A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008."— Transcrição da apresentação:

1 SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008

2 DOIS CONCEITOS: DUALIDADE E CREDIBILIDADE

3 -É CONSTRUÍDA NUM PROCESSO; -NÃO PODE SER IMPOSTA, -RESULTA DUM ACUMULAR DE INTERACÇÕES; - É COMPOSTA POR: COMPORTAMENTOS, HÁBITOS, POSTURAS, ÉTICAS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIA.

4 TEMOS OU NÃO UMA BOA IMAGEM?

5 -TRANSMITIMOS OU NÃO CONFIANÇA AO CLIENTE AO LONGO DO TEMPO? -SOMOS OU NÃO CONSISTENTES NOS RESULTADOS OBTIDOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE?

6 NINGUÉM TEM UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO….

7 1.º A PRIMEIRA IMPRESSÃO (3 SEGUNDOS) 2.º A IMAGEM INICIAL (PRIMEIROS CONTACTOS) 3.º A IMAGEM JÁ FORMADA E MANTIDA

8 -A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%; -O Tom da Voz com 18%; -A Adequação das palavras utilizadas com 14%; -A Linguagem Corporal com 10%. (*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)

9 - VESTUÁRIO (DENTRO DAS EXPECTATIVAS E ADEQUADO AO CONTEXTO); - APARÊNCIA FÍSICA: TRAÇOS DE HIGIENE E EXPRESSÃO FACIAL (PRESENÇA OU NÃO DO SORRISO); - POSTURA (REVELADORA DE EMPATIA, ACOLHIMENTO E ATENÇÃO AO INTERLOCUTOR) - -TOM DE VOZ (ADEQUADO AO CONTEXTO E DEMONSTRADOR DE SINTONIA COM O INTERLOCUTOR)

10 -PALAVRAS E LINGUAGEM UTILIZADA (CLARA, CUIDADA, SEM VÍCIOS DE PRONÚNCIA, GÍRIAS E SEM INTIMIDADE,…); -O CUMPRIMENTO SOCIAL E CONTACTO VISUAL

11 O APERTO DE MÃO: - A mão deve ser fechada de forma firme e sem apertar; - O braço não deve balançar mais do que três vezes e de forma natural, porém segura.

12 -O CONTACTO VISUAL: -DEVE SER DIRECTO NOS OLHOS DA OUTRA PESSOA, PORÉM NÃO INTRUSIVO; -OLHAR DEVE TRANSMITIR SAUDAÇÃO SINCERA

13 Alguns conselhos úteis na promoção duma imagem inicial positiva, a saber: - Comportamentos: para além das regras de etiqueta social obrigatórias, existem algumas sugestões práticas que consideramos mais importantes neste momento. -Demonstre claramente desde o início o objectivo da sua visita. -Demonstre orgulho no que faz e/ou vende. -Mostre respeito pelo seu tempo e do cliente. -Seja educado, porém fique preparado para a marcação de outra visita ou uma reclamação se não conseguir a atenção selectiva necessária.

14 - Hábitos: os bons hábitos profissionais estão relacionados com a nossa educação; Algumas situações consideradas críticas para a imagem profissional: -O cumprimento do horário de trabalho, ou seja, a assiduidade e pontualidade, são fundamentais para a formação de uma boa imagem profissional. -A comunicação personalizada, ou seja, usar desde a apresentação, o nome do seu interlocutor sempre que possível. -Não interromper a pessoa que está a falar, por nenhum motivo.

15 - Postura: deve ser amistosa, agradável, natural e cativante, apesar de comedida. - Ética: Ter sempre como referência as normas éticas da sua actividade profissional, em face a um cliente/ outro interlocutor, e ter também em atenção aos seguintes conselhos: *Não falar mal da sua concorrência, pois será mais vantajoso salientar as vantagens da sua empresa e se possível fazer com que o cliente descreva os pontos negativos das outras; *Não falar mal da concorrência do cliente, pois ainda não sabe de onde ele veio e nem vai saber para onde vai no futuro, cative um aliado, esteja ele onde estiver; *Ser ético respeitando as regras vigentes na empresa onde trabalha e incluindo e principalmente nas informações consideradas confidenciais.

16 - Conhecimentos: principalmente se for um primeiro contacto, seja comedido em demonstrar excesso de conhecimentos, forneça informações na medida do necessário e do interesse do seu cliente, mas não queira aparecer como o sabe- tudo, pois tal atitude pode interferir negativamente na sua imagem e bloquear a concretização. - Habilidades: é importante salientar não todas as suas habilidades, mas especificamente aquela pela qual você normalmente se sobressai, que todos comentam ser uma virtude nos primeiros contactos, o que em si cativa a pessoas. Essa habilidade é denominada de factor único. Descubra o seu factor único e faça uso dele principalmente nesse momento.

17 -Competências: conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes que harmonicamente desenvolvidas, produzem um resultado final esperado e desejado. Finalmente, mais do que ser é preciso parecer competente. Assim, antes do estabelecimento do contacto deve estudar a mensagem que quer transmitir, treinar e visualizar mentalmente os resultados pretendidos.

18 Uma vez que a imagem já esteja formada, devemos colocar periodicamente a nós próprios as seguintes questões: -Será que eu sei realmente como o meu cliente me vê? -Estou realmente a cumprir com todas as minhas promessas? -Tenho feito efectivamente o suficiente pelos meus clientes?

19 Se respondermos sim a todas as questões anteriormente referidas, não temos muito que nos preocupar com a nossa imagem, ela está a ser mantida, no entanto... Lembre-se que … -as indicações e referências relativas à sua empresa são influenciadas principalmente pela sua imagem. -a imagem ideal do profissional é de uma imagem de confiança perante o cliente..

20 Finalizando, lembramos que a Imagem Pessoal faz parte do seu Marketing Pessoal e que o mesmo se faz com clareza de objectivos, integridade, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento, imagem, auto-estima e motivação. A melhoria da imagem pessoal deve ser contínua, pelo que se vai construindo com progressivas e pequenas conquistas e não apenas com uma grande conquista.

21 Bibliografia: Branco, B.(2004). Megaservice - Assessoria Empresarial e da Academia do Sucesso em Vendas. www.megaservice.com.br Fachada, M.O. (2003). Psicologia das Relações Interpessoais (1.º Volume). Ed. Rumo Sara Guedes Psicóloga E-mail: saguedes_psicologa@portugalmail.ptsaguedes_psicologa@portugalmail.pt

22 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "SARA GUEDES CIDADE DAS PROFISSÕES PORTO, 25.03.2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google