A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas Inovadoras em Escolas Européias. TIC : Tecnologia da informação e da comunicação A SERVIÇO DA MUDANÇA A integração das TIC ao A integração das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas Inovadoras em Escolas Européias. TIC : Tecnologia da informação e da comunicação A SERVIÇO DA MUDANÇA A integração das TIC ao A integração das."— Transcrição da apresentação:

1 Práticas Inovadoras em Escolas Européias

2 TIC : Tecnologia da informação e da comunicação A SERVIÇO DA MUDANÇA A integração das TIC ao A integração das TIC ao ensino e às atividades de ensino e às atividades de aprendizagem foram sendo aprendizagem foram sendo lentamente formuladas, ao lentamente formuladas, ao longo do tempo. longo do tempo. Permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando- os com outros espaços produtores do conhecimento.

3 Contribuições no processo de aprendizagem. Contribuições no processo de aprendizagem. * TIC na escola, principalmente com o * TIC na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente para promover a criação de comunidades colaborativas. * Os participantes do grupo em formação * Os participantes do grupo em formação navegam entre informações, recursos e mídias, estabelecem ligações com conhecimentos estabelecem ligações com conhecimentos adquiridos anteriormente expressam o próprio pensamento, confrontando-as com idéias pensamento, confrontando-as com idéias expressadas pelos outros componentes do grupo,colocam-se abertos para produzir conhecimento em colaboração com o outro.

4 A evolução da tecnologia A evolução da tecnologia Surgindo novos modelos de ambientes de aprendizagem: Surgindo novos modelos de ambientes de aprendizagem: * Educação em casa, por meio de uma tela interativa de televisão digital conectada a um cabo de alta velocidade. * Educação em casa, por meio de uma tela interativa de televisão digital conectada a um cabo de alta velocidade. *Ambientes sem fios que permitem o uso de dispositivos portáteis em qualquer lugar. *Ambientes sem fios que permitem o uso de dispositivos portáteis em qualquer lugar.

5 As tecnologias da informação e da comunicação contribui para que os estudantes estejam ativamente envolvidos na construção do conhecimento e na busca de respostas para seus problemas específicos.Ao mesmo tempo estão usando sua habilidades para aprender como são utilizados os próprios meios tecnológicos

6 A Rede Européia Schoonet Rede Européia, é chamada assim por estar localizada na Europa, no momento se encontra em desenvolvimento, por estar sendo apoiada pelas autoridades da área de ensino. Essa equipe, desenvolveu trabalhos pedagógicos pela TIC, com objetivo de envolver todos os componentes, para aprender compartilhar. Rede Européia, é chamada assim por estar localizada na Europa, no momento se encontra em desenvolvimento, por estar sendo apoiada pelas autoridades da área de ensino. Essa equipe, desenvolveu trabalhos pedagógicos pela TIC, com objetivo de envolver todos os componentes, para aprender compartilhar. O AEUN teve inicio em março de 1997; a educação da União Européia junto com o Ministério Sueco e a Comissão Européia, criaram duas ações de extrema importância. O AEUN teve inicio em março de 1997; a educação da União Européia junto com o Ministério Sueco e a Comissão Européia, criaram duas ações de extrema importância. As ações de apoio ao programa Sócrates-Minerva e as análises das mudanças feitas por outras equipes. Situações estas que estão atreladas a aprendizagem e tudo que cerca o ser humano. As ações de apoio ao programa Sócrates-Minerva e as análises das mudanças feitas por outras equipes. Situações estas que estão atreladas a aprendizagem e tudo que cerca o ser humano.

7 Áreas que são alvo desta rede virtual: Áreas que são alvo desta rede virtual: - Supervisão: Fiscalizar - Recopilação: Inovar o ensino - Catalogação: Registro de tudo que acontece em relação ao desenvolvimento - Programação: Fazer uma mudança

8 ESTRATÉGIA DE PESQUISA DE CAMPO DE eWATCH A pesquisa foi criada para desenvolver um sistema de observação para promover a compreensão da inovação e da mudança da educação na Europa proporcionada pelo amplo uso das TIC e o surgimento da sociedade da informática. As pesquisas eram realizadas em algumas escolas, levando em conta a bagagem sociocultural e a localização geográfica. Fases da Pesquisa Coleta de informações a partir de questionários enviados a diretores, professores e responsáveis pelas TIC nas escolas; Áreas e classificação dos dados segundo cinco dimensões (pedagógica, organizativa, econômica, tecnológica e sociocultural).

9 Dimensões Pedagógicas Dimensões Pedagógicas Dimensões Tecnológicas Dimensões Tecnológicas Escolas de ensino médio Técnicas – as TIC estavam integradas em todas as disciplinas técnicas, científicas, (empresariais) e no ensino da segunda língua; Escolas de ensino médio Técnicas – as TIC estavam integradas em todas as disciplinas técnicas, científicas, (empresariais) e no ensino da segunda língua; Escolas de ensino médio – o uso das TIC era mais desigual, pois estava relacionada ao uso em algumas disciplinas. EX: ciência, matemática e em escolas que oferecessem cursos de TIC; Escolas de ensino médio – o uso das TIC era mais desigual, pois estava relacionada ao uso em algumas disciplinas. EX: ciência, matemática e em escolas que oferecessem cursos de TIC; Escolas de ensino fundamental – a integração das TIC não estavam relacionadas com as disciplinas, pois eram utilizadas como: Escolas de ensino fundamental – a integração das TIC não estavam relacionadas com as disciplinas, pois eram utilizadas como: * Ferramentas de comunicação * Ferramenta de colaboração A disposição física da sala de computadores pode melhorar bastante a aprendizagem colaborativa e interativa, ou piorá-la dependendo de como se situem os equipamentos; A disposição física da sala de computadores pode melhorar bastante a aprendizagem colaborativa e interativa, ou piorá-la dependendo de como se situem os equipamentos; Laboratório de Informática – a utilização dos computadores e feito mediante o agendamento prévio de alguns professores, mas não significa que os mesmos trabalhem suas disciplinas; Laboratório de Informática – a utilização dos computadores e feito mediante o agendamento prévio de alguns professores, mas não significa que os mesmos trabalhem suas disciplinas; Salas de aulas munidas de computadores - favorece a aprendizagem especializada. Salas de aulas munidas de computadores - favorece a aprendizagem especializada.

10 Ambientes de Aprendizagem do Futuro

11 Ambientes de aprendizagem do futuro: um estudo-piloto O sistema informático comunitário,surgiu juntamente com a Schoolnet, no ano de 2001 no mês de outubro e foi utilizado por quatro comunidades, mais atualmente é utilizado por mais de 200 e por mais de 15 mi membros. O sistema informático comunitário,surgiu juntamente com a Schoolnet, no ano de 2001 no mês de outubro e foi utilizado por quatro comunidades, mais atualmente é utilizado por mais de 200 e por mais de 15 mi membros. Future Learning Environment 3- Ambiente de Aprendizagem do Futuro 3. Future Learning Environment 3- Ambiente de Aprendizagem do Futuro 3. O perfil dos educadores do projeto OASIS O perfil dos educadores do projeto OASIS

12 A utilização de FLE3 no estudo piloto de OASIS Foram organizados seminários para um trabalho de integração entre os professores, e familiarizar os professores com o projeto OASIS. Foram organizados seminários para um trabalho de integração entre os professores, e familiarizar os professores com o projeto OASIS. O corpo docente era com posto por docentes experientes : O corpo docente era com posto por docentes experientes :

13 Apoio aos projetos mediante o chat reflexivo Nós não temos dificuldades para entender o que são tipos de conhecimento. Não entendemos o que significa;assim, não o podemos explicar aos estudantes. Nós não temos dificuldades para entender o que são tipos de conhecimento. Não entendemos o que significa;assim, não o podemos explicar aos estudantes. Os chats reflexivos auxiliaram no entendimento do projeto. Os chats reflexivos auxiliaram no entendimento do projeto.

14 Conclusões do Estudo-Piloto Com o uso da FLE3, observamos que haviam utilizado o sistema para descrever, compartilhar, orientar, organizar, pensar e refletir sobre suas perspectivas de ensino e seu próprio desenvolvimento como professores. Com o uso da FLE3, observamos que haviam utilizado o sistema para descrever, compartilhar, orientar, organizar, pensar e refletir sobre suas perspectivas de ensino e seu próprio desenvolvimento como professores. A FLE3 sustentam em teorias construtivistas de aprendizagem, assim se baseando na aceitação da idéia da existência de uma sinergia em avanços mais recentes das TIC, assim aumentando nossa possibilidade de comunicação. A FLE3 sustentam em teorias construtivistas de aprendizagem, assim se baseando na aceitação da idéia da existência de uma sinergia em avanços mais recentes das TIC, assim aumentando nossa possibilidade de comunicação. A base do construtivismo é compartilhar o conhecimento e as TIC fomentarem a difusão do conhecimento compartilhado, assim conduz a dois conceitos difíceis na utilização da mesma na educação. Um é o conceito de inovação e o outro, o de constituição de melhor prática. A base do construtivismo é compartilhar o conhecimento e as TIC fomentarem a difusão do conhecimento compartilhado, assim conduz a dois conceitos difíceis na utilização da mesma na educação. Um é o conceito de inovação e o outro, o de constituição de melhor prática.

15 As TIC tem sua natureza acultural, pois não estão enraizadas em nenhuma cultura, mas podem ajudar a transmissão da cultura de maneira significativa. As TIC tem sua natureza acultural, pois não estão enraizadas em nenhuma cultura, mas podem ajudar a transmissão da cultura de maneira significativa. (Guilleran, 2001) Educadores encontram nas TIC uma grande ferramenta, dispostos a experimentar novas formas de ensino, a discutir e refletir sobre os resultados. Educadores encontram nas TIC uma grande ferramenta, dispostos a experimentar novas formas de ensino, a discutir e refletir sobre os resultados.

16 Grupo: Alessandra Grupo: Alessandra Fabiana Fabiana Mariana Mariana Maria de Fátima Maria de Fátima Rosângela Rosângela Faculdade Paraíso


Carregar ppt "Práticas Inovadoras em Escolas Européias. TIC : Tecnologia da informação e da comunicação A SERVIÇO DA MUDANÇA A integração das TIC ao A integração das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google