A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A P R E S E N T A Apresentação Senac Rio - 2009 Tendências e Tecnologias – os desafios do RH entre as gerações. por Dr. Claudio Starec

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A P R E S E N T A Apresentação Senac Rio - 2009 Tendências e Tecnologias – os desafios do RH entre as gerações. por Dr. Claudio Starec"— Transcrição da apresentação:

1

2 A P R E S E N T A Apresentação Senac Rio - 2009

3 Tendências e Tecnologias – os desafios do RH entre as gerações. por Dr. Claudio Starec professorstarec@gmail.com claudio.starec@rj.senac.br Rio de Janeiro – Novembro 2010 Tendências e Tecnologias – os desafios do RH entre as gerações. por Dr. Claudio Starec professorstarec@gmail.com claudio.starec@rj.senac.br Rio de Janeiro – Novembro 2010

4 Claudio Starec Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 Jornalista - Formado em Comunicação Social Doutor em Ciência da Informação IBICT/UFF Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ Especialista em Administração Escolar pelo Senac Rio. Especialista Inteligência Competitiva pela UFRJ/INT/IBICT MBA em MKT pela FGV/RJ Repórter especial da Manchete, CNT, Bandeirantes, SBT e Record Diretor da Comunicare Educação Corporativa Ex Diretor de MKT da Universidade Estácio de Sá e dos Campi Madureira, Nova América, Rebouças e Centro I. Professor dos programas de pós da FGV, ESPM, IUPERJ, SENAC Rio, Senai Cetiqt, Estácio de Sá. Professor e Coordenador Executivo da Pós-graduação em GIIC Organizador e co-autor livro Gestão Estratégica da Informação e IC – Ed. Saraiva. Co-autor do livro gestão da Educação Corporativa – Ed. Pearson. Executivo do Senac Rio e Consultor de Empresas

5 Nossa agenda 1.O que somos? 2.Onde estamos? 3.Onde chegaremos? 4.Como chegaremos lá? 5.Lições aprendidas Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

6 O que somos? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

7 Teoria da Conhecimento “ Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas 100 batalhas; já se conheces apenas a si mesmo ou só conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; agora, se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terá a mínima chance.” Sun Tzu - século VI D.C Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

8 “ Competição, hoje, não é alguém tentando te ultrapassar numa corrida convencional. Competição é quando alguém vem de uma direção qualquer, bate no teu carro e te tira da pista”. Tony Wheeler fundador da Lonely Planet “ Competição, hoje, não é alguém tentando te ultrapassar numa corrida convencional. Competição é quando alguém vem de uma direção qualquer, bate no teu carro e te tira da pista”. Tony Wheeler fundador da Lonely Planet Teoria do Mercado Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

9 “ If you don’t have competitive advantage, don’t compete”. Jack Welch ex-CEO GE “ If you don’t have competitive advantage, don’t compete”. Jack Welch ex-CEO GE Teoria da Empresa Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

10 Teoria do RH “Não serão as espécies mais fortes que irão sobreviver, nem as mais inteligentes, e sim as mais adaptáveis...” Charles Darwin Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

11 Teoria da Mudança Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito de Éfeso Hoje, única coisa permanente é a mudança... Heráclito de Éfeso Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

12 Qual é o melhor caminho? “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” Alice no País das Maravilhas “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” Alice no País das Maravilhas Teoria da “Alice” Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

13 Onde estamos? AUMENTO DA COMPETITIVIDADE ESCALA GLOBAL ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM TRABALHADOR DO CONHECIMENTO SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO APRENDIZADO RÁPIDA OBSOLESCÊNCIA DO CONHECIMENTO MUNDO SEM EMPREGOS INFORMAÇÃO COMO ÚNICA ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL REDES SOCIAIS E NOVAS TICS – TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

14 Onde estamos? POPULAÇÃO BRASILEIRA ( DADOS IBGE ) ANONº DE HABITANTES 2009191,4 milhões 26% até 14 Anos, 6,6% 65 anos e + 2050215,2 milhões 22,7% de Idosos, 13,1% de Adolescentes QUANTO TEMPO VIVEMOS Fonte IBGE HomensMulheresTOTAL 1980 59,66662,7 anos 1990 62,870,466,6 anos 2000 66,774,370,4 anos Hoje 69,176,772,8 anos 2020 72,579,876,1 anos 1. O Brasil é up Ascensão social C: ≥ consumo 2. O Brasil é old Envelhecimento da População 3. O Brasil é work Mais emprego: ≥ PEA ≤ Desemprego 4. O Brasil é pink Cresce a participação delas 5. O Brasil é single Mais brasileiros moram sozinhos (- filhos) 6. Brasil é mobile Mais brasileiros tem acesso a TICs 7. O Brasil é cult Mais procuram Educação profissional 8. O Brasil é high Mais buscam educação superior Tec e EAD 9. O Brasil é premium Quanto mais estudo ≥ renda 10. O Brasil é quality Mais brasileiros buscam qualidade de vida Fontes: IBGE, PNAD, FGV, Exame

15 Ecologia da Informação no mundo  Um em cada quatro habitantes do planeta acessa internet. Essa é a conclusão do relatório da União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês 25/05/2010).  Internet do futuro será até cem mil vezes mais rápida. Uma tecnologia desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) permite que a conexão a internet seja de cem a mil vezes mais rápida que a atual. A informação foi divulgada no último domingo pelo jornal O Globo (01/08/2010).O Globo  “Em três anos os desktops serão irrelevantes. No Japão, a maior parte das pesquisas é feita hoje em dia em smartphones, não em PCs", disse John Herhily, o chefe do Google na Europa, ao site Silicon Republic. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

16 Ecologia da Informação no Brasil  O acesso à internet a 67,5 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2009.  O Brasil terá 140 milhões de computadores pessoais em 2014. A previsão foi feita pela 21ª Pesquisa Anual FGV-EAESP. O país tem hoje cerca de 72 milhões de computadores ativos, e deve chegar a 77 milhões até o final deste ano.  O Brasil é um dos dez países que mais acessam redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Os internautas brasileiros acessam redes sociais principalmente por razões pessoais (83%), mas há também parcela significativa, de 33% dos usuários de internet, que acessa estas redes para uso profissional. O Brasil possui o segundo maior grupo de usuários de Twitter e só fica atrás dos Estados Unidos. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

17 Onde estamos? “A riqueza da informação gera a pobreza da atenção.” Shapiro (Economia da Informação) “ A riqueza da informação gera a pobreza da informação.” Starec A Produção de informação Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

18 Vídeo 1 http://www.ted.com/talks/pranav_mistry_the_thrilling_potential_of_sixthsense_technology.htm http://www.youtube.com/watch?v=aVCaErWK2c0&feature=related Vídeo 1 http://www.ted.com/talks/pranav_mistry_the_thrilling_potential_of_sixthsense_technology.htm http://www.youtube.com/watch?v=aVCaErWK2c0&feature=related Novos Tempos Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

19 Objetivo RH da organização Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

20 Onde estamos? O cenário competitivo A “REVOLUÇÃO” do Cliente O “CAOS” no Atendimento A “EXPLOSÃO” da Concorrência A “OVERDOSE” Informacional A “TSUNAMI” Tecnológica A “REVOLUÇÃO” do Cliente O “CAOS” no Atendimento A “EXPLOSÃO” da Concorrência A “OVERDOSE” Informacional A “TSUNAMI” Tecnológica Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

21 Conclusão do conflito de Gerações Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 “O Gerente não comanda empregados, gerencia pessoas; a ênfase deve ser na imaginação.” Peter Drucker “O Gerente não comanda empregados, gerencia pessoas; a ênfase deve ser na imaginação.” Peter Drucker

22 Onde estamos? Que mundo é esse? Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes... Nós estamos confusos e inseguros com o volume de informação disponível e descartável que nos atinge todos os dias e, também, devido a grande quantidade de ofertas e possibilidades existentes... Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

23 Em qual Sociedade a sua empresa está? SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros 1800 1900 2030 1950 2000 SOCIEDADE DA INOVAÇÃO Acesso a redes de inovações geradas por outros Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

24 A Equação: Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 CLIENTE INTERNO MOTIVADO CLIENTE INTERNO MOTIVADO CLIENTE EXTERNO ENCANTADO CLIENTE EXTERNO ENCANTADO RESULTADO  =

25 Teoria da Decisão – cara ou coroa? Resultado: 66% das decisões fracassam Resultado: 66% das decisões fracassam Intuição (feeling) Conselhos Estilo Pessoal Experiência Acumulada “chutometria ou achometria” Intuição (feeling) Conselhos Estilo Pessoal Experiência Acumulada “chutometria ou achometria” Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

26 Aumentando a produtividade... Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

27 Novos Paradigmas Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

28 “Como regra geral, o homem mais bem sucedido na vida é aquele que dispõe das melhores informações.” Benjamim Disraeli - escritor Ecos informacionais Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

29 Ecologia da Informação “É o uso da informação, não sua simples existência, que permite aos gestores tomar decisões melhores, aprender com clientes e concorrentes e monitorar os resultados...Nosso fascínio pela tecnologia nos faz esquecer o objetivo principal da informação: Informar. Todos os computadores do mundo de nada servirão se seus usuários não estiverem interessados na informação que esses computadores podem gerar.” Thomas H. Davenport (1998) – Ecologia da Informação Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

30 6. A Pet fornece informações importantes sobre o que está ocorrendo com a Companhia. 7. Tenho facilidade para acessar as informações que a Companhia disponibiliza. 8. Estou satisfeito com o conteúdo das informações que recebo da Companhia. 9. Confio nas informações veiculadas pela Companhia. 10. Sou informado sobre os planos futuros da Companhia PESQUISA CLIMA ORGANIZACIONAL PETROBRAS : Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

31 11. Na equipe em que trabalho as pessoas têm um bom relacionamento. 12. Na equipe em que trabalho existe liberdade de falar, criticar, sugerir e trocar id é ias. 13. Na equipe em que trabalho existe coopera ç ão para o alcance dos resultados. 14. Na equipe em que trabalho existe troca de conhecimentos entre as pessoas. PESQUISA CLIMA ORGANIZACIONAL PETROBRAS: Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

32 Administração holística das informações ou administração informacional centrada no ser humano. Gerenciar informações é muito mais do que investir em novas tecnologias; O ponto essencial é que essa abordagem devolve o homem ao centro do mundo da informação, banindo a tecnologia para seu devido lugar, na periferia. Thomas H. Davenport, 1998 Já ouviu falar em Ecologia da Informação? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

33 O cliente em segundo lugar? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 Reconheça 1. Reconheça seu cliente interno. 2. Estabeleça acordos do nível de serviço e meça e Recompense resultados. 3. Seja pró-ativo, inicie coisas, seu cliente vai gostar. 4. Administre as expectativas, siga o lema: prometa menos e entregue mais. 5. Incentive erros (NOVOS). Comemore 6. Comemore Sempre!

34 Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 Cuidado com Zona de Conforto: “Você erra 100% dos chutes que não dá.” Walt Disney “Você erra 100% dos chutes que não dá.” Walt Disney

35 Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010 O Faxineiro da Nasa

36 Cadeia de Valor da Ecologia da Informação Fonte: Starec, Claudio 2009 CADEIA DE VALOR CADEIA DE VALOR INFORMAÇÃO DADO Conhecimento CONTEXTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA INTELIGÊNCIA AÇÃO Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

37 Qual é o maior problema das organizações modernas Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

38 “Uma coisa é uma...” Dado Uma Bolsa Informação MARCA LV Conhecimento Para ele é muito cara; Para ela é muito chique; Para o mercado virou coqueluche; “Para nós é algo que não precisamos, que compramos sem ter o dinheiro para mostrar para quem não gostamos”. Palestra UP - Dr. Claudio Starec - 2010

39 Quais são os maiores desafios Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

40 1. Informação Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

41 O que fazer ? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

42 “Gotejamento” informacional Informação certa (relevância) Pessoa certa (foco) Momento certo (obsolescência) Local certo (ambiente) Formato mais adequado (propriedade) Ao menor custo possível (pricing) Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

43 2. Comunicação Palestra UP - Dr. Claudio Starec - 2010

44 3. Convergência – “Maldição do MSN” Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

45 4. Comprometimento Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

46 5. Alinhar objetivos e expectativas Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

47 6. Usar a criatividade para solucionar problemas Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

48 Lições aprendidas O que aprendemos? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

49 1. Preste atenção aos sinais do mercado Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

50 2. A base para o sucesso é o pessoal comprometido! Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

51 3. Analisar o ambiente é um processo que tem começo, meio e.. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

52 4. Estar na hora certa, no lugar certo... Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

53 5. É preciso Afetar com Intenção Nosso objetivo básico na comunicação é tornarmos -nos agentes influentes, é afetarmos outros, nosso ambiente físico e nós próprios, é tornarmos - nos agentes determinantes, é termos opção no andamento das coisas... Nós nos comunicamos para influenciar, para afetar com intenção... Todo comportamento de comunicação tem como objetivo, uma meta, que é produzir certa reação. David K. Berlo Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

54 Entre todos os competidores e novos entrantes, o nosso maior, o mais feroz e perigoso concorrente somos nós mesmos... Entre todos os competidores e novos entrantes, o nosso maior, o mais feroz e perigoso concorrente somos nós mesmos... 6. Quem é o seu maior concorrente? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

55 7. O Foco é o do Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

56 8. SEM BOAS INFORMAÇÕES é impossível tomar boas decisões. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

57 9. Que tal parar de apagar incêndios? Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

58 10. O grande desafio das organizações é... Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

59 Referências DAVENPORT, Thomas. “Ecologia da Informação”. Ed. Futura: SP, 2001. PRUSAK, Laurence & MCGEE, James. “Gerenciamento Estratégico da Informação”. Ed. Campus: RJ, 1994. STAREC, Claudio, GOMES, Elizabeth e BEZERRA, Jorge. “A Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva”. Ed. Saraiva: RJ, 2005. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

60 Nosso livro Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

61 A Hora da Verdade 1. Ecologia é um processo que tem começo, meio e ____________. 2. “Daqui para frente a competição não se dará mais com produtos ou serviços se dará com _______. “[Peter Drucker] 3. A palavra que melhor define o sucesso de qualquer organização é _________. 4. Sem __________ ___________ é impossível tomar ________ ________. 5. Gotejamento informacional é levar a ________ ________ para_______ ______, no _______ ________. 6. O maior desafio das organizações modernas é se _____________. 7. 90% dos problemas das organizações são de ___________ ou de _____________. 8. Objetivo da organização é obter ____________. 9. Só haverá dois tipos de profissionais: os rápidos e os _______________. 10. Na Era das Mudanças, a regra para o sucesso será __________________. Palestra RH - Dr. Claudio Starec - 2010

62 Muito agradecido

63 professorstarec@gmail.com Prof. Dr Claudio Starec


Carregar ppt "A P R E S E N T A Apresentação Senac Rio - 2009 Tendências e Tecnologias – os desafios do RH entre as gerações. por Dr. Claudio Starec"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google