A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares"— Transcrição da apresentação:

1 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Danila Araújo e Silva Janice Bauab Assis ESCS/SES DF Coordenadora: Profa. Suely Falcão

2 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Eritrócitos que atingem os vasos pulmonares são desoxigenados devem conter polímeros de HbS; Hipóxia local ou sistêmica precipitam a vasooclusão pulmonar através do aumento da polimerização da HbS; Hipóxia induz aumento da liberação de moléculas de adesão (VCAM-1), com consequente adesão das hemácias ao endotélio vascular.

3 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Patogênese Pneumonia bacteriana não é a causa freqüente de Síndrome Torácica Aguda (STA) pois a cultura de escarro é positiva em menos que 50% dos casos, com vários microorganismos isolados como S.aureus, micoplasma, E.coli, H. influenzae. Pnemonias por vírus,micoplasma e clamídia podem ser causa de STA em crianças. Embolia pulmonar gordurosa parece ser um mecanismo freqüente de STA grave.

4 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Manifestações clínicas Dor torácica, febre,tosse e hiperventilação. Crises álgicas, 1 ou 2 semanas antecedendo o episódio; Estertores pulmonares e macicez à percussão; Hb reduzida em 1g/dl e os leucócitos significantemente aumentados; Cerca de 20% dos pacientes apresentam pO2 inferior a 60mmHg.

5 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Tratamento Prevenção de atelectasias controle da dor e incentivo à espirometria; Evitar hidratação excessiva limitando a infusão de fluidos com uso de glicose ou dextrose 5% diluída em água ou salina 1/2 ou 1/4, numa velocidade de 1,5 vez às necessidades; Tratamento de possíveis infecções bacterianas com antibióticos EV - difícil excluir pneumonia; Macrolídeos ou quinolonas para tratamento de patógenos atípicos;

6 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Tratamento Oxigenação do sangue. A eficácia deste procedimento deve ser monitorada, pelo menos a cada 4 horas, pela gasometria, gradiente de oxigênio alvéolo-arterial e PaO2/FiO2 . Pacientes com hipóxia progressiva devem ser internados em unidades de terapia intensiva; Diminuir a quantidade de hemácias com HbS através de transfusões simples ou, para pacientes com hematócrito maior que 30%, exsanguíneo transfusão; Transfusões ou exsanguíneo transfusão devem ser iniciadas se pO2<70mmHg ou se houver queda de 10% nos níveis basais da pO2 do paciente.

7 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Prognóstico STA com pequeno comprometimento pulmonar e leve hipoxemia e em casos graves, prontamente tratados com transfusões e terapia intensiva, têm um bom prognóstico.

8 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Hipertensão pulmonar Definida por pressão na artéria pulmonar superior a 25 mmHg. Fisiopatologia Nas doenças falciformes deve estar relacionada à falcização de hemácias (mecanismos desconhecidos); Vasculopatia, redução crônica da saturação de oxigênio, lesão pulmonar por repetidos episódios de STA,episódios recorrentes de tromboembolismo e alto fluxo pulmonar secundário à anemia.

9 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Hipertensão Pulmonar - Manifestações clínicas Hiperfonese de B2 no foco pulmonar e/ou aumento de ventrículo direito e/ou redução inexplicada da saturação de O2. Dor torácica, dispnéia e hipoxemia de repouso; O diagnóstico de certeza requer cateterização de câmaras direitas, a menos que o ecocardiograma mostre regurgitação de valva tricúspide.

10 Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares
Hipertensão Pulmonar - Terapêutica Vasodilatadores e oxigenioterapia


Carregar ppt "Anemia Falciforme -Complicações Pulmonares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google