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Gestão da Tecnologia da Informação

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Apresentação em tema: "Gestão da Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Tecnologia da Informação
Profª MSc. Lucinéia Maia

2 Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação (Continuação)
Como usar os sistemas de informação para conquistar vantagem competitiva

3 Modelo de cadeia de valor
Administração e gerenciamento: Sistemas eletrônicos de programação e de mensagens Recursos humanos: Sistemas de planejamento da força de trabalho Tecnologia: Projetos assistidos por computador (CAD) Seleção de fornecedores: Sistemas computadorizados de colocação de pedidos Logística de suprimentos: Sistema automatizado de armazenagem Operações: Sistemas de usinagem assistidos por computador Vendas e marketing: Serviço: Sistemas de manutenção de equipamentos Logística de distribuição: Sistemas automatizados de programação e expedição Atividades de suporte Cadeia de valor da empresa Fornecedores dos fornecedores Fornecedores Empresa Distribuidores Clientes Atividades primárias Sistemas de compra de insumos e seleção de fornecedores Sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

4 Ampliando a cadeia de valor: a rede de valor
Aliança estratégica e empresas parceiras Setor Empresas Sistemas ERP Sistemas das principais transações Clientes Clientes dos clientes Fornecedores Fornecedores dos fornecedores Sistemas de Gerenciamento de cadeia de valor Redes setoriais privadas Redes de marketplace Sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes Fornecedores indiretos UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

5 Sinergias Fusões. Quando duas organizações podem compartilhar mercados e perícia técnica, esses relacionamentos podem reduzir custos e gerar lucros. TI interliga as operações de modo que as unidades possam agir como um todo. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

6 Realçando as competências essenciais
SI que estimulem o compartilhamento do conhecimento por intermédio das unidades de negócio. Podem incentivar ou realçar competências existentes e contribuir para que funcionários se conscientizem de conhecimentos externos; podem também ajudar uma empresa a alavancar competências existentes para mercados relacionados. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

7 Estratégias baseadas em rede
Uso da economia de rede O custo de agregar mais membros é insignificante Modelo de empresa virtual Integra pessoas, ativos e ideias. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

8 Tecnologias disruptivas: driblando a onda
Descrição Ganhadores e perdedores Transistor (1947) Comutador semicondutor compacto de baixa energia que destruiu a indústria de válvulas a vácuo. Empresas de produção e transistores ganham (Texas Instruments), enquanto perdem as empresas de produção de válvulas a vácuo (RCA, Sylvania). Microprocessadores (1971) Milhares – eventualmente, milhões – de transistores em um circuito integrado de silício Empresas de microprocessadores ganham (Intel, Texas Instruments), enquanto perdem as empresas de transistores (GE) Computadores pessoais (1975) Computadores desktop pequenos, baratos, mas totalmente funcionais Empresas fabricantes de PCs (HP, Apple, IBM) e de microprocessadores (Intel) prosperam, enquanto caem as empresas de computadores de grande porte (IBM) e de minicomputadores (DEC) UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

9 Tecnologias disruptivas: driblando a onda
Descrição Ganhadores e perdedores Software processador de textos para PC (1979) Edição e formatação de textos barato e limitada, embora funcional, para computadores pessoais. Produtores de PC e de software (Microsoft, HP, Apple), enquanto desaparece a indústria de máquinas de datilografar. World Wide Web (1989) Banco de dados global de arquivos e páginas digitais disponíveis instantaneamente. Proprietários de conteúdo e notícias on-line se beneficiam, enquanto perdem os editores tradicionais (jornais, revistas, transmissão de televisão) Serviços de música pela Internet (1998) Repositórios de músiccas que podem ser copiadas da Web com fidelidade aceitável Proprietários de coleções on-line de música (MP3.com, iTunes), provedores de telecomunicação que também trabalham com a Internet (AT&T, Verizon) e provedores locais de serviços de rede ganham, enquanto perdem os selos de gravação e as lojas físicas (Tower Records) UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

10 Tecnologias disruptivas: driblando a onda
Descrição Ganhadores e perdedores Algoritmo PageRank Método para classificação de páginas Web em termos de sua popularidade para auxiliar na pesquisa de páginas a partir de palavras-chave Google ganha (é o detentor da patente), enquanto perdem as empresas de máquinas de busca tradicionais por palavras-chave (Alta Vista) Algoritmos de pesquisa de vídeos Facilita a pesquisa em grandes coletâneas de vídeos utilizando um conjunto de técnicas que vão desde o reconhecimento da voz até a classificação de textos Empresas de busca de vídeo on-line (Blinkx) ganham, enquanto são ameaçadas as máquinas de busca tradicionais em empresas como Yahoo!, Amazon e até Google. Software como serviço da Web Utiliza a Internet para oferecer acessi remoto a software on-line. Empresas de serviços de software on-line (salesforce.com) ganham, enquanto perdem as empresas de software empacotado (Microsoft, SAP, Oracle) Serviços de impressão on-line Utiliza a Internet para oferecer acesso remoto a impressoras digitais e designers on-line Empresas de processos de impressão on-line (digitalpressonline.com), enquanto perdem as empresas tradicionais de impressão (RR Donnelly) UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

11 Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Concorrência em escala global

12 A Internet e a Globalização
O sucesso de uma empresa depende de sua habilidade em tirar proveito das oportunidades estratégicas nos mercados internacionais. Oportunidades de globalização A Internet e a globalização reduziu os custos de operar em escala global. “Microempresas multinacionais” UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

13 Estratégias de sistemas e negócios globais
Maneiras de organizar negócios internacionais: Exportação Doméstica: centralização das atividades empresariais no país de origem. Algumas vezes as vendas internacionais são estão espalhadas, utilizando acordos entre agentes locais ou subsidiárias, mas o mercado internacional continua totalmente dependente da matriz para questões de marketing e estratégias. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

14 Estratégias de sistemas e negócios globais
Multinacional: concentra a gerência e o controle financeiros fora de uma matriz e descentraliza as operações de produção, vendas e marketing para unidades em outros países. Os produtos e serviços à venda são adaptados para atenderem às condições locais de mercado. A organização se torna uma confederação dispersa de instalações e marketing e produção em diferentes países. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

15 Estratégias de sistemas e negócios globais
Franqueadores: têm uma ideia do produto, planejam, financiam e inicialmente produzem o produto no país de origem, mas confiam as futuras produções, o marketing e os recursos humanos a pessoal estrangeiro. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

16 Estratégias de sistemas e negócios globais
Transnacionais: não possuem uma única matriz, mas muitas matrizes regionais e, talvez, mundiais. Quase todas as atividades agregadoras de valor são gerenciadas sob uma perspectiva global, sem referência a fronteiras nacionais, otimizando as fontes de oferta e demanda onde quer que apareçam e aproveitando as vantagens competitivas locais. Existe uma forte gerência central responsável pela tomada de decisão, mas o poder e força financeira são diluídos pelas divisões globais. Empresas transitando para as transnacionais: Citigroup, Sony e Nestlé. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

17 Configuração de Sistemas Globais
Sistemas centralizados O desenvolvimento e a operação dos sistemas ocorrem totalmente na matriz. Sistemas duplicados O desenvolvimento ocorre na matriz, mas as operações são delegadas às unidades autônomas localizadas no exterior. Sistemas descentralizados Cada unidade no exterior elabora seus sistemas e soluções exclusivos. Sistemas em rede O desenvolvimento e a operação ocorrem de modo integrado e coordenado através de todas as unidades. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

18 Organizações empresariais globais e configurações de sistemas
Configuração do Sistema Organização Empresarial Exportador doméstico Multinacional Franqueador Transnacional Centralizado X Duplicado Descentralizado x Em rede UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

19 Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Competindo com qualidade

20 O que é qualidade? Ponto de vista do produtor:
Conformidade a determinadas especificações, ou ausência de variação em relação a essas especificações. Ponto de vista do consumidor: Qualidade do produto físico: durabilidade, segurança. Facilidade de uso e instalação Qualidade do serviço: precisão e veracidade da propaganda, cumprimento de garantias, suporte contínuo. Aspectos psicológicos: conhecimentos que a empresa tem de seus produtos, a cortesia e sensibilidade da equipe de vendas e de suporte, e a reputação do produto. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

21 Competindo com Qualidade
Gestão de Qualidade Total (Total Quality Management - TQM) É uma abordagem muito mais estratégica da melhoria de processos de negócios. A qualidade é defendida como a consecução ou superação dos requisitos e expectativas dos clientes em relação a um produto ou serviço. Qualidade do produto ou serviço ainda melhor, mais atraente e menos variável Resposta ainda mais rápida e menos variável – desde o projeto e desenvolvimento, passando pelos canais de suprimento e vendas, escritórios e fábricas, até o usuário final Flexibilidade ainda maior no ajuste à mudança nas necessidades de volume e composição por parte dos clientes Custo ainda menor por meio da melhoria da qualidade, redução e reelaboração e eliminação de desperdício sem valor adicionado UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

22 O Modelo dos 5 Gaps O que foi percebido como necessidade do cliente pelo marketing O que o cliente esperava O que foi especificado pela engenharia O que foi industrializado pela produção O que foi comunicado ao cliente por vendas O que foi percebido pelo cliente gap 1 gap 2 gap 3 gap 4 gap 5 UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

23 TQM e Seis Sigma Seis Sigma Melhora a qualidade e reduz custos.
A resolução de problemas é estruturada em cinco passos: Defina – Qual é o problema? Meça – Qual o tamanho do problema? Analise – O que está causando o problema Melhore – O que pode ser feito para eliminar ou reduzir a causa-raiz do problema? Controle – Como o processo será monitorado para garantir que os ganhos sejam perenes? UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

24 Como os sistemas de informação melhoram a qualidade
Redução de tempo do ciclo e simplificação do processo de produção Quanto menos etapas existirem no processo, menos tempo e oportunidade haverá para ocorrer um erro. Reduzir o tempo transcorrido do início ao fim do processo. Benchmarking Conseguir qualidade estabelecendo rígidos padrões para seus produtos, serviços e outras atividades e medindo seu desempenho em comparação com esses padrões. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

25 Competindo em qualidade e design
Utilização de solicitações de clientes como diretrizes para melhorar produtos e serviços Melhorar o serviço de atendimento ao cliente e fazer desse serviço prioridade Melhoria da qualidade e da precisão do projeto Utilização de sistemas CAD (Projeto Assistido por computador), elimina protótipos físicos. Aumento da precisão da produção e estreitamento das tolerâncias de produção Tornar o processo mais preciso, diminuindo o grau de variação de uma peça para outra. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

26 Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Concorrência em processos de negócios

27 Exemplos de Processos UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

28 BPM É o conjunto formado por metodologias e tecnologias cujo objetivo é possibilitar que processos de negócio integrem, lógica e cronologicamente, clientes, fornecedores, parceiros, influenciadores, funcionários e todo e qualquer elemento que com eles possam, queiram ou tenham que interagir, dando à organização visão completa e essencialmente integrada do ambiente interno e externo, das suas operações e das atuações de cada participante em todos os processos de negócio. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

29 BPMS – Sistema de Gerenciamento de Processos de Software
A solução BPMS não emprega o conceito de substituição de sistemas, pelo qual parte dos sistemas existentes na organização (sistemas legados) é substituída por um novo sistema integrado, por exemplo, por um sistema ERP. Em vez disso, a solução BPMS, considerando a característica do processo de negócio de ser distribuído e segmentado, executado dentro dos limites de uma ou mais organizações e envolvendo diversos sistemas de informação, disponibiliza um ambiente de integração de sistemas de informação, que permite definir: fluxo de execução, regras, eventos e demais especificações necessárias à operação e gerenciamento do processo de negócio. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

30 Benefícios do uso do BPM
Melhoria do desempenho de negócios vigentes Eliminação da distância entre metas de negócio e sua execução Simulação para tomada de decisão sobre impactos de mundança em TI, em operações, em gerência de risco, ROI, processos de negócio, etc. Automatização de processos tratando a complexidade e exceções com eficiência Otimização. Ganhos diretos de uso de recursos e menor tempo no ciclo de vida do processo. Podem ser verificados, por exemplo, os gargalos, quem está atrasando a sua tarefa, o quanto está atrasado e com que frequência isso ocorre, o percentual de processos concluídos e em andamento, entre outros. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

31 Métricas importantes Métricas de tempos dentro do fluxo do processo
Métricas do uso de recursos Medições cruzadas de custos – agregações diferentes, considerando, dentre outros, o uso de determinado recurso para o conjunto de processos e o total de tempo gasto em tarefas manuais em contraponto à automáticas. Resultado de simulação de processos UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

32 Conjunto de Soluções de Integração
UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

33 BPM Fonte: UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

34 Reengenharia de Processos de Negócios (BPR)
Reengenharia de Processos: revisão fundamental e reestruturação radical dos processos de negócios para obter melhorias drásticas no custo, qualidade, velocidade e atendimento. Combina uma estratégia de promoção da inovação da empresa com uma estratégia de realização de melhorias importantes nos processos de negócios de forma que a empresa possa se tornar uma concorrente mais forte e mais eficaz no mercado. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

35 Reengenharia de Processos de Negócios
Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Definição Melhorar gradativamente os processos existentes Reformular radicalmente os processos empresariais Alvo Qualquer processo Processos empresariais estratégicos Viabilizadores primários TI e simplificação do trabalho TI e reestruturação organizacional Retorno potencial 10 – 50% de melhorias Melhorias decuplicadas Quais mudanças? Os mesmos cargos , apenas mais eficientes Grandes reduções de cargos; novos cargos; importante reestruturação de cargos Risco de fracasso e nível de pertubação baixo alto UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

36 Reengenharia de Processos de Negócios
Embora o retorno potencial da reengenharia seja alto, o seu risco de fracasso e nível de pertubação do ambiente organizacional também são elevados. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

37 Referência LAUDON, C. K., LAUDON, P. J. Sistemas de Informação Gerenciais. 9a Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. LAUDON, C. K., LAUDON, P. J. Sistemas de Informação Gerenciais. 7a Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. O'BRIEN, J. A. Sistemas de Informaçao e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 3ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2010. DINSMORE, P. C. AMA Manual de Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro : Brasport, 2009. OLIVEIRA, P. R. C. Projetos de ECMBPM - os segredos da construção. Editora Biblioteca24horas. Vol. 1, 2010. CRUZ, T. BPM E BPMS - Business Process Management e Business Process Management Systems. Editora Brasport, 2ª Ed. CONTADOR, J. C.; SORDI, J. O.; MARINHO, B. L.; CARVALHO, M. F. H. Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de Business Process Management System (BPMS). RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 2, n. 2, 2005, p GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, nº1, . Jan./Mar. 2000, p UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

38 Exercícios Quais são as cinco forças competitivas de Porter? Explique como os SIs podem ajudar as empresas a diminuirem o impacto dessas forças. Quais foram as estratégias apresentadas utilizando ou não TI para que a empresa possa se posicionar competitivamente no mercado? Explique resumidamente cada uma delas. Pág. 95. Problemas de decisões gerenciais (somente o número 1) Pág. 98. Resolvendo problemas organizacionais: Ebay refina sua estratégia. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia


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