A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO SÓCIO EDUCATIVO PREVENTIVO. FAMÍLIA É... A FAMÍLIA É O ESPAÇO INDISPENSÁVEL PARA A GARANTIA DA SOBREVIVÊNCIA E DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS FILHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO SÓCIO EDUCATIVO PREVENTIVO. FAMÍLIA É... A FAMÍLIA É O ESPAÇO INDISPENSÁVEL PARA A GARANTIA DA SOBREVIVÊNCIA E DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS FILHOS."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO SÓCIO EDUCATIVO PREVENTIVO

2 FAMÍLIA É... A FAMÍLIA É O ESPAÇO INDISPENSÁVEL PARA A GARANTIA DA SOBREVIVÊNCIA E DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS FILHOS E DEMAIS MEMBROS. (Kaloustian & Ferrari, 1994)

3 Nos últimos 30 anos, a sociedade vem sofrendo mudanças sócios, econômicas e culturais profundas, pautadas no processo da economia capitalista. Sem dúvida alguma a Família é atingida por essas mudanças, deixando-a vulnerável, surgindo questões importantes a serem problematizadas.

4 Diferentes estágios do desenvolvimento capitalista, produzem diferentes contradições e manifestações da questão social, por isso exigem novas formas de problematizações, reconhecimento e respostas políticas. (Arcoverde, Ana Cristina Brito. A questão social no Brasil e Serviço Social. 1999)

5 FAMÍLIA / PROBLEMATIZAÇÕES Questão financeira (os pais trabalham, com quem ficam os filhos? Na ausência dos pais... - Ficam com avós. - Ficam em creches. - Ficam sozinhos. - Ficam com outros irmãos. - Ficam nas ruas.

6 FAMÍLIA / PROBLEMATIZAÇÕES A questão das drogas A questão da violência A questão da prostituição A questão da ociosidade A questão da pedofilia

7 RECONHECIMENTO E ENFRENTAMENTO É preciso enfrentar esta realidade e ajudar os pais a irem preparando essas crianças para serem cidadãos de bem e terem uma vida digna. É no enfrentamento desta realidade que o Estado em parceria com os Municípios, através das políticas públicas, procuram dar uma resposta colocando em prática projetos sócios educativos preventivos.

8 PROJETO ESPAÇO AMIGO DA CIDADE DE JUNQUEIRÓPOLIS

9 PROJETO SOCIO EDUCATIVO COMPLEMENTAR A ESCOLA

10 ESPAÇO AMIGO Nome da Entidade Executora: PROJETO ESPAÇO AMIGO Endereço: Av. Bandeirantes nº Segmento Atendido: CRIANÇAS E ADOLESCENTES Número real de atendimento: 106

11 COORDENAÇÃO Responsável: MARILENE TREVISAN DE OLIVEIRA (Diretora/Gestora da Assistência e Desenvolvimento Social) LUCIANA SOUZA ( Assistente Social ) Coordenadora: MARIA SIDNEY BORGES FREITAS

12 QUANDO NASCEU O PROJETO O surgimento deste projeto se deu no ano de 2003, com objetivo de complementar as atividades escolares, tirando as crianças da ociosidade, aplicando medidas sócio-educativas.

13 A Prefeitura Municipal em parceria com o Estado criou uma estrutura para atender a demanda. O projeto é composto por: 01 Coordenadora, 07 Professores(cedidos pela secretaria da educação municipal), 01 Cozinheira, 02 Funcionários para Serviços Gerais e 07 Estagiários da Educação. O espaço físico contém: 01 cozinha, 01 refeitório, 03 salas, 01 secretaria e 04 banheiros.

14 O PROJETO ESPAÇO AMIGO tem como finalidade o atendimento à crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 14 anos, sendo que terão prioridade aqueles em situação de risco pessoal e social provenientes de famílias de baixa renda. A vaga será oferecida somente anterior e posterior à escola. O atendimento é realizado de segunda a sexta.

15 As atividades desenvolvidas são: -Aula de dança -Aula de artes e teatro -Aula de música -Aula de informática -Educação Física -Aula de capoeira -Trabalhos manuais

16 As atividades desenvolvidas pelos profissionais de cada área contém uma rotina diária previamente planejada, mostrando às crianças a importância da participação e realização dessas atividades no desenvolvimento humano social, e uma vez por semana o corpo técnico se reúne para avaliação de resultados.

17 Esse projeto é uma Organização Governamental, mantidas pelo governo estadual e governo municipal. A participação de cada criança é inteiramente gratuita, sendo obrigatório que a criança esteja matriculada na rede escolar e tenha freqüência regular.

18 Opinião da coordenadora Maria Sidney Borges de Freitas com relação ao trabalho desenvolvido pelo projeto. O projeto está dando um bom resultado.O trabalho sócio-educativo é muito importante na vida dessas crianças. Elas são muito bem cuidadas, passam por um processo de aprendizado e há uma interação social muito grande.

19 Regina Ramos Duarte, mãe de dois alunos. Eu como mãe de alunos que ficam no projeto, eu só tenho que falar que é ótimo. Aquelas famílias que os pais tem que trabalhar e ficam o dia inteiro fora de casa, o projeto é excelente, assim as crianças não ficam na rua.

20 Profª. Rosana Marques Valentim Eu gosto muito de trabalhar aqui no projeto, pois sei que estou contribuindo na formação dessas crianças, transmitindo educação, respeito e bons hábitos em suas vidas. É uma ambiente bom e agradável e isto faz a diferença

21 Aparecida Alves (Auxiliar da educação II – cozinha) Projeto social é uma entidade voltada para ajudar os pais que trabalham e não tem onde deixar os filhos, aqui é sua 2ª casa, eles recebem afeto, carinho e são bem cuidados.

22 ALUNOS Carlos Antonio, eu acho o projeto um local muito gostoso, tem várias atividades legais, eu gosto muito. Jeniffer Barbosa, eu venho ao espaço amigo porque minha mãe não tem onde me deixar, ela disse que o espaço amigo é um lugar que eu aprendo muitas coisas legais. Gabriel, nós amamos o espaço amigo!

23 CONCLUSÃO DO GRUPO A conclusão do nosso grupo, é que esta primeira experiência foi de relevante importância, ficamos engrandecidos por conhecer o Projeto Espaço Amigo, o acolhimento, o trabalho realizado em prol de nossas famílias e em especial às crianças, ficamos com a certeza que a partir de um trabalho sócio educativo preventivo como este, contribui e muito para conquistarmos uma sociedade mais humana, justa e digna.

24 Trabalho realizado pelos alunos: - APARECIDA SOARES B. DOS SANTOS - CLAUDIA R. PEVIANI VELLONE - DIRCEU A. EUGÊNIO - ELIANE DA ROCHA BENATI - MARCO ANTÔNIO DOS SANTOS - MARILUCY PEREIRA EUGÊNIO

25 Pessoa contatada e responsável pelas informações do projeto Coordenadora: MARIA SIDNEY BORGES FREITAS


Carregar ppt "PROJETO SÓCIO EDUCATIVO PREVENTIVO. FAMÍLIA É... A FAMÍLIA É O ESPAÇO INDISPENSÁVEL PARA A GARANTIA DA SOBREVIVÊNCIA E DA PROTEÇÃO INTEGRAL DOS FILHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google