A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIBID/ UFF – 2011 LÍNGUA PORTUGUESA. Projeto: PIBID - Língua Portuguesa Coordenadora: Prof. Dra. Sigrid Gavazzi Professora Supervisora Geral: Ângela Filomena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIBID/ UFF – 2011 LÍNGUA PORTUGUESA. Projeto: PIBID - Língua Portuguesa Coordenadora: Prof. Dra. Sigrid Gavazzi Professora Supervisora Geral: Ângela Filomena."— Transcrição da apresentação:

1 PIBID/ UFF – 2011 LÍNGUA PORTUGUESA

2 Projeto: PIBID - Língua Portuguesa Coordenadora: Prof. Dra. Sigrid Gavazzi Professora Supervisora Geral: Ângela Filomena – LICEU Bolsistas: Márcia Marques e Roberta Panza Colégio de atuação: Liceu Nilo Peçanha Professora Supervisora: Adriana Rosário Público Alvo: Alunos do 3º ano do E.M.

3 I – Dinamizar, transformar e educar - O Projeto II – Instrumentos para o ensino:músicas e jogos. III – Atividades propostas IV - Conclusão

4 Tendo como ponto de partida o aluno, este presente projeto busca a dinamização do ensino de língua portuguesa, de modo que o ambiente de sala de aula torne-se mais agradável e divertido, sem perder contudo seu objetivo principal: a aprendizagem. Como fazer?

5 Sim, nós sabemos o quanto é difícil. No entanto, não devemos desistir, a salvação existe, e pode sim ser utilizada por nós.

6 Ao inserirmos música como ferramenta didática nos estudos da gramática não só obteremos um maior interesse por parte dos alunos em querer aprender o que está por trás disto, mas principalmente auxiliará no processo cognitivo. STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.

7 Por que jogos? Jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e/ou trabalho em equipe. Destacam-se os jogos como um recurso a mais a ser construído e explorado com os alunos, vindo a somar positivamente no processo de ensino-aprendizagem.(Joceline Mausolff Grübel e Marta Rosecler Bez) A criança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre. (Darci Orso)

8 Elaboração de uma paródia da música popular Vou não, quero não contendo o nosso corpus de trabalho: as orações subordinadas substantivas. Tal música será apresentada aos alunos por meio de um vídeo; Elaboração de um material explicativo, que sintetize e organize as dúvidas mais comuns sobre o referido tema; Elaboração de exercícios com base em músicas.

9 Elaboração de um bingo sobre as orações subordinadas substantivas. Material: 1. Cartelas de bingo com as possíveis classificações das orações; 2. Pedrinhas para marcar; 3. Exemplos de orações; 4. Saquinho para o sorteio.

10 Como jogar : 1. Separe a turma em grupos de acordo com a quantidade de alunos e a quantidade de cartelas que você possuir. 2. Distribua a cartela entre os grupos e as pedrinhas para marcar 3. Inicie o sorteio das frases. O aluno deverá olhar a frase, classificá-la e então, se a referida classificação estiver na cartela, marcá-la. 4. Como em um bingo comum, ganha o jogo aquele grupo que completar a cartela primeiro.

11 Após seis meses de trabalho intenso e pesquisa, acreditamos que nosso objetivo é realmente muito importante para a melhoria da educação atual. Inserir música e jogos em aulas de língua portuguesa, pode parecer para muitos uma realidade distante, entretanto, para nós tal sonho tornou-se algo real, palpável e grandioso, uma vez que inovar é crescer, e para futuras professoras de língua materna é transformar educação em arte.

12 BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, BEGLEY, Sharon. A música na mente. In: Revista Newsweek de 24 de julho de 2000, seção Sociedade e Arte. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto, Reflexão e uso. São Paulo: Atual, CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon; Porto Alegre, RS: L&PM, FALCETA, Antônio, MAGALHÃES, Vivian, MOTHES, Lígia e AMORIM, Vanessa. Cem aulas sem tédio, Língua Portuguesa. Ed: Instituto Padre Réus. Porto Alegre, 2000.

13 GRÜBEL, Joceline Mausolff e Bez, Marta Rosecler. Jogos Educativos. Instituto de Ciências Exatas e Tecnlógicas. UFRGS. GARDNER, Howard. Inteligências: Múltiplas Perspectivas. São Paulo: Artmed, KOCH, Ingedore Villaça. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, ______. Ler e Escrever – estratégias de produção textual. 2ed. São Paulo: Contexto, NETO, Pasquale Cipro. Nossa língua em letra e música. São Paulo: EP&A, ORSO, Darci. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, WISNIK, José Miguel. O Som e O Sentido - Uma outra história das músicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.


Carregar ppt "PIBID/ UFF – 2011 LÍNGUA PORTUGUESA. Projeto: PIBID - Língua Portuguesa Coordenadora: Prof. Dra. Sigrid Gavazzi Professora Supervisora Geral: Ângela Filomena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google