A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos

2 Desenvolvimento motor
Marcos do desenvolvimento motor: Desenvolvimento caracterizado por marcos: se desenvolvem sistematicamente e um depende do outro. Primeiro habilidades simples e simples e depois sistemas de ação – controle mais eficiente do ambiente

3 Para agarrar com precisão, primeiro o bebe tenta pegar as coisas com a mão inteira fechando os dedos sobre a palma da mão (movimento ulnar). Posteriormente movimento em pinça: polegar e indicador se encontram Para andar primeiro movimentos separados das partes do corpo que depois se encontram.

4 Teste de avaliação do desenvolvimento Denver
Acompanha desenvolvimento normal entre as idades de 1 mês a 6 anos. Mede as habilidades motoras gerais (coordenação motora grossa) e habilidades motoras refinadas Avalia desenvolvimento linguistico e desenvolvimento social e personalidade Denver II é mais recente – a criança tem atraso quando não consegue fazer algo que 90% das demais conseguem. População ocidental (podem não ser validas

5 Controle da cabeça Ao nascer viram a cabeça de um lado para o outro. De bruços muitas conseguem levantar a cabeça o suficiente para virar-se. 2-3 meses: conseguem levantar a cabeça cada vez mais alto. As vezes perdem o equilíbrio e rolam Com 4 meses quase todos conseguem manter a cabeça ereta quando alguém os segura, enquanto estão sentados com apoio

6 Controle da mão Nascem com reflexo de preensão. Se acariciar a palma da mão ela fecha. 3 meses pegam objetos de tamanhos moderados. Pegam objetos com uma mão e passam para a outra e depois seguram pequenos objetos. Entre 7 e 11 meses coordenação suficiente para pegar uma ervilha 15 meses sabe construir torre. Alguns meses depois do 3º ano conseguem copiar um circulo

7 Locomoção Depois de 3 meses começa a revirar-se deliberadamente.
Aos 6 meses senta e 2 meses e meio depois sentam-se. 6 e 10 meses se deslocam.Essa capacidade de locomoção tem extraordinarias implicações cognitivas e psicossociais.

8 Com pouco mais de 7 meses e apoio pode ficar de pé
Com pouco mais de 7 meses e apoio pode ficar de pé. Aproximadamente 4 meses depois consegue se soltar e ficar de pé sozinho. No segundo ano começam a subir degraus um de cada vez colocando os dois pés em cada degrau. Mais tarde irão alterar os pés. Descer escadas vem depois No segundo ano correm e pulam 3 anos e 6 meses se equilibram em um dos pés e pulam.

9 Como ocorre o desenvolvimento motor: a maturação em contexto
Não é apenas uma questão de maturação. Processo de interação com o ambiente Como falha da maturação, reflexo de marcha: desaparece no 4º mês (capacidade não mudou. O ambiente + condições físicas, promovem ou inibem. A questão motivacional também é importante. O cérebro é uma parte do processo. A experiencia e relação ambiental explicam por que alguns bebes andam mais cedo do que os outros (?).

10 Desenvolvimento motor e percepção
Conexão bidirecional entre percepção e movimentação (abismo visual – percepção de profundidade é de base inata) Medo só depois que se locomovem Entre 8 e 14 meses sobem ladeira. Descer é uma outra história (experiencia motora sensibiliza os bebes)

11 Influencias culturais sobre o desenvolvimento motor
Normalidade difere de uma cultura para outra Bebes africanos mais adiantados (diferenças etnicas de temperamento e diferenças na parentagem)

12 Treinamento experimental de habilidades motoras
Treinamento pode provocar mais mudanças do que se imaginava. Uso de andador: retarda desenvolvimento motor e testes cognitivos.

13 Questões de desenvolvimento no primeiro ano de vida
Desenvolvendo a confiança: bebes humanos são dependentes. Como desenvolvem confiança que suas necessidades serão atendidas? Relacionamento intimo e proteção. Se não mundo hostil e imprevisível. A confiança permite ao bebe perder a mãe de vista

14 Desenvolvendo os laços afetivos
Apego Etapas do apego (pg246)

15 Estudando os padrões de apego
Situação estranha Tipos de apego Seguros utilizam a mãe como base segura para exploração. Cooperativos com poucas demonstrações de raiva. Evitativo: não choram quando ela sai e depois a evitam. São irritados e não pedem ajuda. Ansiosos: ansiosos mesmo antes da mãe sair. Exploram pouco e são dificeis de consolar. Desorganizado desorientado : filhos de mães solteiras, insensíveis, intrusivas e abusivas.

16 Como se estabelece o apego
Com base nas interações com a mãe, bebe constroe um modelo viavel do que esperar dela – refletem diferentes representações cognitivas Bebes seguros confiam em sua capacidade de conseguir o que precisam Mãe que trabalha fora e fica nervosa, filhos evitativos Apego a pai e mãe. Um pode compensar outro

17 Pais dedicados aos filhos aos 3 meses tem bebes seguros com 12 meses.
Alguns estudos indicaram

18 Transmissão intergeracional de padrões de apego

19 Ansiedade entre estranhos e ansiedade de separação

20 Efeitos do apego a longo prazo

21 Comunicação emocionalcom cuidadores: regulação mútua

22 Referencia social

23 A emergencia do senso de identidade

24 Desenvolvendo a autonomia

25 Socialização e internalização: desenvolvendo uma consciencia

26


Carregar ppt "Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google