A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Universidade Aberta Doutoramento em Educação Especialidade de Educação a Distância e Elearning Comunicação online e sociedade em rede Aprendizagem em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Universidade Aberta Doutoramento em Educação Especialidade de Educação a Distância e Elearning Comunicação online e sociedade em rede Aprendizagem em."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 Universidade Aberta Doutoramento em Educação Especialidade de Educação a Distância e Elearning Comunicação online e sociedade em rede Aprendizagem em redes Grupo de trabalho Mara Denize Mazzardo – 1401439 José Manuel Freixo Nunes – 1005074 1ºSemestre 2014-2015

3 2 Aprendizagem em redes Introdução Esta introdução tem vista enquadrar a temática da aprendizagem nas redes, no sentido de compreender melhor alguns termos utilizados durante esta apresentação. Importância Oportunidade; Ligação. Fonte: Google/Youtube/Moodle

4 3 Aprendizagem em redes Introdução Nova forma de aprender Convergência de meios; Distribuição da informação. Fonte: www.entrepreneurs-journey.com

5 4 Aprendizagem em redes Introdução Software social Construir comunidades; Criar conhecimento; Aprendizagem ativa; Surgimento de ideias, etc.

6 5 Aprendizagem em redes Introdução Educação formal Liga os alunos; Descobrem o conhecimento; Criam conhecimento; Partilham informação, etc.

7 6 Aprendizagem em redes Introdução Teoria orientadora Conetivismo de George Siemens (2004) Juntar o físico e o virtual; Repensar conceitos; Aprendizagem formal e informal; O mundo do trabalho e o sentido social do mesmo.

8 7 Aprendizagem em redes Redes O que é uma rede ? Teoria ator-rede (Actor-Network Theory); O efeito de centralidade; Identificação de subgrupos;

9 8 Aprendizagem em redes Redes Díade Tríade

10 9 Aprendizagem em redes Redes As redes e a interação entre as pessoas; As redes são irregulares; As redes são incertas; As redes são variadas; As redes estão agrupadas; As redes desenvolvem a cooperação; As redes são ilimitadas; As redes não são constituídas tecnologicamente; Fonte: Wikipedia

11 10 Aprendizagem em redes Redes Análise de redes Centralidade; Densidade; Coesão. Fonte: RECUERO, Raquel. Contribuições da Análise de Redes Sociais para o Estudo das Redes Sociais na Internet: O caso da hashtag #Tamojuntodilma e #CalaabocaDilma. Revista Fronteiras (Online): Vol 16, p.1, 2014.

12 11 Aprendizagem em redes Redes NodeXL Gephi Software de análise Fonte: htnodexl.codeplex.comFonte: gephi.github.io

13 12 Aprendizagem em redes Redes A nossa rede Atores; Nós da rede; Ligações.

14 13 Aprendizagem em redes Redes Liberdade de cooperação nas redes Fonte: Adaptado de Dron e Anderson, 2014

15 14 Aprendizagem em redes Redes Distância transacional ProfessorAluno

16 15 Aprendizagem em redes Redes Ferramentas da rede PerfilConteúdo e partilhaComunicação Presença e de estado NotificaçãoReferênciaEncaminhamentoSuporte emocional

17 16 Aprendizagem em redes Valor das Redes na Educação Formal

18 17 Aprendizagem em redes Colaborações Globais O Earthducation conectou redes de escolares em todo o mundo a uma equipa de pesquisadores, para os envolver ativamente no que Doering (2006) descreve como "aprendizagem aventura“ As redes propiciam oportunidades para os alunos participarem em projetos de escala global. Por exemplo, o Centro para a Inovação em Engenharia e Ciências da Educação.

19 18 Aprendizagem em redes O Valor das Redes na Educação Formal

20 19 Aprendizagem em redes A Emergência dos Grupos e o Crescimento das Redes A facilitação, propriedade e outras questões relacionadas com liderança diferenciam grupos de redes. Grupos são hierárquicos e com papéis definidos. Redes são auto organizáveis, intencionais, porém Wenger e outros falam de pessoas que exercem funções chave de "desenvolvimento comunitário" que fornecem liderança para as redes emergentes. Redes também são constituídas por colegas, familiares, amigos, ex- colegas de trabalho, vizinhos e outras pessoas que possam ser chamados para apoiar atividades de aprendizagem. Ferramentas Tecnológicas e projetistas contribuem para o crescimento das Redes.

21 20 Aprendizagem em redes Diversidade da Rede

22 21 Aprendizagem em redes Contexto em Redes As pessoas apresentam identidades diferentes em contextos diferentes e não são participantes de uma única rede, mas de muitas (Dron, Anderson, e Siemens, 2011; Rainie & Wellman, 2012) Redes de aprendizagem académica ou pessoal podem ser muito diferentes daquelas que se relacionam com hobbys ou amigos (Facebook para fazer amigos, LinkedIn para contatos de negócios, academia.edu para contatos académicos). Um número crescente de sites que utilizam redes sociais fornecem ferramentas para divisão de redes em pedaços mais geríveis: Listas do Facebook, Google+ Circles, Formas variadas do LinkedIn de especificar relacionamentos, Listas do Twitter, coleções de Elgg.

23 22 Aprendizagem em redes A Posse de Artefatos na Rede Tema Disruptivo Possibilita o Surgimento de Produtos Digitais Diferentes Na educação vemos rupturas e oportunidades equivalentes provocadas pelos Open Educational Resources (OERs) ou Recursos Educacionais Abertos (REA). Disponibilização de REA nas redes contribue para a aprendizagem dos interessados.

24 23 Aprendizagem em redes Identidade nas Redes

25 24 Aprendizagem em redes Participação em Redes Ao contrário dos grupos, para que as redes operem de forma eficaz, a participação deve ser tão livre e ampla quanto acessível (equipotência). A equipotência também se refere ao poder dos membros da rede para definir a extensão de sua participação numa rede particular. Vencer Barreiras de Acesso - a participação no nível físico está aberto para todos que têm acesso ao Cyberespaço (uma capacidade quase universalmente disponível nos países desenvolvidos, mas, desigualmente distribuído em alguns países em desenvolvimento). Os Dispositivos Móveis estão contribuindo para o aumento do acesso. O valor da rede está restrita para aqueles que são capazes de se adaptar com uma cultura fluída e aos contextos da rede. A participação na rede requer um compromisso partilhado com um interesse comum, objetivo ou uma atividade na rede.

26 25 Aprendizagem em redes Redes e Capital Social Através de interação colaborativa, ação e discurso, grupos e redes constroem Capital Social. Quando um grupo baseia-se em seu capital social para agir coletivamente, frequentemente vai gerar ainda mais Capital Social (Resnick, 2001, p. 2) O Capital Social criado fortalece os indivíduos e sua(s) rede (s) Burt (2009) discute o papel de um intermediário, alguém que abrange dois grupos ou redes e serve como um facilitador para mais extensão social e, muitas vezes, transações económicas. Ele aponta para o papel do professor como aquele que é intermediário de conexões, não somente para o conteúdo, ideias e fatos, mas para grupos individuais, redes e coletivos que podem ser chamados para expandir e aplicar as ideias estudadas.

27 26 Aprendizagem em redes Projetando Aplicações de Rede

28 27 Aprendizagem em redes Conclusão Todas as redes são importantes e atualmente o mundo sem o seu contributo colapsava. A sua importância estende-se também às aprendizagens, de forma formal ou informal e estamos sempre a aprender quando estamos ligados. Os participantes determinam o percurso de suas aprendizagens nas redes e estas são uma forma social muito diferente dos grupos: confusa, explosiva, emergente e sem limites. Questionamento: Como os Professores devem atuar em Contextos de Redes? Ou Quais são as funções dos Professores em Contextos de Rede?

29 28 Aprendizagem em redes Bibliografia Dron, J.; Aderson, T.; (2014). Teaching Crowds – Learning and social media. Athabasca University.

30 29 Universidade Aberta Doutoramento em Educação Especialidade de Educação a Distância e Elearning Comunicação online e sociedade em rede Aprendizagem em redes Grupo de trabalho Mara Denize Mazzardo – 1401439 José Manuel Freixo Nunes – 1005074 1ºSemestre 2014-2015


Carregar ppt "1 Universidade Aberta Doutoramento em Educação Especialidade de Educação a Distância e Elearning Comunicação online e sociedade em rede Aprendizagem em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google