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Módulo 13: A Equipe de Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Módulo 13: A Equipe de Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 13: A Equipe de Gestão do Conhecimento

2 Listar as principais habilidades necessárias à implementação da GC.
Módulo 10. A Equipe da GC Listar as principais habilidades necessárias à implementação da GC. Analisar o papel do Chief Knowledge Officer (CKO) Descrever os principais papéis exigidos de uma equipe de GC e listar as responsabilidades de cada um. Analisar os tipos diferentes de trabalhos na área de GC e citar os empregadores em potencial de profissionais de GC Discutir questões éticas relacionadas ao profissional de GC O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Avaliar Contextualizar Atualizar
A Equipe de GC no Ciclo Integrado de GC Cultura Organizacional Estratégia de GC Avaliar Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento A Equipe de GC Indicadores de GC Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Práticas de GC Fonte: DALKIR, 2005 3

4 O que falta no Ciclo Integrado de GC proposto por Kimiz Dalkir?
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5 A Equipe de GC no Ciclo Integrado de GC
Cultura Organizacional Estratégia de GC Avaliar Resultados Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento A Equipe de GC Indicadores de GC Partes Interessadas Contextualizar Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Práticas de GC Fonte: DALKIR, 2005 5

6 Habilidades Necessárias à Implementação da GC
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7 Administrar bem o tempo
Habilidades Necessárias à Implementação de GC Administrar bem o tempo Usar técnicas de aprendizagem para aprender e adquirir conhecimento rapidamente Pesquisar e defender a importância da GC e obter conhecimento de outras pessoas Ser capaz de estabelecer redes informais para influenciar e ter acesso a pessoas com conhecimento Pesquisar recursos de GC Utilizar com facilidade ferramentas de TI para armazenar e disseminar informação O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 7

8 Resolver problemas de forma colaborativa
Habilidades Necessárias à Implementação de GC Dialogar abertamente Resolver problemas de forma colaborativa Ser flexível e estar disposto a utilizar novas técnicas/métodos/ferramentas e assumir riscos calculados Rever lições aprendidas em erros, riscos, oportunidades e sucessos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 8

9 Sete categorias de habilidades de GC
Habilidades Necessárias à Implementação de GC Sete categorias de habilidades de GC Recuperar informação Avaliar e acessar informação Organizar informação Analisar informação Apresentar informação Proteger informação Colaborar com uso da informação Fonte: GOADE, J. Problem solving skills for the information age: from concept to practice. JMS Project, Millikin University. Disponível em: O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 9

10 Competências e Papéis do Chief Knowledge Officer (CKO)
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11 Ferramentas e Tecnologias Quais as competências do CKO de sucesso?
Conhecimentos das ferramentas de GC (exemplos: portais, tecnologias de colaboração, mecanismos de busca, sistemas de identificação de especialistas Capacidade de acessar e avaliar informação recuperada. Entende a efetividade e aplicabilidade das ferramentas de GC Ferramentas e Tecnologias Promove confiança Inovador e tem disposição de assumir riscos Faz o que ensina. Demonstra atitude de aprendizagem e compartilhamento de informação/conhecimento Grande entusiasmo e comprometimento com a captação e compartilhamento do conhecimento Atua em equipe Quais as competências do CKO de sucesso? Fonte: NASA Atitudes 11

12 Quais as competências do CKO de sucesso? Pensamento Estratégico
Contador de histórias – comunicador ávido Capacidade de persuasão Capacidade de estabelecer alianças em toda a organização Capacidade de apresentar novas ideias e obter apoio Capacidade de comunicar ideias e torná-las relevante para as pessoas Capacidade de escrever com clareza e publicar ideias Comunicações Ter uma visão clara e mantê-la Pensamento holístico/visão sistêmica Conhecer os desafios urgentes da organização e alinhar GC a esses desafios Entender as habilidades únicas necessárias para mobilizar conhecimento: conhecimento como fluxo vs. Estoque, extração de conteúdo, capacidade de síntese, etc. Entender e o ter foco no cliente Quais as competências do CKO de sucesso? Pensamento Estratégico Fonte: NASA 12

13 13 Capacidade de influenciar a alta administração
Diplomacia na defesa da mudança Energia e persistência diante da resistência organizacional Capacidade de produzir resultados sem ser o gerente responsável pelo processo Reconhecido e respeitado na organização – transmite confiança Capacidade de motivar grande número de empregados a mudar seu comportamento quanto ao compartilhamento do conhecimento Transformar resultados qualitativos em resultados quantitativos Ganhar a queda de braço com o responsável pelo orçamento Capacidade de gerenciar projetos Entender a cultura organizacional e saber o que é capaz de mudá-la Conhecimento e alinhamento com a missão organizacional Entende de modelagem de processos organizacionais e mensuração Conhecimento de conceitos e estratégias de GC Conhecimento de novas estruturas organizacionais e maneiras de implementá-las Liderança e Gestão Fonte: NASA Conhecimento Pessoal e Capacidade Cognitiva Quais as competências do CKO de sucesso? 13

14 Liderança e Estratégia Qual é o papel do CKO na organização pública?
1. Proporcionar Liderança e Estratégia Propor e “vender” uma visão de GC Ajudar o principal dirigente a conduzir a organização na direção desejada Comunicar comprometimento e a estratégia de GC para acionistas e atores Liderar pelo exemplo Ter iniciativas e implementar projetos piloto usando ferramentas e tecnologias de GC Atuar como pessoa de contato com parceiros de outras organizações públicas e empresas para facilitar as práticas de excelência em GC Desenvolver estratégias para transformar o conhecimento tácito em explícito Atuar como um agente de transformação (da mentalidade da era industrial para a mentalidade da era da informação) Fornecer orientação e política para institucionalizar as práticas de GC Negociar pessoalmente por recursos com o responsável pelo orçamento Habilidade de transformar informações qualitativas em quantitativas Liderança e Estratégia Proporcionar Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 14

15 Qual é o papel do CKO na organização pública?
2. Medir Resultados Contribui para o cumprimento da missão e o alcance dos objetivos estratégicos Avalia a efetividade dos projetos de GC e a contribuição para a missão organizacional Faz “benchmarking” com outras organizações (públicas e privadas) Converte capital intelectual em capital estrutural Reduz custo operacional e o tempo de desenvolvimento de produtos e serviços Resultados Medir Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 15

16 3. Promover Melhores Práticas e Processos
Incentiva e dá apoio de infraestrutura para a reutilização do conhecimento e inovação Viabiza meios para comparar o desempenho de indivíduos e equipes Melhores Práticas e Processos Promover Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 16

17 4. Promover Cultura de Compartilhamento
Promove uma cultura organizacional que facilita o compartilhamento do conhecimento tácito e do conhecimento explícito e a aprendizagem organizacional Promove mudança cultural Cultura de Compartilhamento do Conhecimento Promover Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 17

18 Comunidades de Prática Qual é o papel do CKO na organização pública?
5. Estimular Comunidades de Prática Dissemina em toda organização as comunidades de prática Estabelece relacionamento com líderes relacionados: Recursos Humanos, Aprendizagem Organizacional, Tecnologia da Informação e bibliotecários Comunidades de Prática Estimular Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 18

19 6. Utilizar Reconhecimento e Recompensa
Dissemina em toda organização as comunidades de prática Estabelece relacionamento com líderes relacionados: Recursos Humanos, Aprendizagem Organizacional, Tecnologia da Informação e bibliotecários Reconhecimento e Recompensa Utilizar Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 19

20 Ferramentas e Tecnologia Qual é o papel do CKO na organização pública?
7. Disponibilizar Ferramentas e Tecnologia Mantem atualizadas as ferramentas e técnicas novas de TI Compartilha informação sobre ferramentas de GC e busca oportunidades para utilização de ferramentas de TI em toda a empresa Ferramentas e Tecnologia Disponibilizar Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 20

21 Qual é o papel do CKO na organização pública?
8. Promover a Educação Educa a alta administração e funcionários sobre a GC e seus benefícios Define papéis, conjunto de habilidades e oportunidades de carreira para trabalhadores do conhecimento Educação Promover Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 21

22 9. Criar e Usar Taxonomia Propor definições comuns para facilitar a compreensão dos conceitos de GC Promover o desenvolvimento de taxonomia para classificar e armazenar informação explícita para permitir fácil acesso e uso. Taxonomia (Linguagem Comum Criar e Usar Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 22

23 Qual é o papel do CKO na organização pública?
10. Garantir Recursos Liderar o desenvolvimento do orçamento de GC e defender a manutenção dos recursos de GC disponíveis. Disponibilizar recursos para as pessoas interessadas em colocar GC em prática Recursos Garantir Qual é o papel do CKO na organização pública? Fonte: NASA 23

24 Conhecimento profundo e amplo Paciência
Paixão Conhecimento profundo e amplo Paciência Quais são os atributos pessoais mais importantes que você como CKO deve possuir? Persistência Integrador “Casca Grossa” Sensibilidade Sabedoria Inteligência emocional Eterno Aprendiz Inteligência Fonte: NASA 24

25 Chief Knowledge Officer (CKO) ou Chief Learning Officer (CLO)
Gerencia a equipe de GC e é o principal responsável por: Elaborar uma estratégia de GC Cuidar das atividades operacionais de GC Influenciar o processo de mudança organizacional Gerenciar a equipe de GC FONTE: RUSONOW, G. Knowledge management and the smarter lawyer. New York: ALM Publishing, 2003. 25

26 Papéis e Responsabilidades da Equipe de GC
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27 Papéis Responsabilidades
Papéis e Responsabilidades da Equipe de GC Papéis Responsabilidades Líderes do Conhecimento Promover GC na organização Gerentes do Conhecimento (Promotores do Conhecimento) Captar e gerenciar o conhecimento interno e externo Navegadores do Conhecimento (Corretores do Conhecimento) Identificar onde o conhecimento pode ser localizado Resumidores do Conhecimento (Mordomos do Conhecimento) Facilitar o armazenamento de conhecimento significativo na memória organizacional Editores de Conteúdo (Gerentes de Conteúdo Codificar e estruturar o conteúdo. Papel envolve captar e documentar conhecimento (pesquisadores, escritores, editores) Desenvolvedores da WEB, publicadores eletrônicos, gerentes de Intranet Desenvolver a WEB, publicar conteúdos em meio eletrônico, gerenciar a Intranet 27

28 Papéis Responsabilidades
Papéis e Responsabilidades da Equipe de GC Papéis Responsabilidades Papéis no processo ensino-aprendizagem (instrutores, facilitadores, mentores, coaches, responsáveis por desenvolver habilidades de gestão da informação e do conhecimento Ensinar, instruir, facilitar, orientar, capacitar em gestão da informação e do conhecimento Papéis na área de recursos humanos Desenvolver programas e processos que estimulam culturas e atitudes favoráveis à GC Publicadores do Conhecimento (mestres da Web, arquitetos do conhecimento e editores do conhecimento) Publicar materiais internamente (na Intranet) Coaches e Mentores Assistir indivíduos na unidade organizacional no desenvolvimento e aprendizagem das atividades de GC 28

29 Papéis Responsabilidades
Papéis e Responsabilidades da Equipe de GC Papéis Responsabilidades Atividades de Apoio (Knowledge Support Office Escritório de Apoio ao Conhecimento) Disseminação de informação sobre GC e informação relacionada à capacitação 29

30 Trabalhos na Área de GC e Potenciais Empregadores
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31 TFPL (www.tfpl.com) Empresa especializada em Recrutamento e seleção
Consultoria Treinamento Serviços de pesquisa Sede: Londres Foco: gestão do conhecimento, gestão da informação, gestão de bibliotecas, gestão de arquivos e gestão da WEB e de conteúdo Desde 1987 trabalha para organizações públicas e privadas para ajudá-las a desenvolver e implementar estratégias de GC e de gestão da informação Elaborou um guia das competências necessárias na área de GC com base em levantamento realizado junto a 500 organizações com experiência prática em GC 31

32 Organizações que Oferecem Empregos na Área de GC (EUA e Europa)
Organizações que atuam com informação Editoras Desenvolvedores e fornecedores de base de dados Organizações que atuam com meios de comunicação de massa: Jornais, revistas, rádio e TV Novas organizações de comunicação (desenvolvimento de recursos de multimídia) Organizações que coletam informação (Reuters) Associações profissionais (American Chemical Society) Organizações que divulgam informação: Empresas de TV a cabo e de telecomunicações Vendedores de banco de dados Prestadores de serviços 32

33 Organizações que Oferecem Empregos na Área de GC (EUA e Europa)
Organizações da área de Tecnologia da Informação (empregam profissionais de GC há muito tempo) Indústria de software Empresas de hardware Empresas desenvolvedoras de tecnologia instrucional (e-learning) Organizações que atuam na área de organização, acesso e preservação da informação Bibliotecas (bibliotecas universitárias, bibliotecas públicas, bibliotecas corporativas, bibliotecas de escolas, bibliotecas de pesquisa, bibliotecas de hospitais, etc.) Museus Arquivos Hospitais e outras organizações na área de saúde 33

34 Organizações que Oferecem Empregos na Área de GC (EUA e Europa)
GC pode ser encontrada em quase todo tipo de organização: Escritórios de advocacia Clínicas médicas Empresas farmacêuticas Construtoras Organizações governamentais Bancos e empresas de seguro Organizações militares Papéis de GC: Aplicação de TI (avaliação, seleção e aplicação de designs, pesquisa e coleta, síntese e avaliação de informação em bibliotecas, áreas de inteligência competitiva e gestão de arquivos) 34

35 Organizações que Oferecem Empregos na Área de GC (EUA e Europa)
Governo Líder em GC em muitas áreas Empregos na área de produção e divulgação de informação Bureau of Labor Statistics Department of Commerce National Center for Education Statistics National Technical Information Service (NTIS) Education Resource Information Center (ERIC) U.S. Geological Survey National Institutes of Health Bureau of the Census, Patent and Trademark Office United Nations World Bank 35

36 Organizações que Oferecem Empregos na Área de GC (EUA e Europa)
Outras organizações públicas: Área de inteligência: CIA Formulação de política na área de produtos alimentares e farmacêuticos: Food and Drug Administration (FDA) Meio acadêmico e instituições de pesquisa: Grandes empresas pesquisa científica (Projeto do Genoma Humano) Carreira acadêmica em universidades 36

37 A Ética e o Profissional de GC
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38 GC pode promover a ética ao aumentar a transparência da gestão
Ética e o Profissional de GC GC pode gerar um senso maior de transparência no processo de tomada de decisões GC pode promover a ética ao aumentar a transparência da gestão Transparência = acesso aberto ao conhecimento e aos processo de conhecimento Transparência permite identificar processo de conhecimento que não funcionam bem e práticas e ideias ineficazes GC trata coo o conhecimento organizacional é produzido e aplicado na prática O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 38

39 Ética e o Profissional de GC
Transparência pode contribuir para: i) práticas empresariais éticas; e ii) inovação O foco na GC está em gerenciar a qualidade e complexidade do processo de conhecimento Não há outra prática gerencial que se dedica explicitamente à maneira como o conhecimento organizacional é produzido e colocado em prática O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 39

40 Compartilhamento Aplicação
Ética e o Profissional de GC O problema da transparência corporativa é fundamentalmente um problema de GC. Prática de gestão ineficaz é resultado do uso de conhecimento inadequado conhecimento inadequado é o resultado indesejado do processamento do conhecimento Pode gerar Criação Compartilhamento Aplicação do conhecimento O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. Produto com defeito 40

41 Impacto nos comportamentos ilícitos
Ética e o Profissional de GC Maior abertura e transparência nas organizações Impacto nos comportamentos ilícitos Mais inovação por meio da maior inclusão de pessoas no processamento do conhecimento GC se dedica a aumentar o processamento do conhecimento Isso pode ajudar na transição para maior abertura e transparência O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 41

42 TROCA DE IDÉIAS Se vocês tivessem que montar uma equipe de GC em uma das organizações onde trabalham, quais papéis escolheriam como mais relevantes para a implementação da GC? Por que? 42

43 FIM DO MÓDULO 13. Equipe de GC. Obrigado!
Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília 43

44 Leitura para a próxima aula
Próximo Módulo: A Gestão do Conhecimento na Administração Pública (Módulo 14) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 44


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