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PublicouThomas Casqueira Palmeira Alterado mais de 9 anos atrás
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Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
LÍNGUA PORTUGUESA: DIDÁTICA PARA O 1.º CICLO Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão) Trabalho desenvolvido no âmbito do Apoio Educativo
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O que é a consciência fonológica
Consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos; Capacidade de identificar e de manipular os fonemas; Consciência silábica (isolar sílabas), consciência intrassilábica (isolar unidades dentro da sílaba) e consciência fonémica (isolar os sons).
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Pertinência deste treino em situações de apoio Educativo
A maioria dos alunos de 1.º e 2.º ano que beneficiam de Apoio Educativo revelam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita; Da prática educacional, terapêutica e científica, já se concluiu que dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita decorrem do fraco desempenho em tarefas de avaliação da consciência fonológica; Quanto mais uma dada capacidade for treinada, mais elevado será o grau de sucesso no desempenho da tarefa.
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Exemplos de tarefas desenvolvidas
1.º ano / 2.º ano
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2.º ano
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2.º ano / 3.º ano
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Conclusões Em todos os anos de escolaridade verificamos dificuldades relacionadas com a consciência fonológica; Necessidade de iniciar este treino precocemente; Frequência, Sistematicidade e Consistência; Treino diário; Jogos de linguagem.
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