A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. Controladoria Profª Karine R. de Souza. GESTÃO EMPRESARIAL A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". Controladoria Profª Karine R. de Souza. GESTÃO EMPRESARIAL A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos."— Transcrição da apresentação:

1 . Controladoria Profª Karine R. de Souza

2 GESTÃO EMPRESARIAL A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos e sociais de alcance mundial estão reestruturando o ambiente empresarial. Grande desafio desta última década – levar a todos os níveis hierárquicos e funcionais, da alta gerência ao piso de fábrica, a incorporação de novos modelos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e a sobrevivência sadia e competitiva no mercado. A globalização da economia, alavancada pela TI e da comunicação, é uma realidade inescapável. As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organização do trabalho, tem colocado os métodos tradicionais de gestão das empresas no banco dos réus.

3 GESTÃO EMPRESARIAL O ambiente de negócios sofre constantes transformações: É necessário desenvolver a sensibilidade para perceber que as mudanças na gestão empresarial são um imperativo e não uma simples opção. nas bases da concorrência, mudanças significativas no perfil dos clientes e suas relações com as empresas com o surgimento de novos modelos de gestão,

4 GESTÃO EMPRESARIAL Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado. Nesse ambiente, a diferença entre sucesso e fracasso, entre lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados. Interdisciplinaridade (equipes) O QUE É GESTÃO HOJE? O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir, em condições totalmente diferentes das de antes. Complexidade (variáveis) Exigüidade (tempo) Multiculturalidade (culturas) Inovação (oportunidades e ameaças) Competitividade (competidores – produtos substitutos)

5 Ambiente e Competitividade O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrente, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do "nicho" que a empresa demarcou para si mesma em relação a gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende. Gestão da Empresa

6 Numa economia basicamente competitiva e global, consideram-se, segundo Catelli três tipos de ambiente: ambiente externo, ambiente remoto e ambiente próximo. O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobre variáveis políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc. O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficiente para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidade regulatórias e fiscalizadoras, entidade de classe, associações empresariais, entidades de outros segmentos, governos de outros países Gestão da Empresa

7 O ambiente próximo da empresa compõem-se de entidades que compõem o segmento em que atua e compete, tais como: fornecedores, concorrente, clientes, consumidores. As variáveis que determinam a amplitude da gestão de cada uma dessas entidades referem-se aos preços, volumes, qualidade, prazos de entrega, prazos de pagamento, etc. E caracterizam as transações realizadas entre as mesmas. O ambiente próximo segundo o mesmo autor, é constituído por Segmentos, que são conjuntos de atividades que constituem determinado estágio de um ciclo econômico, que vai desde a obtenção dos insumos necessários às atividades dos participantes desse ciclo até o consumo final dos produtos e serviços gerados Gestão da Empresa

8 GESTÃO EMPRESARIAL Na administração estamos na era da ênfase no talento dos indivíduos e na sinergia do trabalho em equipe. COMO MELHORAR A GESTÃO ? No ambiente de negócios atual, alguns fatores são fundamentais: Inovação, Qualidade, Agilidade e Atenção ao cliente.

9 Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL COMO MELHORAR A GESTÃO ? Estratégia e transformação organizacional (visão prospectiva e sistêmica) Arquitetura organizacional e orientação a processos Aprendizado organizacional (coletivo permanente) Processo de decisão Os elementos necessários para que as pessoas em posição de responsabilidade pela gestão possam atingir seus objetivos organizacionais são: Qualidade e marketing (expectativas e percepção dos clientes internos e externos) Gestão de projetos Controle orçamentário Cultura organizacional (valores e práticas) Qualidade de vida

10 Gestão da Empresa GESTÃO EMPRESARIAL Da mesma forma é fundamental determinar se as técnicas de gestão estão produzindo resultados, ou seja é necessário uma: avaliação do desempenho empresarial. COMO MELHORAR A GESTÃO ? Medir o desempenho é algo fundamental em qualquer atividade que realizemos. A utilização de um modelo adequado de avaliação de resultados leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, a fim de descobrir suas inter- relações com o mercado competitivo.

11 . Atividade Complementar A partir do estudo sobre as mudanças no ambiente empresarial apresentadas e do que você entendeu, reflita a respeito e tente escrever com as suas próprias palavras, sobre a seguinte frase: A continuidade da empresa decorre das suas relações internas e externas, evidenciando a necessidade de manter uma capacidade de competição, adaptando a mudança em relação ao seu mundo exterior.


Carregar ppt ". Controladoria Profª Karine R. de Souza. GESTÃO EMPRESARIAL A partir da década de 1990 o ambiente de negócios se tornou mais complexo. Fenômenos econômicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google