A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008."— Transcrição da apresentação:

1 SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO,

2 DOIS CONCEITOS: DUALIDADE E CREDIBILIDADE

3 -É CONSTRUÍDA NUM PROCESSO; -NÃO PODE SER IMPOSTA, -RESULTA DUM ACUMULAR DE INTERACÇÕES; - É COMPOSTA POR: COMPORTAMENTOS, HÁBITOS, POSTURAS, ÉTICAS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIA.

4 TEMOS OU NÃO UMA BOA IMAGEM?

5 -TRANSMITIMOS OU NÃO CONFIANÇA AO CLIENTE AO LONGO DO TEMPO? -SOMOS OU NÃO CONSISTENTES NOS RESULTADOS OBTIDOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE?

6 NINGUÉM TEM UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO….

7 1.º A PRIMEIRA IMPRESSÃO (3 SEGUNDOS) 2.º A IMAGEM INICIAL (PRIMEIROS CONTACTOS) 3.º A IMAGEM JÁ FORMADA E MANTIDA

8 -A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%; -O Tom da Voz com 18%; -A Adequação das palavras utilizadas com 14%; -A Linguagem Corporal com 10%. (*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)

9 - VESTUÁRIO (DENTRO DAS EXPECTATIVAS E ADEQUADO AO CONTEXTO); - APARÊNCIA FÍSICA: TRAÇOS DE HIGIENE E EXPRESSÃO FACIAL (PRESENÇA OU NÃO DO SORRISO); - POSTURA (REVELADORA DE EMPATIA, ACOLHIMENTO E ATENÇÃO AO INTERLOCUTOR) - -TOM DE VOZ (ADEQUADO AO CONTEXTO E DEMONSTRADOR DE SINTONIA COM O INTERLOCUTOR)

10 -PALAVRAS E LINGUAGEM UTILIZADA (CLARA, CUIDADA, SEM VÍCIOS DE PRONÚNCIA, GÍRIAS E SEM INTIMIDADE,…); -O CUMPRIMENTO SOCIAL E CONTACTO VISUAL

11 O APERTO DE MÃO: - A mão deve ser fechada de forma firme e sem apertar; - O braço não deve balançar mais do que três vezes e de forma natural, porém segura.

12 -O CONTACTO VISUAL: -DEVE SER DIRECTO NOS OLHOS DA OUTRA PESSOA, PORÉM NÃO INTRUSIVO; -OLHAR DEVE TRANSMITIR SAUDAÇÃO SINCERA

13 Alguns conselhos úteis na promoção duma imagem inicial positiva, a saber: - Comportamentos: para além das regras de etiqueta social obrigatórias, existem algumas sugestões práticas que consideramos mais importantes neste momento. -Demonstre claramente desde o início o objectivo da sua visita. -Demonstre orgulho no que faz e/ou vende. -Mostre respeito pelo seu tempo e do cliente. -Seja educado, porém fique preparado para a marcação de outra visita ou uma reclamação se não conseguir a atenção selectiva necessária.

14 - Hábitos: os bons hábitos profissionais estão relacionados com a nossa educação; Algumas situações consideradas críticas para a imagem profissional: -O cumprimento do horário de trabalho, ou seja, a assiduidade e pontualidade, são fundamentais para a formação de uma boa imagem profissional. -A comunicação personalizada, ou seja, usar desde a apresentação, o nome do seu interlocutor sempre que possível. -Não interromper a pessoa que está a falar, por nenhum motivo.

15 - Postura: deve ser amistosa, agradável, natural e cativante, apesar de comedida. - Ética: Ter sempre como referência as normas éticas da sua actividade profissional, em face a um cliente/ outro interlocutor, e ter também em atenção aos seguintes conselhos: *Não falar mal da sua concorrência, pois será mais vantajoso salientar as vantagens da sua empresa e se possível fazer com que o cliente descreva os pontos negativos das outras; *Não falar mal da concorrência do cliente, pois ainda não sabe de onde ele veio e nem vai saber para onde vai no futuro, cative um aliado, esteja ele onde estiver; *Ser ético respeitando as regras vigentes na empresa onde trabalha e incluindo e principalmente nas informações consideradas confidenciais.

16 - Conhecimentos: principalmente se for um primeiro contacto, seja comedido em demonstrar excesso de conhecimentos, forneça informações na medida do necessário e do interesse do seu cliente, mas não queira aparecer como o sabe- tudo, pois tal atitude pode interferir negativamente na sua imagem e bloquear a concretização. - Habilidades: é importante salientar não todas as suas habilidades, mas especificamente aquela pela qual você normalmente se sobressai, que todos comentam ser uma virtude nos primeiros contactos, o que em si cativa a pessoas. Essa habilidade é denominada de factor único. Descubra o seu factor único e faça uso dele principalmente nesse momento.

17 -Competências: conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes que harmonicamente desenvolvidas, produzem um resultado final esperado e desejado. Finalmente, mais do que ser é preciso parecer competente. Assim, antes do estabelecimento do contacto deve estudar a mensagem que quer transmitir, treinar e visualizar mentalmente os resultados pretendidos.

18 Uma vez que a imagem já esteja formada, devemos colocar periodicamente a nós próprios as seguintes questões: -Será que eu sei realmente como o meu cliente me vê? -Estou realmente a cumprir com todas as minhas promessas? -Tenho feito efectivamente o suficiente pelos meus clientes?

19 Se respondermos sim a todas as questões anteriormente referidas, não temos muito que nos preocupar com a nossa imagem, ela está a ser mantida, no entanto... Lembre-se que … -as indicações e referências relativas à sua empresa são influenciadas principalmente pela sua imagem. -a imagem ideal do profissional é de uma imagem de confiança perante o cliente..

20 Finalizando, lembramos que a Imagem Pessoal faz parte do seu Marketing Pessoal e que o mesmo se faz com clareza de objectivos, integridade, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento, imagem, auto-estima e motivação. A melhoria da imagem pessoal deve ser contínua, pelo que se vai construindo com progressivas e pequenas conquistas e não apenas com uma grande conquista.

21 Bibliografia: Branco, B.(2004). Megaservice - Assessoria Empresarial e da Academia do Sucesso em Vendas. Fachada, M.O. (2003). Psicologia das Relações Interpessoais (1.º Volume). Ed. Rumo Sara Guedes Psicóloga

22 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google