A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações."— Transcrição da apresentação:

1 O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações nas sociedades européias que se relacionaram com a construção de uma nova mentalidade. O Séc. XVII e XVIII foi acompanhado pela crescente ascensão da burguesia e sua tomada de consciência como classe social = expansão capitalista . Temos o Racionalismo imperando na Europa, o qual afirmava com convicção que a razão era o principal instrumento do homem para enfrentar os desafios da vida e equacionar os problemas.

2 O desenvolvimento do movimento chamado de ilustração, iluminismo ou filosofia das Luzes...
Iluminismo é um movimento filosófico, conhecido também como esclarecimento, ilustração ou Século das Luzes, que se desenvolveu fortemente na França, Alemanha e Inglaterra no século XVIII, caracterizado pela defesa da ciência e a da racionalidade crítica, contra a fé, a superstição e o dogma religioso. Na verdade o iluminismo é mais que um simples movimento filosófico, é uma dimensão literária, artística e política. No plano político, ele defende as liberdades individuais e os direitos dos cidadãos contra o autoritarismo e o abuso do poder.

3 Destaque: Revolução Industrial como um complexo de transformações socioeconômicas que alterou a vida de sociedades da Europa e outras regiões do mundo, a partir de meados do séc. XVIII e ao longo do XIX = esse âmbito marca o sucesso da ciência em campos com a química, a física e a matemática, isso inspirava pensadores de muitas partes.

4 Tem-se uma disseminação de que a razão, a ciência e a tecnologia tinham condições de impulsionar o trem da história numa marcha contínua em direção à verdade e ao progresso humano. Os valores fundamentais defendidos pelos iluministas: igualdade, tolerância, liberdade e propriedade privada. Isso estava fortemente voltado para a classe da Burguesia... Há uma dinamicidade em torno do uso da razão... Houve uma maior ato de concentração em torno da capacidade humana, de conhecer a realidade e intervir nela, no sentido de organizá-la racionalmente, com o intento de assegurar uma vida melhor as pessoas.

5 Um dos grandes méritos dos iluministas foi o esforço de aplicar as doutrinas criticas e analíticas aos diversos campos da atividade humana. Afirmavam que a Razão tudo ilumina... Os lugares para difundir esse movimento foram as academias , maçonarias, os salões, a enciclopédia, as cartas e os ensaios. “ Em função das ações estabelecidas pela maçonaria, a Igreja veio a condená-la, em função da rejeição das proposições dogmáticas estabelecidas como verdades de fé, considerada básicas para o Cristianismo.

6 Montesquiel, Voltaire = com seu estilo literário, irônico e vibrante, destaca-se pelas suas duras críticas feitas aos prepotentes, ao clero católico e à intolerância religiosa; Rousseaou – “Contrato social” – visando o bem comum; Adam Smith; Immanuel Kant – escreve sobre o que é iluminismo... Afirma que o processo do iluminismo é a saída do homem de sua menoridade = processo da busca da autonomia de sua inteligência para fundar a sua própria maneira de agir, sem a doutrinação de outros...

7 O Iluminismo reage à religião, por causa dos dogmas e do doutrinarismo ortodoxo protestante ou católico. Também o protestantismo retornara à escolástica racionalista e metafísica. Crer na existência de Deus, provar a existência de Deus, não é bastante para a salvação da humanidade A religião não tem qualquer base ou fundamento. Ela se baseia na fé, e fé nada é. Pensam os ilustrados iluministas. Que fé? Fé na própria religião, em símbolos, em escritos sem autenticidade comprovada, de testemunho duvidoso de pregadores sobre suas experiências místicas pessoais, experiências corporativas de terceiros, narrativas sacralizadas, mas sem fundamento empírico. (empirismo)

8 A atitude cética e até mesmo irreverente é um traço característico e essencial do iluminismo, uma filosofia que pode ser vista como um grande processo de secularização do pensamento. O Deísmo é uma parte integrante do Iluminismo = é a religião racional e natural... Voltaire dizia que os conteúdos, os ritos, as histórias sagradas e as Instituições das religiões positivas são unicamente superstições, fruto do medo e da ignorância. É Tarefa da razão iluminar as trevas das religiões positivas... A crença em Deus e as religiões foram combatidas como obstáculos ao Progresso do conhecimento, como instrumento de opressão e geradores de intolerância...

9 A batalha não se trava em torno dos dogmas em particular e de suas interpretações, mas sim em torno do modo da certeza religiosa. Ela não se refere às coisas em que se crê, mas também ao modo e a orientação... Na Alemanha não se aspira tanto à dissolução da religião, mas à sua motivação transcendental e ao seu transcendental aprofundamento. Mudança de paradigma... O modo como eu a conheço e expresso...


Carregar ppt "O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google