A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS-AM Universidade do Estado do Amazonas Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS-AM Universidade do Estado do Amazonas Programa."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS-AM Universidade do Estado do Amazonas Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia Mestrandos: Jaime da Silva Brito Rosa Eulália Vital da Silva Orientadora: Profª. Dra. Elizabeth da Conceição Santos

2 Para atingir seus fins a educação básica deve formar um sujeito: Autônomo, Crítico; Consciente de seus direitos e deveres; Capaz de atuar nas diversas situações da vida; Com espírito de solidariedade. Um cidadão.

3 A educação para cidadania exige que as questões sociais relevantes sejam tratadas como objeto de reflexão e aprendizagem por parte dos alunos. Os Temas Transversais são questões sociais que norteiam a construção da cidadania e a democracia, a partir dos critérios de urgência social; abrangência nacional; possibilidade de ensino e aprendizagem, e; favorecer a compreensão da realidade e participação social.

4 A transversalidade e o Ensino de Ciências em Escolas do Sistema de Ensino no Estado do Amazonas na cidade de Manaus.

5 Como os professores do Sistema Estadual de Ensino, na cidade de Manaus, compreendem a transversalidade?

6 Geral: Investigar as concepções dos professores, do Sistema Estadual de Ensino, sobre a transversalidade. Específicos: Descrever os modos como os professores compreendem a transversalidade; Identificar as articulações entre os Temas Transversais e outras Áreas de Conhecimento. Discutir as práticas dos professores em relação aos Temas Transversais.

7 1. Transversalidade na Educação Brasil (1998) compreende a transversalidade como integração da prática educativa, visando criar uma visão global e abrangente de questões de relevante interesse social e que atingem pela sua complexidade várias áreas do conhecimento. Yus (1998) afirma que os Temas Transversais são conjuntos de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria em particular, pode-se considerar que são comuns a todas.

8 2. Transversalidade e interdisciplinaridade Brasil (1998) aponta dado comum entre Transversalidade e interdisciplinaridade: a crítica a concepção de conhecimento que toma a realidade de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer isento e distanciado. Compreensão da realidade como algo complexo tecida de múltiplas interações algumas delas contraditórias.

9 3. Formação de professores e a transversalidade Delors (2003) exige dos professores uma preparação para lidar com o inesperado, pois nem todas as situações escolares são programáveis, algumas são emergentes e necessitam de respostas claras e pontuais de acordo com as necessidades dos alunos.

10 4. Transversalidade e Ensino de Ciências Kinalski et al. (2007) afirma que o componente das Ciências Naturais traz embutido no nome a idéia de inter e transdisciplinaridade, entretanto é desenvolvido de forma disciplinar como é constatado pelas práticas dos professores e pelos livros didáticos adotados.

11 A pesquisa qualitativa é caracterizada por Bogdan e Biklen (1994): a) fonte direta de dados é o ambiente natural constituindo o investigador o instrumento principal; b) a investigação qualitativa é descritiva; c) os investigadores qualitativos se interessam mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; d) os pesquisadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva, não trabalhando com hipóteses; e) o significado é de importância vital na abordagem qualitativa.

12 População e amostra Os sujeitos da pesquisa são professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que atuam no âmbito da Secretaria Estadual de Ensino do Amazonas, nas seis zonas distritais da área urbana da cidade de Manaus. A amostra dos sujeitos está condicionada àqueles que se predispuserem a participar de forma voluntária da pesquisa.

13 Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, localizada na rua T – 8, s/n, Compensa III, na Cidade de Manaus. A Escola oferece à comunidade o 1º e 2º Ciclos, Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Tempo de Acelerar. A série que apresentou maior número de turmas foi o 6º. Ano. Possui 24 turmas no turno matutino.

14

15 Escola Estadual Júlia Bittencourt, localizada na Av.Brasil, s/n, Compensa I. A Escola oferece à comunidade o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano nos três turnos. O ano que apresentou maior número de turmas foi o 6º. Possui 4 turmas no turno matutino.

16

17 IDADEA – 5 DOCENTESB – 5 DOCENTESC – 3 DOCENTESD – 4 DOCENTES GENEROF – 10 FEMININOSM – 7 MASCULINOS FORMACAOG – 11 GRADUADOSE – 6 ESPECIALISTASM – NENHUMD - NENHUM TEMPO DE SERVICO1 –6 DOCENTES2 – 4 DOCENTES3 – 5 DOCENTES4 – 2 DOCENTES5 – 1 DOCENTES FORMA DE INGRESSOX – 9 DOCENTESY- 7 DOCENTESZ – 1 DOCENTE Amostra da Pesquisa

18

19

20 a) 02 professores dizem desconhecer. b) 05 afirmaram não ter P.P.P. c) 04 Sim, a transversalidade esta nos projetos que atendem as necessidades. d) 06 Sim. A Transversalidade está nas atividades extra-classes.

21 06 Sim pode contribuir através do dialogo sobre o equilíbrio democrático organização social e estruturam-se diferentes tipos de lideranças. 05 Sim. O individuo e cidadão em formação precisa de conhecimentos que ultrapassem as teorias formais que fazem parte do tronco comum. 06 Sim. Se soubermos adaptar os programas previstos as necessidades dos alunos visando conexões.

22

23 08 De acordo com a necessidade e a faixa etária ou série em que o aluno esta inserido. 07 Parte são definidos por meio do conteúdo. 02 De acordo com as datas comemorativas.

24 06 Os Temas Transversais são desenvolvidos através de pesquisas, elaboração de cartazes, trabalho em grupo. 06 Fazendo uma relação do conteúdo com o cotidiano do aluno. 05 Durante o planejamento pedagógico.

25 04 Todos trazem conjuntos de conteúdo de acordo com as propostas de Língua Portuguesa, Matemática, Historia, Geografia, Ciências Naturais, artes e Educação Física. 07 De acordo com o desempenho do aluno. 06 Dentro de uma perspectiva democrática a fim de que os resultados de avaliação possam ser concebidos como indicador para a reorganização política educacional e nunca como meio de estigmatizador o aluno.

26 07 Sim. Por exemplo em uma aula de geografia que se relacione ao Egito podemos falar das pirâmides, podemos nos relacionar com a matemática ou com a parte demonstrando as figuras geométricas, o triangulo, os ângulos; a História; a Ciência; a Religião contando os mitos. 06 Este trabalho é bastante difícil, uma vez que não há tempo hábil e disponível para que os professores se articulem para isso. 04 Infelizmente não, se trabalha sozinho.

27

28

29 06 Posso falar apenas dos docentes, muitas vezes com criticas e demagogias. Isso é deprimente. 04 Regular: Há os que recebem bem, mas há sempre os que se mostram contra as propostas. 07 São Indiferentes.

30 09 Ótimas, os alunos gostam dos temas principalmente quando se adota dinâmicas nas aulas. 06 Os alunos são bastantes receptivos. Se o professor souber com tato ministrar os conteúdos transversais eles correspondem. 02 Não responderam.

31 BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, KINALSKI, Alvina Canal et al. Situação de Estudo: proposta transdisciplinar da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. (org.). Construção curricular em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, YUS, R. Temas transversais: em busca de uma nova escola. ArtMed, 1998.


Carregar ppt "TRANSVERSALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE MANAUS-AM Universidade do Estado do Amazonas Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google