A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Karina Oliveira Bezerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Karina Oliveira Bezerra"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Karina Oliveira Bezerra
Aula 07 Lógica e estruturação discursiva: Raciocínio e argumentação Coesão e coerência Professor: Karina Oliveira Bezerra 24 de Abril de 2015

2 Coerência Entendida como princípio de interpretabilidade.
Em nossa prática de produção escrita, comumente paramos para “avaliar” se o que escrevemos faz sentido ou não faz sentido. Entre os diversos princípios que orientam a construção de um texto, está o da informatividade. O que determina que todo texto deve conter: Informações dadas Informações novas

3 Coerência e coesão A continuidade de um texto resulta, de um equilíbrio variável entre duas exigências fundamentais: repetição e progressão. Remete-se a algo que já está gravado na memória do interlocutor e acrescentam-se as informações novas, que, por sua vez, passarão também a constituir suportes para outras informações. Legibilidade do texto vai depender, em grande parte, do uso equilibrado do que o produtor do texto consegue fazer entre informação dada e informação nova.

4 Metáfora do Iceberg O texto é como um iceberg. Ele apresenta:
uma pequena superfície à tona d’água (os elementos linguísticos que compõem sua materialidade) e uma imensa superfície subjacente (todos os conhecimentos que necessitam ser ativados para a produção de um sentido). Quanto maior a bagagem de conhecimentos de que o leitor/ouvinte dispuser, mais facilidade ele terá de chegar às profundezas do iceberg, para delas extrair os elementos que lhe vão facultar a produção de um sentido adequado para o texto que ouve e lê.

5 Recursos de economia e elegância na construção textual
Um texto não deve dizer nem demais, nem de menos: no primeiro caso, ele se torna arrastado e pouco instigante; no segundo, pode tornar-se pesado e de difícil compreensão, caso o leitor não tenha os conhecimentos – e a paciência – necessários para suprir as lacunas. A elegância, diz respeito a utilização de alguns recursos na língua, como: a explicação de termos por meio de sinonímia e hiperonímia. Ex: Cravos, margaridas, begônias, hortênsias e lírios foram plantados por mamãe no jardim. Em menos de um ano, com a chegada da primavera, todas as flores romperam.

6 A definição de termos que se pressupõe desconhecidos do leitor.
Ex: Os réus condenados pela inquisição era jogados em masmorras, onde acabavam vindo a morrer. Quem entrasse numa dessas prisões subterrâneas, geladas, sem ar e sem luz tinha pouquíssimas chances de sobrevivência. Apresenta-se a definição ou explicação de uma coisa e, na retomada, apresenta-se o seu nome. Ex: Naquela época, dançava-se nas festas uma dança de andamento moderado e caráter pomposo, originário da Polônia. A polaca era muito apreciada nos salões da nobreza.

7 Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos. Observe a coesão presente no texto a seguir: “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.” JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566 As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.

8 Coesão Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os principais são: Palavras de transição: são palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Veja algumas palavras e expressões de transição e seus respectivos sentidos: - inicialmente (começo, introdução) - primeiramente (começo, introdução) - primeiramente (começo, introdução) - antes de tudo (começo, introdução) - desde já (começo, introdução)

9 Coesão do mesmo modo (continuação) - acresce que (continuação) - ainda por cima (continuação) - bem como (continuação) - outrossim (continuação) - enfim (conclusão) - dessa forma (conclusão) - em suma (conclusão) - nesse sentido (conclusão) - portanto (conclusão) - afinal (conclusão) - logo após (tempo) - ocasionalmente (tempo) - posteriormente (tempo) - atualmente (tempo) - enquanto isso (tempo) - imediatamente (tempo) - não raro (tempo) - concomitantemente (tempo) - igualmente (semelhança, conformidade) - segundo (semelhança, conformidade) - conforme (semelhança, conformidade) - assim também (semelhança, conformidade) - de acordo com (semelhança, conformidade) - daí (causa e consequência) - por isso (causa e consequência) - de fato (causa e consequência) - em virtude de (causa e consequência) - assim (causa e consequência) - naturalmente (causa e consequência) - então (exemplificação, esclarecimento) - por exemplo (exemplificação, esclarecimento) - isto é (exemplificação, esclarecimento) - a saber (exemplificação, esclarecimento) - em outras palavras (exemplificação, esclarecimento)

10 Texto com coesão e coerência
Observe o texto Tableau de Mário de Quintana: Nunca se deve deixar um defunto sozinho. Ou, se o fizermos, é recomendável tossir discretamente antes de entrar de novo na sala. Uma noite em que eu estava a sós com uma dessas desconcertantes criaturas, acabei aborrecendo- me (pudera!) e fui beber qualquer coisa no bar mais próximo. Pois nem queira saber. Quando voltei, quando entrei inopinadamente na sala, estava o morto sentado no caixão, comendo sofregamente uma das quatro velas que o ladeavam! E só Deus sabe o constrangimento em que nos vimos os dois, os nossos míseros gestos de desculpa e os sorrisos amarelos que trocamos.

11 Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA, por sua vez, é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.

12 Argumentação A teoria da argumentação, ou simplesmente argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas. Isso inclui as artes e as ciências do debate civil, o diálogo, o bate-papo e a persuasão. Engloba o estudo das regras de inferência, da lógica e das regras de procedimento, tanto em cenários artificiais quanto no mundo real. A teoria da argumentação inclui o debate e a negociação, das quais possuem interesse em alcançar conclusões mutuamente aceitáveis.


Carregar ppt "Professor: Karina Oliveira Bezerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google