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PublicouLuca Madeira Alterado mais de 9 anos atrás
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Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS
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Uma ideia que vem de longe De um lado, a ideia que os cientistas, acadêmicos e filósofos costumam ter, que existe um único modo “científico” de conhecer o mundo (o certo, o verdadeiro), e outros modos errados, não científicos De outro, o reconhecimento de existem muitas maneiras diferentes de conhecer e produzir conhecimento, e que o conhecimento se dá a partir de organizações e formatos institucionais e sociais muito diferentes uns dos outros. Polêmica: a construção social do conhecimento e as “science wars”.
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Primeira aproximação, 1981: modelos de atividade científica
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Modelos de atividade científica
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As bases institucionais dos três modelos O modelo da ciência – as universidades, os acadêmicos Sociologia da ciência: Merton, Ben-David, Polanyi, Khuen O modelo da técnica – a indústria, crescimento econômico, inovação Os economistas: Nathan Rosemberg, Richard Nelson, Paulo David O modelo burocrático: a “big science” militar e governamental Cientistas, marxistas, cientistas políticos: J.D. Bernal, J. J.Salomon A polêmica: “Scientist’s role” (Ben-David) vs. “role of science” (Bernal) Tese: os três coexistem, mas têm culturas distintas, e se ignoram
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Segunda aproximação: The New Production of Knowledge, 1994
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Repercussão (Google Scholar) The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies - Cited by 4933
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Os diferentes autores e suas preocupações Stint/Svensson (Suécia) Michael Gibbons (Inglaterra, administração) tornar a pesquisa e as universidades mais relevantes para a competitividade Peter Scott (Inglaterra) Os desafios das mudanças culturais, os temas do relativismo e do pós-culturalismo Camille Limoge, Montreal Planejamento, coordenação e desenvolvimento dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia Martin Trow, sociólogo A massificação do ensino superior e como lidar com as questões de qualidade e autonomia das universidades Helga Nowotny: Os novos desenvolvimentos da ciência e os formatos institucionais e sistemas de política científica que requerem Simon Schwartzman Desenvolvimento e políticas de C&T em países em desenvolvimento
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Modo 1 e Modo 2
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Aspectos correlacionados Conhecimento como mercadoria comercializada e marquetizada A massificação da educação superior e da pesquisa A crise “pós-cultural” das ciências sociais e humanidades O conhecimento distribuído em redes: competitividade, colaboração, globalização A reconfiguração das instituições Que políticas de ciência e tecnologia são possíveis / desejáveis no novo contexto? Visão antiga: política científica é dar dinheiro para os cientistas, que decidem como aplicá-lo Visão tecnocrática: as políticas de ciência e tecnologia podem ser planejadas de forma centralizada Visão atual: o papel dos governos como estimulador e intermediário de uma pluralidade atores e interesses
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O Impacto sobre o ensino superior Diferenciação das universidades Ensino vs. Pesquisa Pública vs. Privada Filantrópicas vs. privadas Global, nacional, regional e local Politização e o “new managerialism” O papel da “profissão acadêmica” O papel dos sindicatos docentes O espaço para as políticas públicas
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Aonde estamos? - Criticas O “modo 2” não é tão novo como se pretende (lembremos Pasteur...) Ele não pode ser pensado e empregado como a única maneira de organizar a atividade de pesquisa, e muito menos as instituições universitárias Ele não toma em conta as profundas transformações e tensõs dos sistemas modernos de ensino superior Ele não considera os processos de formação, que tendem a ser disciplinares Ele não aprofunda a questão da “big science” e sua vertente militar
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Mas... Mas as questões de fundo, de como lidar com as questões de criação, apropriação, transmissão e uso do conhecimento, em um contexto de altos custos e grandes interesses públicos e privados, permanecem...
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Muito obrigado! simon@iets.org.br
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