A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003."— Transcrição da apresentação:

1 LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003

2 Como são utilizados os engenheiros físicos Sistemas de controlo –Temperaturas, tensões, correntes; Sistemas de aquisição de dados –Sistemas de trigger; –Readout dos detectores; –Construção e armazenamento de eventos; Análise de dados –Estudo do ruído, background; –Selecção de eventos; –Física a sério; Concepção de detectores –Resposta do detector ao longo da experiência; –Resistência à radiação; –Electrónica necessária e implementação; Simulação (Monte-Carlo) –Previsão da física a ser observada. Contudo, todos participam na tomada de dados (shifts)

3 O meu percurso em NA Sistemas de Aquisição de Dados 2003 Trabalho de Fim de Curso 2003/4 Project Associate CFIF/NA ? PhD IST/CERN? Background Típico curriculum da LEFT!! O importante é ter disponibilidade pra aprender e trabalhar. Vantagens em ser um LEFTiano em Física de Partículas Experiência de laboratório; Conhecimentos de electrónica, programação e informática Conhecimento da Física que motiva a experiência (ao contrário de muitos engenheiros); Facilidade de aprendizagem e inovação. Desvantagens em ser um LEFTiano em Física de Partículas Não somos, a priori, especialistas em algo; Tendência para fazer uma enorme variedade de coisas, resultando numa acumulação de tarefas

4 Estudantes Bolsas de Iniciação à Investigação (BIC) Bolsas de Doutoramento Como ir para lá? Estudantes de Verão Projecto relacionado com uma cadeira Trabalho de Fim de Curso Engenheiros (ou) Físicos Agência de Inovação (ADI); Contratos pelo CERN; Outras bolsas para licenciados. Presença portuguesa em NA60: Staff do CERN: Carlos Lourenço (spokesperson); Team leader: João Seixas; Alunos de doutoramento: Átila Neves, André David, Pedro Ramalhete; Engenheiros: Pedro Parracho (ADI); Project Associates: Pedro Martins.

5 Qual o melhor momento para ir? Qualquer momento é um bom momento, e quanto mais cedo melhor! NA60 conseguiu a aprovação do comité do SPS para ter feixe durante 80 dias, começando a início de Agosto. Análise dos dados previamente colhidos; Preparação dos antigos detectores (calorímetros, espectrómetro de muões, câmaras de fios); Contrução de novos detectores (beamscope, microstrips, pixéis). Remodelação do sistema de aquisição de dados para as novidades. Mais importante: ADQUIRIR DADOS (shifts)!!


Carregar ppt "LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google