A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nos tempos do Papa João XXIII. conservadora e a progressista Havia duas alas: a conservadora e a progressista A Ala conservadora: Era a velha guarda italia-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nos tempos do Papa João XXIII. conservadora e a progressista Havia duas alas: a conservadora e a progressista A Ala conservadora: Era a velha guarda italia-"— Transcrição da apresentação:

1 Nos tempos do Papa João XXIII

2 conservadora e a progressista Havia duas alas: a conservadora e a progressista A Ala conservadora: Era a velha guarda italia- na, representada pelos Cardeais Otaviani, Car- deal Siri e Cardeal Ruffini. Engrossada ainda pelo francês Dom Marcel Lefèbre e espanhol Cardeal Larraona. A Ala progressista: Cardeais Frings, Döpfner, König, Süenens, Liénart e Bea, coordenados por Montini e o Patriarca Melquita Maximus IV. Tinham ao seu lado muitos bispos latinoameri- canos, entre eles Dom Helder Câmara.

3 A Igreja tinha sido conservadora Desde a revolução francesa, havia uma corrente mais conservadora: Era a Igreja Católica perse- guida, difamada, dessacralizada e desacreditada pelos liberais, pelos comunistas e socialistas ateus.Desde a revolução francesa, havia uma corrente mais conservadora: Era a Igreja Católica perse- guida, difamada, dessacralizada e desacreditada pelos liberais, pelos comunistas e socialistas ateus. Tudo fazia parte da Heresia Modernista, conde- nada pelos Papas Gregório XVI (1846) por Pio IX (1878), Pio X (1914).Tudo fazia parte da Heresia Modernista, conde- nada pelos Papas Gregório XVI (1846) por Pio IX (1878), Pio X (1914). Dentro deste clima reacionário tinha acontecido o Vaticano I ( ), onde foi aprovado dogma da infalibilidade do Papa. Depois, Pio X havia exigido o famoso Juramento anti-modernista.Dentro deste clima reacionário tinha acontecido o Vaticano I ( ), onde foi aprovado dogma da infalibilidade do Papa. Depois, Pio X havia exigido o famoso Juramento anti-modernista.

4 Havia também sinais de progresso 1835: Frederico Ozanan – vicentinos.1835: Frederico Ozanan – vicentinos : Dom Guilherme Ketteler, de Mainz : Dom Guilherme Ketteler, de Mainz. Leão XIII ( ), c/ a Rerum Novarum.Leão XIII ( ), c/ a Rerum Novarum. Criação da Ação Católica, com Pio XI.Criação da Ação Católica, com Pio XI. A Novelle Theologie:A Novelle Theologie: –Valorização da Sagrada Escritura e a volta às fontes. –Surgem novos teólogos: Congar, Rahner, De Lubac, Ratzinger e muitos outros. –Movimento Litúrgico: Odo Casel, Pius Parsch e Fischer.

5 Pio XII (39-58) Pio XII (39-58) – ficou se equilibrando Chegou a pensar num Concílio e falou disso. Tinha idéias avançadas para sua época. Era considerado o mais inteligente do mundo Tinha a Rádio Vaticana na mão e fazia as famo- sas Radiomensagens... Escreveu: –Mistici Corporis – preparação da Lumen Gentium –Mediator Dei – antecede a reforma litúrgica. –Divino Afflante Spiritu – antecede Dei Verbum. Quando morreu em 1959, parecia insubstituível. NB. Quando morreu em 1959, parecia insubstituível...

6 A eleição do Papa João XXIII Foi uma grande decepção.Foi uma grande decepção. O mundo inteiro esperava um homem conhecido e culto como Pio XII.O mundo inteiro esperava um homem conhecido e culto como Pio XII. Pensavam em Montini, mas fora enviado para Milão, e não era ainda Cardeal.Pensavam em Montini, mas fora enviado para Milão, e não era ainda Cardeal. Foi eleito um velho de 79 anos, popular... Angelo Roncalli, Cardeal de Veneza.Foi eleito um velho de 79 anos, popular... Angelo Roncalli, Cardeal de Veneza. Um Papa de transição.Um Papa de transição. Vai durar pouco e depois virá um definitivo.Vai durar pouco e depois virá um definitivo.

7 Eleição foi a Implanta uma imagem de Papa da simplicidade: Aboliu a cadeira gestatória; Às vezes fugia do Vaticano, em batina preta, com amigos que o levavam para visitar amigos.Às vezes fugia do Vaticano, em batina preta, com amigos que o levavam para visitar amigos. Apresentou-se rígido, especialmente para os seminaristas, queria tudo em latim.Apresentou-se rígido, especialmente para os seminaristas, queria tudo em latim. Não escolheu novos auxiliares no Vaticano.Não escolheu novos auxiliares no Vaticano. Ficou com o Grupo de Pio XII.Ficou com o Grupo de Pio XII. Mas, eis que, no dia 25 de janeiro de 1959, surpreendeu a todos.Mas, eis que, no dia 25 de janeiro de 1959, surpreendeu a todos.

8 Convoca o Concílio Vaticano II Estava presidindo as Vésperas, na Basí- lica de São Paulo fora dos Muros...Estava presidindo as Vésperas, na Basí- lica de São Paulo fora dos Muros... Estavam presentes quase 50 Cardeais.Estavam presentes quase 50 Cardeais. De repente anuncia um Sínodo para a dio- cese de Roma, com a volta do latim, nos seminários e em todos os atos de culto...De repente anuncia um Sínodo para a dio- cese de Roma, com a volta do latim, nos seminários e em todos os atos de culto... E um Concílio Ecumênico, a ser realizado dentro do Vaticano, chamado Vaticano II.E um Concílio Ecumênico, a ser realizado dentro do Vaticano, chamado Vaticano II. E disse: Queremos reunir bispos.E disse: Queremos reunir bispos.

9 Foi aquele tumulto entre os Cardeais Os Cardeais achavam que isto era de todo impossível para os tempos atuais.Os Cardeais achavam que isto era de todo impossível para os tempos atuais. Na Sacristia, boicotaram a imprensa.Na Sacristia, boicotaram a imprensa. Nas entrevistas, os Cardeais falaram que tinha sido um impulso, que precisavam ver isto mais de perto.Nas entrevistas, os Cardeais falaram que tinha sido um impulso, que precisavam ver isto mais de perto. Mas, o Papa confirmava tudo. E mais, queria também a presença dos irmãos separados.Mas, o Papa confirmava tudo. E mais, queria também a presença dos irmãos separados. Roma não teria capacidade para hospedar tanta gente ao mesmo tempo.Roma não teria capacidade para hospedar tanta gente ao mesmo tempo.

10 Papa nomeou oito Comissões preparatórias Colocou à frente dos trabalhos os Cardeais da Cúria Romana.Colocou à frente dos trabalhos os Cardeais da Cúria Romana. Mas, estes ainda não acreditavam nisso.Mas, estes ainda não acreditavam nisso. Só o Cardeal Béa SJ tratava de preparar os esquemas sobre diálogo ecumênico.Só o Cardeal Béa SJ tratava de preparar os esquemas sobre diálogo ecumênico. Papa chamou os oito Presidentes de Comis- sões. Ouviu eles falar das dificuldades. No final aceitou a renúncia de cinco Cardeais e nomeou ao todo 16 Comissões.Papa chamou os oito Presidentes de Comis- sões. Ouviu eles falar das dificuldades. No final aceitou a renúncia de cinco Cardeais e nomeou ao todo 16 Comissões. Chamou Cardeais de toda Europa.Chamou Cardeais de toda Europa.

11 Entram figuras novas e conhecidas Cardeal Frings – de KölnCardeal Frings – de Köln Cardeal König de Viena.Cardeal König de Viena. Cardeal Suenens – da BélgicaCardeal Suenens – da Bélgica Cardeal Montini de Milão.Cardeal Montini de Milão. Cardeal Tisserant da FrançaCardeal Tisserant da França Cardeal Lercaro de Bologna.Cardeal Lercaro de Bologna. Lienart e Béa da Cúria Romana.Lienart e Béa da Cúria Romana. Na Comissão Teológica estava Dom Vicente Scherer, de Porto Alegre.Na Comissão Teológica estava Dom Vicente Scherer, de Porto Alegre.

12

13

14

15 O Concílio foi aberto a 11 de outubro de 1962 Estavam presentes Bispos, jamais se havia visto algo semelhante.Estavam presentes Bispos, jamais se havia visto algo semelhante : eram da Europa (423 italianos,144 franceses,60 alemães, 87 espanhóis, 59 poloneses, 29 portugueses).1.060: eram da Europa (423 italianos,144 franceses,60 alemães, 87 espanhóis, 59 poloneses, 29 portugueses). 408 asiáticos, especialmente Indianos.408 asiáticos, especialmente Indianos. 351 Africanos; 416 da América do Norte;351 Africanos; 416 da América do Norte; 620 da América Latina e 74 da Oceania.620 da América Latina e 74 da Oceania. Vieram poucos do Bloco Soviético.Vieram poucos do Bloco Soviético. O comunismo era inimigo da Igreja, do Papa e do Concílio. Os bispos cubanos não vieram.O comunismo era inimigo da Igreja, do Papa e do Concílio. Os bispos cubanos não vieram.

16 A 11 de outubro – o discurso de abertura do Vaticano II Veio um discurso muito esperado por todos e muito bem preparado por João XXIII.Veio um discurso muito esperado por todos e muito bem preparado por João XXIII. O Objetivo do Concílio: promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costu- mes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiás- tica às condições de nosso tempo.O Objetivo do Concílio: promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costu- mes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiás- tica às condições de nosso tempo. O Concílio pretende um aggiornamento da IgrejaO Concílio pretende um aggiornamento da Igreja Imaginava o Concílio como um Novo Pentecostes;Imaginava o Concílio como um Novo Pentecostes; Uma grande experiência espiritual que reconstituiria a Igreja Católica como um movimento evangélico dinâ- mico. – Era preciso renovar o catolicismo.Uma grande experiência espiritual que reconstituiria a Igreja Católica como um movimento evangélico dinâ- mico. – Era preciso renovar o catolicismo.

17 Os Grupos linguísticos Todos os Bispos e Cardeais foram divididos em sete grupos linguísticos, trabalhos em grupos:Todos os Bispos e Cardeais foram divididos em sete grupos linguísticos, trabalhos em grupos: Grupo italiano: na antiga C.E.I.Grupo italiano: na antiga C.E.I. Grupo Frances: no Colégio FrancesGrupo Frances: no Colégio Frances Grupo Inglês: no Anglo-americano.Grupo Inglês: no Anglo-americano. Grupo Espanhol: no Pio Latino Americano.Grupo Espanhol: no Pio Latino Americano. Grupo Português: na Domus Mariae.Grupo Português: na Domus Mariae. Grupo Alemão: no Seminario Germanicum.Grupo Alemão: no Seminario Germanicum. Grupo em Latim: todos os outros.Grupo em Latim: todos os outros.

18 Muitos Bispos estavam encaixados nas Comissões. Eram as 16 Comissões formadas pelo Papa, ainda na fase da preparação. A Cúria Romana tinha encaixado a maioria dos Bispos nestas comissões, sem se conhecerem. Mas, no início da 1a. Sessão, os Cardeais pedi- ram um tempo para todos se conhecerem e de- pois, cada um poderia escolher uma comissão. Esta proposta foi apoiada pelos Bispos da América Latina e da África. Foi aprovado.Esta proposta foi apoiada pelos Bispos da América Latina e da África. Foi aprovado. Cada bispo teve tempo para se apresentar e falar na Assembléia plenária...Cada bispo teve tempo para se apresentar e falar na Assembléia plenária...

19 Com isto, a primeira sessão rendeu pouco... Trabalharam o tempo todo em apenas dois documentos: sobre a Liturgia e MCS.Trabalharam o tempo todo em apenas dois documentos: sobre a Liturgia e MCS. Nenhum documento chegou a ser votado.Nenhum documento chegou a ser votado. Ao lado disso, o grupo bíblico já trabalhou bastante e a comissão teológica também.Ao lado disso, o grupo bíblico já trabalhou bastante e a comissão teológica também. Quando a primeira sessão terminou, a 04 de dezembro de 1962, os bispos já tinham a convicção de que o Concílio iria longe...Quando a primeira sessão terminou, a 04 de dezembro de 1962, os bispos já tinham a convicção de que o Concílio iria longe... Ou terminaria logo: a saúde do Papa preocupava.Ou terminaria logo: a saúde do Papa preocupava.

20 A , morria João XXIII. E agora, o que vai acontecer com o Concílio? Vai continuar? Depende do novo Papa...E agora, o que vai acontecer com o Concílio? Vai continuar? Depende do novo Papa... Em um conclave de apenas um dia, foi eleito Giovanni Batista Montini, Cardeal Arcebispo de Milão. É visto como amigo do Concílio!Em um conclave de apenas um dia, foi eleito Giovanni Batista Montini, Cardeal Arcebispo de Milão. É visto como amigo do Concílio! Assume o nome Paulo VI.Assume o nome Paulo VI. Tinha sido o Secretário da 1a. Sessão.Tinha sido o Secretário da 1a. Sessão. Imediatamente confirma a 2ª. Sessão.Imediatamente confirma a 2ª. Sessão. Vai começar a 29 de setembro de 1963.Vai começar a 29 de setembro de 1963.

21 Era um homem sério, » pensativo, » trabalhador!

22

23 Este foi um período muito produtivo: De até Começou votando o documento Inter Mirifica. Sacrossanctum Concilium.Depois trabalhou um mês inteiro em torno da Sacrossanctum Concilium. Foi votado e promulgado em dezembro/63.Foi votado e promulgado em dezembro/63. Ao mesmo tempo já estão debatendo em torno do documento que será a futura Dei Verbum.Ao mesmo tempo já estão debatendo em torno do documento que será a futura Dei Verbum. Foi também apresentado o esquema da futura Lumen Gentium. A parte social fica para GS.Foi também apresentado o esquema da futura Lumen Gentium. A parte social fica para GS. Progridem muito os diálogos ecumênicos.Progridem muito os diálogos ecumênicos. Os Bispos de origem alemã foram p/Alemanha.Os Bispos de origem alemã foram p/Alemanha.

24 Paulo VI faz uma série de modificações na estrutura Agora temos quatro moderadores nomea- dos pelo Papa: Card. Agagianian, Card. Döpfner, Card. Lercaro e Card. Suenens.Agora temos quatro moderadores nomea- dos pelo Papa: Card. Agagianian, Card. Döpfner, Card. Lercaro e Card. Suenens. A presidência geral do Concílio fica com o Cardeal Secretário de Estado. Era o pode- roso Cardeal Amleto Giovanni Cicognani.A presidência geral do Concílio fica com o Cardeal Secretário de Estado. Era o pode- roso Cardeal Amleto Giovanni Cicognani. Este, com os quatro moderadores, formavam o autêntico órgão diretivo do Concílio.Este, com os quatro moderadores, formavam o autêntico órgão diretivo do Concílio. Todos os dias Congregações Gerais, das 9 às 12,30, na nave central de São Pedro.Todos os dias Congregações Gerais, das 9 às 12,30, na nave central de São Pedro.

25 A segunda Sessão começou a 29 de setembro de 1963 No discurso de abertura, Paulo VI traçou os quatro desafios que a Igreja estava colocando aos padres conciliares:No discurso de abertura, Paulo VI traçou os quatro desafios que a Igreja estava colocando aos padres conciliares: –Uma exposição clara sobre a natureza da Igreja; –Uma renovação interior da Igreja; –Uma abertura ecumênica capaz de promover a unidade com os irmãos separados; –Um diálogo franco e aberto com o mundo de hoje. O Esquema sobre a Igreja tinha até então 4 partes: A Igreja como mistério; a estrutura hierárquica;o povo de Deus; os Leigos;

26 As grandes nações tinham estrutura própria... Faziam importantes reuniões à noite e nos fins de semana, com os assessores.Faziam importantes reuniões à noite e nos fins de semana, com os assessores. Tinham seus próprios assessores teológicos e sua assessoria de Imprensa. Ratzinger, Congar e Kloppenburg estavam lá.Tinham seus próprios assessores teológicos e sua assessoria de Imprensa. Ratzinger, Congar e Kloppenburg estavam lá. Qualquer intervenção no plenário, a pessoa teria que se inscrever com 3 dias de antece- dência, entregar seu texto em latim, e usar o latim na fala, no máximo, dez minutos.Qualquer intervenção no plenário, a pessoa teria que se inscrever com 3 dias de antece- dência, entregar seu texto em latim, e usar o latim na fala, no máximo, dez minutos. Estas falas eram minuciosamente prepara- das à noite e aos domingos, com assessores.Estas falas eram minuciosamente prepara- das à noite e aos domingos, com assessores.

27 Todos os dias, os trabalhos começavam com uma MISSA Durante a tarde e noite, trabalham as Comis- sões Permanentes, formadas por 24 Bispos, dos quais 16 eleitos pelo plenário e 08 nomea- dos pelo Papa. Eram ao todo 10 Comissões.Durante a tarde e noite, trabalham as Comis- sões Permanentes, formadas por 24 Bispos, dos quais 16 eleitos pelo plenário e 08 nomea- dos pelo Papa. Eram ao todo 10 Comissões. A presidência era sempre de um Cardeal no- meado pelo Papa. O vice era eleito pelo grupo.A presidência era sempre de um Cardeal no- meado pelo Papa. O vice era eleito pelo grupo. Cada Comissão podia fazer Sub-Comissões.Cada Comissão podia fazer Sub-Comissões. Havia um Secretário Geral (Card.Péricles Felice) e mais cinco Sub-Secretários. Só ele podia in- formar a Imprensa e dar entrevistas sobre o andamento dos trabalhos.Havia um Secretário Geral (Card.Péricles Felice) e mais cinco Sub-Secretários. Só ele podia in- formar a Imprensa e dar entrevistas sobre o andamento dos trabalhos.

28 O debate sobre a Igreja levou para dois grandes documentos: Lumen Gentium: torna-se o documento teo- lógico, sobre a natureza da Igreja, o episcopa- do, os leigos; os presbíteros; os religiosos; os diáconos; Nossa Senhora Mãe da Igreja. Promulgado a 24 de novembro de 1964Lumen Gentium: torna-se o documento teo- lógico, sobre a natureza da Igreja, o episcopa- do, os leigos; os presbíteros; os religiosos; os diáconos; Nossa Senhora Mãe da Igreja. Promulgado a 24 de novembro de 1964 Gaudium et Spes: A Igreja e o seu com- promisso no mundo moderno; a dimensão social do povo de Deus; a questão da justiça e da paz; questão da propriedade, o trabalho e a sua justa remuneração Gaudium et Spes: A Igreja e o seu com- promisso no mundo moderno; a dimensão social do povo de Deus; a questão da justiça e da paz; questão da propriedade, o trabalho e a sua justa remuneração

29 A Lumen Gentium deveria ser estudada nos dias atuais. Lá se encontra o essencial para o ministério dos Bispos, a relação com o Papa, com os demais bispos e com os outros membros do Povo de Deus.Lá se encontra o essencial para o ministério dos Bispos, a relação com o Papa, com os demais bispos e com os outros membros do Povo de Deus. Para a vida religiosa, também o essencial está na Lumen Gentium, no capítulo VI. Os conse- lhos evangélicos unem os religiosos de manei- ra especial à Igreja e ao seu ministério.Para a vida religiosa, também o essencial está na Lumen Gentium, no capítulo VI. Os conse- lhos evangélicos unem os religiosos de manei- ra especial à Igreja e ao seu ministério. A profissão dos Conselhos evangélicos precisam ser um sinal. O mundo precisa ver estes sinais.A profissão dos Conselhos evangélicos precisam ser um sinal. O mundo precisa ver estes sinais.

30 3a. Sessão abre a 14 de setembro de A 3a. Sessão foi aberta com uma missa con- celebrada pelos 24 dirigentes do Concílio.A 3a. Sessão foi aberta com uma missa con- celebrada pelos 24 dirigentes do Concílio. A concelebração era uma novidade total.A concelebração era uma novidade total. Pouco antes, a 06 de agosto, Paulo VI havia publicado a Encíclica Ecclesiam Suam, com uma palavra chave: o diálogo, entre o novo e o velho. O Concílio tem esta finalidade.Pouco antes, a 06 de agosto, Paulo VI havia publicado a Encíclica Ecclesiam Suam, com uma palavra chave: o diálogo, entre o novo e o velho. O Concílio tem esta finalidade. Não se pode simplesmente romper com todo o passado. Cabe ao Concilio reformar a Igreja.Não se pode simplesmente romper com todo o passado. Cabe ao Concilio reformar a Igreja. a Igreja no centro do ConcílioNo discurso de abertura, o Papa retoma estes temas e coloca a Igreja no centro do Concílio.

31 Neste terceiro período os trabalhos progrediram muito... Lumen Gentium foi aprovada neste período e toda a parte social ficaria para um novo documento a Gaudium et Spes, que seria aprovada em 1965.Lumen Gentium foi aprovada neste período e toda a parte social ficaria para um novo documento a Gaudium et Spes, que seria aprovada em O documento sobre a vida e o ministério dos presbíteros foi muito debatido... A discussão sobre o traje dos padres não terminou. Ficou para as conferências episcopais.O documento sobre a vida e o ministério dos presbíteros foi muito debatido... A discussão sobre o traje dos padres não terminou. Ficou para as conferências episcopais. A Dei Verbum ocupou quase todo o mês de outubro de Aprovada a A Dei Verbum ocupou quase todo o mês de outubro de Aprovada a O Apostolado dos Leigos começou a ser deba- tido em novembro de Era o grande tema de Dom Alosísio Lorscheiter e Dom Vicente.O Apostolado dos Leigos começou a ser deba- tido em novembro de Era o grande tema de Dom Alosísio Lorscheiter e Dom Vicente.

32 O 4o. período foi aberto no dia 14 de setembro de Na missa de abertura, uma surpresa: o Papa fala em Sínodo dos Bispos, como instrumento que gostaria de instituir para poder sempre de novo encontrar-se com os Bispos e com eles repartir as responsabilidades.Na missa de abertura, uma surpresa: o Papa fala em Sínodo dos Bispos, como instrumento que gostaria de instituir para poder sempre de novo encontrar-se com os Bispos e com eles repartir as responsabilidades. A 11 de setembro de 1965, tinha promulgado a Mysterium Fidei, reafirmando a transubstan- ciação e deixando claro que essa não estava em discussão. Todos deveriam saber que as discussões tinham limites estabelecidos.A 11 de setembro de 1965, tinha promulgado a Mysterium Fidei, reafirmando a transubstan- ciação e deixando claro que essa não estava em discussão. Todos deveriam saber que as discussões tinham limites estabelecidos.

33 No 4o. período, pouca discussão e muita votação Acentuava-se o trabalho nas comissões.Acentuava-se o trabalho nas comissões. Os textos eram levados para as plenárias, em condições de serem votadas.Os textos eram levados para as plenárias, em condições de serem votadas. A grande discussão girou em torno da Li- berdade religiosa. Era um conceito total- mente novo e muito importante, uma vez que tirava do Estado o direito de obrigar a seguir ou impedir uma ou outra religião.A grande discussão girou em torno da Li- berdade religiosa. Era um conceito total- mente novo e muito importante, uma vez que tirava do Estado o direito de obrigar a seguir ou impedir uma ou outra religião. A aprovação deste conceito foi bem difícil.A aprovação deste conceito foi bem difícil.

34 A grande discussão foi sobre o Esquema treze – a Gaudium et Spes Este era um tema particularmente difícil porque se tratava da Igreja no mundo contemporâneo.Este era um tema particularmente difícil porque se tratava da Igreja no mundo contemporâneo. O problema é o que o mundo estava dividido entre leste e oeste - comunismo e capitalismo.O problema é o que o mundo estava dividido entre leste e oeste - comunismo e capitalismo. Todas as afirmações da Doutrina Social da Igreja tinham uma certa conotação política.Todas as afirmações da Doutrina Social da Igreja tinham uma certa conotação política. Quando parecia favorecer um pouco ao comunismo, os bispos que sofriam, gritavam, entre eles Woitilla.Quando parecia favorecer um pouco ao comunismo, os bispos que sofriam, gritavam, entre eles Woitilla. Mas o capitalismo também estava cheio de vícios e pecados. O texto foi promulgado no último dia do Concílio, a 07 de dezembro de 1965.Mas o capitalismo também estava cheio de vícios e pecados. O texto foi promulgado no último dia do Concílio, a 07 de dezembro de 1965.

35 A 7 de dezembro de 1965, a 168a. Plenária e a última. Quando foi anunciado que esta seria a última sessão plenária, todos aplaudiram de pé.Quando foi anunciado que esta seria a última sessão plenária, todos aplaudiram de pé. Foram aprovados os quatro últimos documentos:Foram aprovados os quatro últimos documentos: –Gaudium et Spes – a Igreja no mundo. –Presbiterorum Ordinis – vida dos presbíteros. –Unitatis Redintegratio – sobre o diálogo ecumênico. –Ad Gentes – sobre a atividade missionária da Igreja e a preocupação em terras de missão. e a preocupação em terras de missão. No final daquele dia foi celebrada a missa de encer- ramento do Concílio e a promulgação de Paulo VI.

36 Duas Constituições Dogmáticas Lumen Gentium: sobre a Igreja, com oito capítulos : Mistério da Igreja, o povo de Deus, a constituição hierárquica, os leigos, vocação à santidade, os religiosos, índole escatológica e Maria no mistério da Igreja.Lumen Gentium: sobre a Igreja, com oito capítulos : Mistério da Igreja, o povo de Deus, a constituição hierárquica, os leigos, vocação à santidade, os religiosos, índole escatológica e Maria no mistério da Igreja. Dei Verbum: sobre a revelação divina, com seis capítulos: Revelação como tal; transmis- são da divina revelação; inspiração divina; Anti- go Testamento; Novo Testamento; Sagrada Escritura na vida da Igreja.Dei Verbum: sobre a revelação divina, com seis capítulos: Revelação como tal; transmis- são da divina revelação; inspiração divina; Anti- go Testamento; Novo Testamento; Sagrada Escritura na vida da Igreja.

37 Uma Constituição Pastoral – Gaudium et Spes - A dignidade da pessoa humana;A dignidade da pessoa humana; A comunidade humana;A comunidade humana; Sentido da atividade humana no mundo;Sentido da atividade humana no mundo; Função da Igreja no mundo de hoje;Função da Igreja no mundo de hoje; Alguns problemas mais urgentes:Alguns problemas mais urgentes: Matrimônio e a família; Promoção da cultura;Matrimônio e a família; Promoção da cultura; Vida econômica e social; Vida da comunidade política; Construção da paz e promoção dos pobres; eliminação da guerra; construção da comunidade internacional.Vida econômica e social; Vida da comunidade política; Construção da paz e promoção dos pobres; eliminação da guerra; construção da comunidade internacional.

38 Constituição Sacrossanctum Concilium - Ela dá orientações para uma Reforma Litúrgica. Paulo VI fará a reforma.Ela dá orientações para uma Reforma Litúrgica. Paulo VI fará a reforma. Coloca as normas gerais: autoriza o vernáculo.Coloca as normas gerais: autoriza o vernáculo. Fala sobre o incremento da vida litúrgica na diocese e nas paróquias;Fala sobre o incremento da vida litúrgica na diocese e nas paróquias; Fala sobre o Mistério da Eucaristia e a par- ticipação ativa da comunidade.Fala sobre o Mistério da Eucaristia e a par- ticipação ativa da comunidade. Depois fala sobre os demais Sacramentos.Depois fala sobre os demais Sacramentos. Sobre a Liturgia das Horas; O Ano Litúrgico; a música sacra; a arte sacra e as alfaias.Sobre a Liturgia das Horas; O Ano Litúrgico; a música sacra; a arte sacra e as alfaias.

39 Os DECRETOS CONCILIARES Unitatis Redintegratio: Sobre ecumenismo Orientalium ecclesiarum: Igrejas orientais Ad Gentes: sobre a atividade missionária Christus Dominus: Missão dos Bispos Presbyterorum Ordinis: sobre os presbíteros Perfectae Charitatis: sobre a vida religiosa Optatum Totius: sobre a formação sacerdotal Apostolicam actuositatem: vocação dos leigos Inter Mirifica: sobre os Meios de Com. Social.

40 As três Declarações Gravissimum educationis: Sobre a educação, sobre o direito à educação e os responsáveis pela educação. Dignitatis Humanae: sobre a Liberdade Religiosa; Nenhum Estado pode obrigar ou impedir a religião. O ato da fé precisa ser livre. Nostra aetate: Sobre as religiões não cristãs e a possibilidade de um diálogo com eles; as religiões monoteístas e a fraternidade universal.

41 PERFECTAE CHARITATIS mexeu na Vida Religiosa As Congregações promoveram cursos e mais cursos sobre a Perfectae Charitatis, mas das Irmãs ou dos Irmãos de hoje, quem leu de fato o documento todo?As Congregações promoveram cursos e mais cursos sobre a Perfectae Charitatis, mas das Irmãs ou dos Irmãos de hoje, quem leu de fato o documento todo? Os Bispos promoveram encontros e mais en- contros sobre Presbyterorum Ordinis; mas de nossos padres atuais, quem leu este Documento todo?Os Bispos promoveram encontros e mais en- contros sobre Presbyterorum Ordinis; mas de nossos padres atuais, quem leu este Documento todo? Quem entrou depois dos anos 70, nunca estudou os Documentos do Vaticano II... Ouviu falar do Concílio...Quem entrou depois dos anos 70, nunca estudou os Documentos do Vaticano II... Ouviu falar do Concílio...

42 Os Documentos Pós Conciliares Terminado o Concílio, viriam agora os grandes documentos Pós Conciliares. 1. O Novo Missal – Cada língua organiza os seus Missais. Paulo VI os aprovava, em O novo texto do Breviário – A Liturgia das Horas – no começo: Oração do tempo presen- te, após longa insegurança, em Só em 1983, veio o novo Código do Direito Canônico. Longa espera que fez mal à Igreja! 4. Só em 1992, o Catecismo da Igreja Católica, o prejudicou muito à Igreja. Sem catecismo!

43 A difícil recepção do Concílio Os Bispos voltam para casa. Trazem os docu- mentos. Mas, eles precisam transmitir o espírito do Concílio. Cada um o transmite do seu jeito!Os Bispos voltam para casa. Trazem os docu- mentos. Mas, eles precisam transmitir o espírito do Concílio. Cada um o transmite do seu jeito! A simplificação da Liturgia era um tema: muitos aboliram demais: os santos saem dos altares; as casulas desaparecem; os coroinhas acabam; os turíbulos somem; confessionários desaparecem; até a água benta termina... Seminários fecham...A simplificação da Liturgia era um tema: muitos aboliram demais: os santos saem dos altares; as casulas desaparecem; os coroinhas acabam; os turíbulos somem; confessionários desaparecem; até a água benta termina... Seminários fecham... Sem Breviário, sem direito, sem Catecismo, tudo é simplificado, improvisado, e o povo sofre...Sem Breviário, sem direito, sem Catecismo, tudo é simplificado, improvisado, e o povo sofre...

44 João Paulo II e a reconstrução O longo papado de João Paulo II foi uma bênção para a Igreja Pós Conciliar.O longo papado de João Paulo II foi uma bênção para a Igreja Pós Conciliar. Os diversos sínodos realizados...Os diversos sínodos realizados... A promulgação do Direito Canônico...A promulgação do Direito Canônico... O Catecismo da Igreja Católica... Depois ainda a Síntese do Catecismo.O Catecismo da Igreja Católica... Depois ainda a Síntese do Catecismo. Os últimos anos de seu Papado dedicados à Eucaristia: Ecclesia de Eucharistia; O ano da Eucaristia; O Sínodo sobre a Eucaristia; Sacra- mentum Charitatis e Mane Nobiscum.Os últimos anos de seu Papado dedicados à Eucaristia: Ecclesia de Eucharistia; O ano da Eucaristia; O Sínodo sobre a Eucaristia; Sacra- mentum Charitatis e Mane Nobiscum.

45 Bento XVI e a fidelidade ao Concílio Durante os anos do Concílio, Pe. Joseph Ratzinger era um jovem teólogo, assessor dos Bispos alemães.Durante os anos do Concílio, Pe. Joseph Ratzinger era um jovem teólogo, assessor dos Bispos alemães. Até 1976, ele foi o professor que transmitiu o Concílio, depois foi ordenado Arcebispo de Munique.Até 1976, ele foi o professor que transmitiu o Concílio, depois foi ordenado Arcebispo de Munique. Chamado para Roma por João Paulo II, foi o principal autor do Catecismo e cuidou da doutrina e da fé.Chamado para Roma por João Paulo II, foi o principal autor do Catecismo e cuidou da doutrina e da fé. Sua última iniciativa, como Papa, foi promulgar o Ano da Fé, para uma retomada de todos estes temas.Sua última iniciativa, como Papa, foi promulgar o Ano da Fé, para uma retomada de todos estes temas. Ele estava convicto de que uma séria reforma da Igreja, tal como seria necessária, passaria necessariamente por um estudo aprofundado dos Documentos do Vaticano II.Ele estava convicto de que uma séria reforma da Igreja, tal como seria necessária, passaria necessariamente por um estudo aprofundado dos Documentos do Vaticano II.

46 Na quarta-feira de cinzas, em 2013, falou ao Clero de Roma Papa Bento já tinha anunciado a renúncia, mas coloca um pouco suas decepções: Quando se usa a palavra Concílio, há duas compreensões: o Concílio real e o Concílio virtual.Papa Bento já tinha anunciado a renúncia, mas coloca um pouco suas decepções: Quando se usa a palavra Concílio, há duas compreensões: o Concílio real e o Concílio virtual. Concílio real é aquele que realmente aconte- ceu, todo o esforço de renovação da Igreja. É aquele que está nos documentos.Concílio real é aquele que realmente aconte- ceu, todo o esforço de renovação da Igreja. É aquele que está nos documentos. Concílio virtual é aquele que foi apresentado pela Mídia, como aquele que veio modificar tudo, como se a Igreja estivesse começando em 1965.Concílio virtual é aquele que foi apresentado pela Mídia, como aquele que veio modificar tudo, como se a Igreja estivesse começando em 1965.

47 O Concílio virtual fez muito mal à própria Igreja Católica... 1.Ele espalhou falsas expectativas... 2.Aboliu realidades tradicionais e muito impor- tantes na vida da Igreja, os sinais/hábitos. 3.Deixou entrar um secularismo abominável, que corrói a consciência e permite o laxismo nas consciências humanas, (nada é pecado grave!) 4.Em conseqüência, tivemos tantos abandonos na vida sacerdotal e religiosa. 5.Gravíssimos pecados se manifestaram no cora- ção da Igreja, com tantas formas de pedofilia. 6.Os piores ataques não vem de fora, mas de dentro da própria Igreja.

48 A reação da Igreja deveria ser Estudar os documentos conciliares, assim como foram aprovados e publicados.Estudar os documentos conciliares, assim como foram aprovados e publicados. Apresentar o Concílio que aconteceu de verdade e mostrar que o Concílio da Mídia não aconteceu.Apresentar o Concílio que aconteceu de verdade e mostrar que o Concílio da Mídia não aconteceu. Cada grupo identificar-se com o Documento produzido pelo Vaticano II e assumir o que lhe cabe.Cada grupo identificar-se com o Documento produzido pelo Vaticano II e assumir o que lhe cabe. E, para implantar este Concílio de verdade, nós precisamos de novas forças e novas energias. Por isso, virá um novo Papa.E, para implantar este Concílio de verdade, nós precisamos de novas forças e novas energias. Por isso, virá um novo Papa.

49 Foi eleito o PAPA FRANCISCO É o primeiro Papa Latino americano... É o primeiro Papa Jesuíta... Nome: Francisco. Ele se apresenta como o Bispo de Roma, uma linguagem do Concílio... Entrega a todos que o visitam um Documen- to de Aparecida. Quer a Missão Continental. Quer que as pa- róquias saiam em busca dos afastados. Quer uma maior simplicidade na Igreja e uma busca aos pobres...

50 Além disso o Papa Francisco quer: A superação da Alfândega Pastoral... Isto ele entende por muitas regras e longo questionamento... Quer que a paróquia vá ao encontro das pessoas. Quando elas vem, devem ser atendidas, especialmente os pobres. Não podemos mandar embora, alguém que venha para batizar ou para catequese de um filho. Inscrições sempre abertas, catequese sempre pronta, inclusive para adultos.Não podemos mandar embora, alguém que venha para batizar ou para catequese de um filho. Inscrições sempre abertas, catequese sempre pronta, inclusive para adultos.

51 É hora de viver o Concílio Papa Francisco se apresentou logo, como Bispo de Roma, uma linguagem do Concílio. Cobrou dos Bispos do Celam, os compromis- sos assumidos no Vaticano II e na Conferência da Aparecida. abrir as portas da Igreja para ir em busca dos que estão afastadosVolta a falar em abrir as portas da Igreja para ir em busca dos que estão afastados. Papa Francisco quer o espírito do Concílio assumido e vivido por todos. Algo de muito novo está acontecendo. O Papa fala a linguagem do Concílio e está preocupa- do com o Espírito do Concílio.Algo de muito novo está acontecendo. O Papa fala a linguagem do Concílio e está preocupa- do com o Espírito do Concílio.

52


Carregar ppt "Nos tempos do Papa João XXIII. conservadora e a progressista Havia duas alas: a conservadora e a progressista A Ala conservadora: Era a velha guarda italia-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google