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PublicouSílvia Nobre Amado Alterado mais de 9 anos atrás
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Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP
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Tecnologias na EAD Por correio comum: –Impressos –Fitas de áudio e vídeo –CD-ROM e disquetes Pela Internet: –Correio eletrônico –World Wide Web Por teleconferência Mistos
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Comunicação Mediada por Computador Toda a comunicação ocorre através da rede Comunicação em várias vias: –Professor - estudante –Estudante - professor –Professor - professor –Estudante - estudante Necessidade de adaptar pedagogia
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Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV
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Motivações para a EAD A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino
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Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Aprendizado individualizado Comunicação aumentada Material mais estimulante Caminhos inovadores Democratização da educação
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Universidades Virtuais UNIFESP Virtual: www.virtual.epm.br Universidade Virtual Unimed: www.universidadeunimed.com.br UniVir: www.univir.br Universidade Virtual: www.uv.com.br Universidade Virtual UNB: www.universidadevirtual.br Unicamp Virtual: www.ead.unicamp.br WebSchool: www.webschool.com
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A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais www.unirede.br www.uvb.br www.edumed.net
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O Ambiente de Ensino e Aprendizagem a Distância
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O Que É o Ambiente de Aprendizagem Um sistema colocado em um servidor ligado à Internet, que permite a administração do processo de autoria, disponibilização de material didático, interação entre alunos e professores e gerenciamento acadêmico Facilidade e rapidez de uso O CEAD-S usa o TelEduc, desenvolvido no NIED/UNICAMP para servidores Linux
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Ambiente de Aprendizagem Gerenciamento do curso, formadores e dos alunos (matrícula, perfis, etc.) Disponibilização dos meios didáticos de apoio (slides, leituras, softwares, links, etc.) Ferramentas de interatividade (fóruns, bate-papo, e-mail) Relatórios de acompanhamento
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Estrutura do TelEduc
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Ambiente de Aprendizagem (1): Tela de Entrada
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Ambiente de Aprendizagem (3): Entrada da Senha
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Ambiente de Aprendizagem (4): Tela inicial do curso Ferramentas e Recursos Recursos Área de Exibição Exibição
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Ambiente de Aprendizagem (6): Atividades
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Ambiente de Aprendizagem (7): Atividade
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Curso Modular: Slides
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Ambiente de Aprendizagem (9): Material de Apoio
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Curso Modular: Leitura
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Curso Modular: Avaliação
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Ambiente de Aprendizagem (10): Fóruns de Discussão
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Ambiente de Aprendizagem (11): Bate-Papo Área de Comunicação Comunicação Área de Envio de Mensagem Área de Envio de Mensagem
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Ambiente de Aprendizagem (12): Perfil
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Ambiente de Aprendizagem (13): Controle de Acessos
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O Projeto de EAD da FCM Novas oportunidades criadas por projetos do governo e das associações médicas: –FUST –Sociedade da Informação –Projetos CNPq, CAPES e FAPESP –Projeto CFM/AMB de Educação Continuada –Consórcios de EAD Importância de implementar essa nova forma de educação em saúde
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A Possibilidade de Fazer EAD Regulamentada pela LDBE e vários decretos e portarias federais Resolução de abril/2001 permite pós- graduação a distância Regulamentada na UNICAMP pela Escola de Extensão: extensão, aperfeiçoamento, especialização Criação de estruturas de apoio e desenvolvimento
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Proposta de EAD para a FCM
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Proposta para a FCM Oferecer uma grade de cursos da FCM na modalidade a distância; Atingir principalmente alunos de locais distantes; Foco principal em educação continuada e pós-graduada lato-sensu, através da Escola de Extensão: –Atualização –Aperfeiçoamento –Especialização
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Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica voltada ao treinamento e ao suporte aos docentes da Universidade que queiram criar e disponibilizar cursos a distância; Inserido no projeto Unicamp Virtual;
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Centro de Educação a Distância em Saúde www.nib.unicamp.br/cead-s
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Ficha de Cadastramento
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Sistemática de Trabalho (1) O docente interessado deve manifestar-se inscrevendo-se através do site do CEAD-S A coordenação do CEAD-S entrará em contato para reunião inicial Decidir tema e tipo de curso que pretende oferecer: extensão, treinamento ou apoio a cursos presenciais Preencher o formulário da Escola de Extensão, se for o caso.
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Sistemática de Trabalho (2) Assinar protocolo de colaboração entre o CEAD-S e o professor responsável; Examinar o que o professor tem de material instrucional já pronto, decidir o formato do curso e o que precisa ser feito; Determinar a equipe de desenvolvimento: –Própria, com treinamento suficiente –Própria, necessita treinamento do CEAD-S –Não tem equipe própria: repasse do trabalho ao CEAD-S (custos)
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Curso de Treinamento Prático Tópicos: Como gerar material didático para a Web Como utilizar os recursos de interatividade Como utilizar os recursos de avaliação Como utilizar o ambiente de aprendizagem padronizado do CEAD-S (TelEduc) Como ministrar o curso a distância. Duração: 8 horas. Local: FCM. Turmas: mínimo de 12 Podem participar: docentes, tutores, desenvolvedores
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Custos e Forma de Oferecimento
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Deliberação CONSU A-02/01: Deliberação CONSU A-02/01: “Será permitido ao docente em RDIDP, colaborar em cursos de extensão universitária, ministrados ou não pela sua Unidade, podendo perceber remuneração por essa atividade”. O exercício simultâneo de atividades terá início após aprovação pelo Conselho de Departamento e pela Congregação da Unidade.
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Custos e Forma de Oferecimento Detalhar orçamento: –Custos de desenvolvimento e oferecimento (material permanente e de consumo, serviços de terceiros) –Honorários de professores e tutores –Taxas institucionais (cerca de 20%) –Taxa de gerenciamento (CEAD-S): 8% Determinar preço de matrícula e número de vagas, taxa por aluno, faturamento previsto; Incluir bolsas previstas (mínimo 1 em 20); Cursos podem ser fechados para outras empresas ou instituições.
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Centro de Educação a Distância em Saúde www.nib.unicamp.br/cead-s Tel. 3789-5839 Secretária: 3789-5729 Email: cardoso@nib.unicamp.br Local: NIB/Prédio da EMBRAPA
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