A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cromossomos Metacêntrico: Apresenta um centrômero mais ou menos central e braços de comprimentos aproximadamente iguais. Submetacêntrico: O centrômero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cromossomos Metacêntrico: Apresenta um centrômero mais ou menos central e braços de comprimentos aproximadamente iguais. Submetacêntrico: O centrômero."— Transcrição da apresentação:

1 Cromossomos Metacêntrico: Apresenta um centrômero mais ou menos central e braços de comprimentos aproximadamente iguais. Submetacêntrico: O centrômero é excêntrico e apresenta braços de comprimento nitidamente diferentes. Acrocêntrico: Apresenta centrômero próximo a uma extremidade.Os cromossomos acrocêntricos humanos (13, 14, 15, 21, 22) têm pequenas massas de cromatina conhecidas como satélites fixadas aos seus braços curtos por pedículos estreitos ou constrições secundárias.

2 Cariótipo Metáfase Cariótipo feminino

3 Cromossomos sexuais

4 Divisão celular Mitose e Meiose

5 Alteração cromossômica numérica
Aneuploidias - Há um aumento ou diminuição em um ou mais pares de cromossomos, mas não em todos. Exemplos: 2n - 1 (monossomia), 2n + 1 (trissomia), 2n + 2 (tetrassomia), etc. A maioria dos pacientes aneuplóides apresenta trissomia (três cromossomos em vez do par normal de cromossomo)

6 Anomalia dos Cromossomos Autossomos

7 Trissomia do 21 – Síndrome de Down

8 Fendas palpebrais e perfil achatado

9 Encurvamento do 5º dígito e distância maior entre o 1º e 2º artelho

10 Características clínicas
As características clínicas da SD são principalmente: atraso mental, hipotonia (fraqueza) muscular, baixa estatura, anomalia cardíaca, perfil achatado, orelhas pequenas com implantação baixa, olhos com fendas palpebrais oblíquas, língua grande e sulcada, encurvamento dos quintos dígitos,e aumento da distância entre o primeiro e o segundo artelho e prega única nas palmas.

11 Há uma relação importante entre a concepção de crianças com a SD e a idade materna.
Após os 35 anos a mulher tem maior probabilidade de ter filhos com a SD. Aos vinte anos o risco é de 1 para 1600, enquanto que aos 35 anos é de 1 para 370. A SD ocorre em todas as raças e em ambos os sexos.

12 Cariótipo - Síndrome de Patau

13 Síndrome de Patau ou trissomia do 13
Reconhecida em 1960 por Klaus Patau observando um caso de malformações múltiplas em um neonato, sendo trissômico para o cromossomo 13. Tem como causa a não disjunção dos cromossomos no processo da divisão celular

14 Patau A sua incidência foi estimada em cerca de 1 caso para 6000 nascimentos. Aproximadamente 45% dos afetados falecem após 1 mês de vida; 70%, aos 6 meses e menos de 5% dos casos sobrevivem mais de 3 anos. A maior sobrevida relatada na literatura foi a de 10 anos de idade.

15 Características - Patau
O fenótipo inclui malformações graves do sistema nervoso central. Um retardamento mental acentuado está presente. Em geral há defeitos cardíacos congênitos e defeitos urigenitais . Com freqüência encontram-se fendas labial e do palato.

16 Patau

17 Cariótipo - Síndrome de Edwards

18 Síndrome de Edwards ou Trissomia do 18
Descrita em 1960 por John H. Edwards, hoje a trissomia do 18 apresenta cariótipo 47, XX ou XY, +18. A incidência é de cerca de 0,3 por 1000 nascimentos. A Trissomia do 18 está associada à idade materna, pois grande parte dos casos são originados de mulheres com mais de 35 anos de idade.

19 Características dos Portadores
Os portadores apresentam retardamento físico e mental, defeitos cardíacos. O crânio é muito alongado na região occipital. O pescoço é curto. A boca é pequena e triangular. Grande distância intermamilar. Os genitais externos são anômalos. O dedo indicador é maior do que os outros e flexionado sobre o dedo médio. Os pés têm as plantas arqueadas. A morte ocorre em geral antes da primeira infância, aos 3 ou 4 meses de idade, mas pode ser protelada há quase 2 anos.

20 Síndrome de Edwards

21 Anomalias dos Cromossomos Sexuais

22 Cariótipo – Síndrome de Klinefelter

23 Síndrome de Klinefelter
O Dr. Harry F. Klinefelter ao trabalhar no projeto de consumo de oxigênio na glândula adrenal em conjunto com o Dr. Howard Means atendeu um paciente com um caso raro no qual um homem desenvolveu seios (Ginecomastia). Ao estudar este caso, o Dr. Klinefelter relatou nos seu exames: infertilidade, liberação de hormônio Gonadotropina (GnRH), um elevado nível de liberação de Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteneizante (LH). Com estes resultados foi publicado no Jornal de Metabolismo e Endocrinologia Clínica (1942), um artigo intitulado “Síndrome caracterizada por Ginecomastia, aspermatogênese e aumento da excreção de Hormônio Folículo Estimulante”, tendo como autores, Klinefelter H G, Reifestein E C Jr., e Albright F.. Desde então, a literatura só chama esta condição de síndrome de Klinefelter (SK).

24 A SK é causada por uma variação cromossômica envolvendo o cromossomo sexual. Este cromossomo sexual extra (X) causa uma mudança característica nos meninos. Todos os homens possuem um cromossomo X e um Y, mas ocasionalmente uma variação irá resultar em um homem com um X a mais, esta síndrome é muitas vezes escrita como 47 XXY. Metade dos casos resulta de erros na meiose I paterna, um terço de erros na meiose I materna e os demais de erros na meiose II ou de um erro mitótico pós-zigótico. A idade da mãe é elevada nos casos associados a erros na meiose I materna, mas não nos outros casos. As estatísticas mostram que a cada 500 nascimentos é encontrado um menino com a síndrome.

25 Características do portador
A característica mais comum é a esterilidade. Possuem função sexual normal, mas não podem produzir espermatozóides (Azoospermia) devido à atrofia dos canais seminíferos e, portanto são inférteis. Outras características muitas vezes presentes são: estatura elevada e magros, com braços relativamente longos; pênis pequeno; testículos pouco desenvolvidos devido à esclerose dos túbulos seminíferos ; pouca pilosidade no púbis; níveis elevados de LH e FSH, podem apresentar uma diminuição no crescimento de barba; ginecomastia (crescimento das mamas), devido aos níveis de estrogênio (hormônio feminino) mais elevados do que os de testosterona (hormônio masculino). Em alguns casos tornam-se necessária à remoção cirúrgica; problemas no desenvolvimento da personalidade provavelmente em decorrência de uma dificuldade para falar que contribuem para problemas sociais e/ou aprendizagem.

26 Características físicas

27 Evolução e sintomas É de esperar que indivíduos, com a síndrome de Klinefelter, tenham uma esperança média de vida normal, no entanto, há um aumento considerável de acidentes vasculares cerebrais (6 vezes superior à população geral), assim como na incidência de câncer (1,6%). O atraso da linguagem (51%), o atraso motor (27%) e problemas escolares (44%) complicam o desenvolvimento destas crianças.

28 Tratamento e Prevenção das Complicações
Esta síndrome raramente é diagnosticada no recém-nascido face à ausência de sinais específicos. O diagnóstico precoce permite a intervenção antecipada, seja ela psicológica ou farmacológica A puberdade apresenta problemas particulares secundários aos problemas genitais já referidos. Para uma melhor resposta, o tratamento com testosterona deve ser iniciado pelos anos de idade. Está demonstrada a sua eficácia numa percentagem importante de doentes, tanto em aspectos psicológicos como físicos.

29 Cariótipo – Síndrome de Turner

30 Síndrome de Turner A síndrome de Turner é bastante rara e ao contrário da síndrome de Klinefelter afeta apenas indivíduos de sexo feminino, e o núcleo das células destas pessoas, não possui cromatina sexual, são monossômicos, ou seja, seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo que do par dos sexuais há apenas um X. A ST ocorre em apenas 1 entre nascimentos, devido ao grande número de abortos que chega ao índice de ,5%.

31 Características físicas
Quando adultas apresentam geralmente baixa estatura, não mais que 150 cm; linha posterior de implantação dos cabelos baixa (na nuca) ; pescoço alado; retardamento mental; genitálias permanecem juvenis; ovários são atrofiados e desprovidos de folículos, portanto, essas mulheres não procriam; Devido à deficiência de estrógenos (hormônio feminino) elas não desenvolvem as características sexuais secundárias ao atingir a puberdade, sendo, portanto, identificadas facilmente pela falta desses caracteres; assim, por exemplo, elas não menstruam; pêlos pubianos reduzidos ou ausentes; desenvolvimento pequeno da mamas ou mamas ausentes; pelve andróide, isto é, masculinizada; pele frouxa devido à escassez de tecidos subcutâneos, o que lhe dá aparência senil; unhas estreitas; tórax largo em forma de barril; anomalias renais, cardiovasculares; No recém nascido, há freqüentemente edemas nas mãos e no dorso dos pés, que leva a suspeitar de anomalia.

32 Síndrome de Turner

33 Síndrome de Turner

34 Tratamento As pacientes devem receber aplicações de estrógenos para estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o aparecimento da menstruação. Usualmente esse tratamento tem início aos 16 anos para evitar que os estrógenos aplicados retardem ainda mais o crescimento.

35 Alteração cromossômica estrutural

36 Alteração cromossômica estrutural
Deleção A deleção resulta em desequilíbrio do cromossomo por perda de um segmento cromossômico. Uma deleção pode ser terminal ou intersticial.

37 Síndrome do miado de gato – deleção do braço curto do cromossomo 5 – (46 XX,p-)

38 Síndrome do miado de gato – deleção do braço curto do cromossomo 5

39 Características Os afetados se caracterizam por apresentar assimetria facial, com microcefalia (cabeça pequena), má formação da laringe (daí o choro lamentoso parecido com miado de gato), hipertelorismo ocular (aumento da distância entre os olhos), hipotonia (tônus muscular deficiente), orelhas mal formadas e de implantação baixa , dedos longos, prega única na palma das mãos, atrofia dos membros que ocasiona retardamento neuromotor e retardamento mental acentuado.

40 Síndromes: Prader Willi e Angelman
Imprinting genômico Síndromes: Prader Willi e Angelman

41 A genética da síndrome A região 15q é caracterizada pela presença de genes cujo padrão de expressão é dependente de sua origem ser materna ou paterna. A ativação diferencial de genes dependendo do genitor do qual eles são herdados é conhecida como imprinting genômico. Nesse segmento 15q11-q13, existem genes que são ativos apenas no cromossomo herdado da mãe e inativos no cromossomo herdado do pai; e, similarmente, outros genes que são ativos apenas no cromossomo herdado do pai e inativos no cromossomo herdado da mãe. No caso de mutações nessa região, os fenótipos serão completamente diferentes dependendo da origem parental da mutação.

42 Deleção 15q

43 Síndrome de Prader-Willi
A síndrome de Prader-Willi (PWS) é uma doença neurocomportamental que foi descrita em 1956 e hoje é uma das mais freqüentes síndromes com microdeleções cromossômicas, além de ser a forma mais comum de obesidade com causa genética.

44 Síndrome de Prader-Willi
A PWS é resultante da ausência de genes paternos que normalmente estão ativos no segmento cromossômico 15q; os alelos maternos herdados estão normalmente inativos, em decorrência de mecanismo de imprinting genômico. 1/ nascidos vivos

45 Os principais sintomas são:
- hiperfagia - obsessão com comida, que pode surgir entre os 2 e 5 anos de idade, levando a obesidade ainda na infância; - hipotonia - fraco tônus muscular, dificuldades com movimentos; - dificuldades de aprendizagem e fala; - instabililidade emocional e imaturidade nas trocas sociais; - alterações hormonais - atraso no desenvolvimento sexual; - baixa estatura

46 Prader Willi

47 Síndrome de Angelman Da mesma forma que a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Angelman é decorrente de uma falha genética no cromossomo 15. Neste caso, porém, o problema é causado pela ausência de uma região de origem materna. Como resultado, há perda da expressão de determinada informação genética que é transmitida pela mãe, e não pelo pai, como ocorre na síndrome de Prader-Willi

48 A síndrome de Angelman, relatada pela primeira vez em 1965 pelo neurologista britânico Harry Angelman, é um distúrbio neurológico que causa retardo mental grave. Uma característica marcante dos afetados é aparência facial feliz, com acessos de riso pouco motivados. A prevalência estimada é de um caso em mil nascimentos. Na maioria dos casos da síndrome, o risco de recorrência é muito pequeno (perto de 1%).

49 Quadro clínico Os sinais clínicos da síndrome de Angelman são atraso de desenvolvimento, retardo mental grave, ausência de fala, convulsões, ataxia (falta de coordenação motora), microcefalia, hiperatividade, macrostomia (boca grande), aparência feliz com explosões de risadas. Os aspectos comportamentais são muito importantes para o diagnóstico em crianças pequenas, pois as anomalias faciais, geralmente, não são evidentes.

50 Angelman

51 Alteração cromossômica estrutural
Translocação A troca de pedaços ocorre de modo recíproco entre cromossomos não-homólogos

52 Alteração cromossômica estrutural
Translocações robertsonianas Envolve dois cromossomos acrocêntricos que se fundem próximos à região do centrômero com perda dos braços curtos

53 Translocação de Robert ou Robertsoniana
Restritas aos cromossomos 13, 14, 15, 21 e 22

54 Translocação e Down translocação: o cromossomo extra do par 21 fica "grudado" em outro cromossomo. Neste caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down). É importante saber, que no caso da Síndrome de Down por translocação, os pais devem submeter-se a um exame genético, pois eles podem ser portadores da translocação e têm grandes chances de ter outro filho com Síndrome de Down.

55 Translocação Robertsoniana
Síndrome de Down, o braço longo do Cromossoma 21 liga-se topo a topo com outro cromossomo acrocêntrico (cromossomas 13, 14, 15, 22), podendo haver assim variabilidade na região extra.


Carregar ppt "Cromossomos Metacêntrico: Apresenta um centrômero mais ou menos central e braços de comprimentos aproximadamente iguais. Submetacêntrico: O centrômero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google