vezes é que a pesquisa não estava bem direcionada. Ao realizar uma pesquisa na internet, é necessário que você identifique a palavra-chave que será pesquisada. Por exemplo: se estiver pesquisando sobre bacalhau, deve-se digitar como palavra – chave o nome peixes, ou bacalhau.

7 Utilize aspas para restringir sua pesquisa. Por exemplo, se você deseja pesquisar sobre Delta do Parnaíba, digite assim: Delta do Parnaíba, ou seja, entre aspas. Se você não digitar entre aspas, o índice de pesquisa vai localizar vários sites sobre deltas. Outra forma de restringir o ponto e vírgula entre as palavras. Por exemplo, Delta do Parnaíba, você poderia utilizar Delta; Parnaíba.

8 Para os sites de busca não é necessário digitar acentos e cedilhas; bem como não precisa digitar letras maiúsculas, ou seja, esses sites não distinguem letras maiúsculas de minúsculas. Ao digitar um texto ou uma palavra a ser pesquisado, o fato de digitar no plural pode ampliar as possibilidades da sua pesquisa. Por exemplo: se você digitar hotéis de Fortaleza, pode localizar mais informações do que se você digitasse hotel em Fortaleza.

9 Pesquisar na Internet Como desenvolver atividades de pesquisas na Internet com os alunos

10 Existem três modalidades: 1.Pesquisa livre - tendo como objetivo estimular a autonomia e a curiosidade nos alunos. 2. Pesquisa direcionada pelo conteúdo – tem como objetivo que através de um assunto solicitado pelo professor os alunos procurem em diferentes sites. Obs.: Obs.: Este trabalho implica em ter disponível uma internet de boa qualidade senão pode ocorrer a desistência da pesquisa entre os alunos.

11 3. Pesquisa direcionada pelo conteúdo e site – tem por objetivo que o professor não se exponha a novos conteúdos e por consequência novos questionamentos. Obs.: Obs.: Aula bancária só com um visual diferenciado, digamos renovado. Sistemas de Segurança na Internet Programas que bloqueiam o acesso aos conteúdos não desejados: Pré cadastramento dos endereços dos sites: O uso de palavras-chave.

12 Procurar antecipar-se aos problemas Rodar programa que busca por senhas fáceis na própria base de seus usuários -crack (ftp://ftp.cert.org/pub/tools/crack) Conscientizar os usuários da importância de se ter senhas não triviais. Existem vários sites que tratam do Sistema de Segurança na Internet abaixo alguns endereços: htpp:// cartilha.cert.br/glossario/#a htpp://www.infowester.com/dicasegurança.php

13 Criptografia - Chave Criptográfica Uma chave criptográfica é um valor secreto que modifica um algoritmo de encriptação. A fechadura da porta da frente da sua casa tem uma série de pinos. Cada um desses pinos possui múltiplas posições possíveis. Quando alguém põe a chave na fechadura, cada um dos pinos é movido para uma posição específica. Se as posições ditadas pela chave são as que a fechadura precisa para ser aberta, ela abre, caso contrário, não. Instalar programas para fazer a monitoração da rede TCPDUMP-monitora tráfego da rede (ftp://ftp.ee.lbl.gov/tcpdump2.2.1.tar.Z) TRACEROUTE - traça caminho para um determinado destino (ftp://ftp.ee.lbl.gov/traceroute.tar.Z) SNIFFER - grava os primeiros 128 bytes de uma sessão (muito usado por hackers) ISS - testa vulnerabilidades mais comuns nos principais serviços de rede (ftp://ftp.iss.net/pub/iss)

14 Avaliação de Sites Educacionais Considerando que a internet é um recurso para pesquisas educacionais e a tendência é que utilizamos cada vez mais, é importante que saibamos analisar os sites que utilizamos como fonte de pesquisa. Itens a serem verificados: * O nome do site: Nem sempre o nome corresponde ao site pesquisado. Exemplo: o site da Escola do Futuro é o site da Revista Nova Escola é

15 * A autoria do site: Quem são as pessoas ou empresas que estão relacionados com desenvolvimento do site. * A data da publicação ou atualização da página: Essa informação irá situá-lo quanto ás questões relacionado ao tempo em que a informação está disponível. Exemplo: Um site de notícias (WWW.G1.com.br). * Objetivo do site: Itens de apresentação, quem somos, nosso objetivos, nossa missão, etc. É importante fazer uma leitura dessa área do site para identificar e situa-se enquanto as informações publicadas.WWW.G1.com.br

16 * Conteúdo do site: por exemplo, se o site realmente possui as informações necessárias para sua pesquisa. * Público alvo: Para quem foi desenvolvido o site e para que público está voltado. Exemplo: Estudantes, professores.... * Os recursos de comunicação do site: s para contatos, fórum, bate-papos, comentários que promovem a interação do autor do site com os leitores do site.

17 * Os recursos de pesquisa que o site possui: A maior parte dos sites que foram desenvolvidos para finalidade educacional possui suas informações separadas por áreas do conhecimentos, por disciplinas escolares.

18 FTP * Serviço que possibilita o envio (UPLOD) e o recebimento (download) de arquivos pela internet; * Com ele é possível copiar os programas disponíveis da internet; * Com a evolução do browsers (navegador que interpreta o html) já é possível capturar arquivos direto do próprio WWW. Basta o usuário clicar no arquivo e, em seguida informarem qual diretório ficará armazenado o arquivo a ser recebido; * Veja alguns endereços de sites que disponibilizam programas que são obtidos a partir do FTP: Sites de jogos e atividades em geral:

19 * Os serviços de enviar e receber também podem ocorrer a partir da utilização dos programas de ;

20 Comunicação na Internet Comunicação na Internet * Os serviços de internet mais utilizado são os de comunicação; * Existem dois tipos de comunicação na internet: Síncronas: Que só funcionam se existem dois ou mais usuários interligados à internet no mesmo momento. Ex: os chats, salas de Bate-papo. Assíncronas: Funcionam mesmo quando um dos computadores está desligado. Ex: , fóruns. * Para desenvolver atividades educacionais, o mais fácil é utilizar os recursos de comunicação assíncronos, pois não é necessário que os participantes da comunicação estejam acessando a Internet no mesmo instante.

21 Referencias: TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação. 8º Ed. São Paulo, 2008.


Carregar ppt "Aline Ana Paula Tauana Helma Projeto de Reflexão Livro: Informática na Educação Capitulo 9 Cachoeirinha, 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google