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I - Ciclo Regional de Debates PróSaúdeMental

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Apresentação em tema: "I - Ciclo Regional de Debates PróSaúdeMental"— Transcrição da apresentação:

1 I - Ciclo Regional de Debates PróSaúdeMental
I - Ciclo Regional de Debates PróSaúdeMental PNASH e AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

2 1.Objetivo Geral: Oferecer subsídios para incentivar e orientar as instituições frente ao Programa Nacional de Avaliação Hospitalar; Mudança Paradigma Institucional; Promover Cultura de Avaliação; Segurança nas atitudes;

3 2. Cenário Mudança de Foco: Do Bem Estar Social Estado de Mercado
Mudança das Relações: Assistencial Profissional

4 3. PNASH Político/Ideológico Instrumento Avaliação

5 4. PNASH Instrumento Avaliação
Objetivo Geral: Melhorar a qualidade dos Serviços Hospitalares prestados aos usuários do SUS, respeitando os princípios de universalidade e da equidade. Objetivos Específicos: Fortalecer a parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS); Reafirmar o papel do Ministério da Saúde como órgão regulador, normatizador e fiscalizador do Sistema de Saúde, no âmbito nacional; Estabelecer padrões de qualidade do atendimento prestado aos cidadãos/usuários dos serviços hospitalares da rede do Sistema Único de Saúde – SUS; Unificar parâmetros mínimos nacionais de avaliação dos Serviços Hospitalares pelos usuários e gestores do SUS; Implantar sistemática anual de aferição da qualidade do atendimento prestado pelos hospitais da rede do Sistema Único de Saúde e o grau de satisfação dos seus usuários com o atendimento recebido; Divulgar, pelo menos uma vez por ano, para a opinião pública o retrato atualizado da situação dos Serviços Hospitalares, na visão do usuário e gestores do SUS;

6 5.Manual DOCUMENTO > OBSERVAÇÃO Saúde Mental Vigilância Documentos
Questionário (sim ) (Não) Lista Documentos de Assistência (P.T., Atas, Prontuários, Indicadores, etc.) Padrão 20 Itens: EX– BO – RE – RU - PE Portaria 251 Indicadores DOCUMENTO > OBSERVAÇÃO

7 DOCUMENTO > OBSERVAÇÃO
6. Itens de Conformidade 11) Enfermagem; 12) Prontuário; 13) PT – Prática; 14) PT – Alta; 15) Espaços Restritivos; 16) Contenção Física; 17) ECT; 18) Reuniões; 19) Vinculação/Direitos; 20) Aspectos Assistência; 1) Estrutura Física; 2) Limpeza; 3) Rouparia; 4) Almoxarifado; 5) Farmácia; 6) CCIH; 7) Intercorrência; 8) Aspectos Paciente; 9) Alimentação; 10) RH; DOCUMENTO > OBSERVAÇÃO

8 A P C D Agrupar Itens Conformidade com Organograma Instituição
Definição da Comissão Qualidade A P C D

9 7.Orientações sobre a vistoria no hospital (Fonte: Manual PNASH)
a) Apresentar-se e identificar-se junto à Diretoria do hospital a ser avaliado, e iniciar em seguida o trabalho de avaliação. Solicitar que um ou mais diretores do hospital acompanhem a equipe durante os trabalhos para prestar informações e/ou esclarecimentos e que sejam entregues os documentos, conforme Lista anexa. c) É aconselhável o agendamento, com a direção do hospital, de uma reunião devolutiva com a equipe técnica do serviço no final da vistoria.

10 8-Dicas para receber PNASH
DIVULGUE ao máximo para TODOS os colaboradores do hospital a importância desta visita. FIRMEZA de como está sendo realizado atendimento, é o momento de ser avaliado E NÃO INCRIMINADO; COMUNICAR todos os setores ( diretos e indiretos); Processo de recepção e encaminhamento em sala já determinada; Recebe-los com água e café, lugar para deixar pertences; Apresentação de todos NOME COMPLETO/ATUAÇÃO (dentro e fora) Determinar previamente um secretário para registrar TUDO em ata ( PREVIAMENTE ABERTA COM TÍTULO DE AVALIAÇÃO PNASH); Apresentação do presidente do hospital, que deverá dar boas-vindas e agradecer pela ajuda que estão recebendo para melhorar nossos serviços.

11 8-Dicas para receber PNASH
APRESENTAR O PERFIL INSTITUCIONAL E CAPACIDADE TERAPÊUTICA; Avisar que ao final será entregue um compendio institucional contendo todas as informações necessárias (além dos documentos); Promover divisão por áreas ( quem acompanha quem). Os coordenadores da instituição devem acompanhar com roteiro de avaliação em mãos e anotar comentários; Combinar horário de retorno para intervalo/almoço e da reunião final com devolutiva; Preparar sala para recebe-los no intervalo/almoço (limpeza); Reunião final - devolutiva (prévia) da impressão que tiveram, secretário continua anotando tudo (não esquecer de anotar quando, como e por quem receberemos as notas e comentários de avaliação);

12 8-Dicas para receber PNASH
TODOS deverão assinar ATA DE AVALIAÇÃO DO PNASH; Entrega do Compêndio da Instituição PEGAR dos mais próximos para troca de informações ou retorno; Observação: Tenha em mãos, previamente, todos os documentos que serão solicitados (lista conforme manual);

13 A P C D Dividir em: OBSERVAÇÃO – DOCUMENTOS - PRONTUÁRIOS
Agrupar Itens Conformidade com Organograma Instituição Definição da Comissão Qualidade A P C D Divulgação, Reuniões, Cronograma Etapas; Estudo, treino e Implantação na área;

14 9. Compêndio Institucional (Sugestão Itens)
1.A Instituição 2. Planejamento Estratégico 2.3Organograma 2.4 Processo de Atendimento 3.Área Técnica 3.5 Comissão de Prontuário 3.6Gráfico de indicadores; 3.7 Farmácia 3.8 CCIH 3.9 SND 4.Apoio 6.Gestão 5. Segurança do Trabalho DOCUMENTO > OBSERVAÇÃO

15 OBSERVAÇÃO – DOCUMENTOS – PRONTUÁRIOS
Agrupar Itens Conformidade com Organograma Instituição Definição da Comissão Qualidade A P C D Check entre áreas Divulgação, Reuniões, Cronograma Etapas; Estudo, treino e Implantação na área; Verificação da área

16 10. Avaliação Intra-Institucional
Um processo de análise, conhecimento, trocas e descobertas mas, acima de tudo de enfrentamento.

17 OBSERVAÇÃO – DOCUMENTOS – PRONTUÁRIOS
ALINHADOS Agrupar Itens Conformidade com Organograma Instituição Padronização, Agir com Segurança. Definição da Comissão Qualidade Ação Corretiva A P C D Check entre áreas Divulgação, Reuniões, Cronograma Etapas; Estudo, treino e Implantação na área; Verificação da área

18 “ Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”  (Sun Tzu)  OBRIGADO!


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