Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana Marte Alterado mais de 10 anos atrás
1
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma articulada e integradora.
2
Mídias na Educação Características principais:
Integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens Estímulo à autoria em diferentes mídias Estrutura modular , em créditos Possibilidade de certificação em diferentes níveis (Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização)
3
Mídias na Educação A quem se destina:
Professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos; (Graduandos) Obs: Serão oferecidas, em 2005, vagas para as 5 regiões do país (Projeto Piloto)
4
Mídias na Educação Organização:
Articulação MEC, Universidades e Secretarias de Educação, por meio de convênio Distribuição de Competências: MEC - Concepção, acompanhamento, provisão de recursos para o Programa Universidades e Secretarias de Educação – Proposta para elaboração, operacionalização, momentos presenciais e seleção de participantes Universidades – Elaboração, implementação, seleção e capacitação de tutores, tutoria, avaliação e certificação
5
Mídias na Educação Operacionalização:
O curso será disponibilizado no ambiente e-proinfo A interação entre os participantes será estimulada através de chats, webquest, listas de discussão e fóruns O Projeto Galeria das Mídias possibilitará a publicação, na Web, da produção dos participantes
6
Mídias na Educação Estrutura do Programa:
Modular, organizado em ciclos de complexidade crescente CICLO BÁSICO EXTENSÃO 120h CICLO INTERMEDIÁRIO APERFEIÇOAMENTO 180h CICLO AVANÇADO ESPECIALIZAÇÃO 360h
7
PROJETO GALERIA DE MÍDIAS 15h
Mídias na Educação Estrutura do Ciclo Básico (Versão Piloto na Web): MÓDULO CONCEITUAL h MATERIAL IMPRESSO 15h TV 15h INFORMATICA 15h RÁDIO 15h GESTÃO DE MÍDIAS 15h PROJETO GALERIA DE MÍDIAS 15h
8
Mídias na Educação Estrutura Modular para TV, Rádio, Internet e Material Impresso – Ciclo Básico Caracterização, especificidades Mídia como objeto de estudo Mídia como recurso para o ensino e a aprendizagem Utilização da mídia no processo de ensino e aprendizagem Mídia como suporte para a produção de professores e estudantes Autoria na mídia e articulação com as demais mídias
9
Mídias na Educação Estrutura Modular para TV, Rádio, Internet e Material Impresso – Ciclo Intermediário TV: Produção, Roteirização, Cenografia, Iluminação, Sonorização,TV Digital, TV e Vídeo na Web... Rádio: Produção, Roteirização, Rádio Digital, Rádio na Web... Informática: Internet , Ferramentas Interativas, Multimídia, Produção Multimídia, Hipertexto... Material Impresso: Linguagem, Produção, Editoração...
10
Mídias na Educação Critérios para participação das Universidades:
Ter experiência no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação em EAD; Ter estrutura mínima para EAD (recursos humanos e tecnológicos); Ter sido capacitado no ambiente E-Proinfo; Capacitar os tutores.
11
Mídias na Educação Itens a serem orçados na proposta para os Módulos:
Produção dos Módulos para a Web Estruturação da Tutoria (Bolsas para Mestrandos, Doutorandos e Professores aposentados) Elaboração de material de apoio (CD com atividades off-line)
12
Mídias na Educação Cronograma para implementação do Módulo Integração de mídias na educação: concepções e tendências Elaboração e envio do Plano de Trabalho (PTA) ao MEC: de julho de 2005 Aprovação do PTA: de julho de 2005 Capacitação de tutores: de setembro de 2005 Implementação: de setembro de 2005 Conclusão: de outubro de 2005
13
Cronograma para os demais módulos
Mídias na Educação Cronograma para os demais módulos Envio do Plano de Trabalho (PTA) ao MEC pelas UES: de julho de 2005 Aprovação do PTA: de julho de 2005 Implementação a partir de: 3 de outubro de 2005
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.