A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Os desafios do Conselho Escolar frente aos instrumentos de gestão da escola Swamy de Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Os desafios do Conselho Escolar frente aos instrumentos de gestão da escola Swamy de Paula."— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Os desafios do Conselho Escolar frente aos instrumentos de gestão da escola Swamy de Paula Lima Soares Fortaleza – Ceará 20 a 22 de maço de 2012

2 vem do Latim GESTIO, ato de administrar, de gerenciar, de GERERE, levar, realizar. GESTÃO Falando sobre gestão...

3 Como controlar os imprevistos, Intempéries? Como saber se o que é calmo é o que permanece?

4 Decisão como ato solitário: o não dilema do esquilo Falando sobre gestão democrática...

5 Acertar, errar, vivenciar a experiência do público

6 Instrumentos de gestão democrática... O PPP O Regimento escolar O tempo pedagógico

7 O POLÍTICO A experiência das revoluções: quais foram os elementos em comum A política como ato público A política como construção do novo Hannah Arendt ( )

8 O PEDAGÓGICO escola

9 O PEDAGÓGICO Onde queremos chegar? Como vamos fazer isso? Os nossos alunos estão aprendendo? Cuidados e reflexões: O conhecimento nos faz mais virtuosos? Escola, conhecimento e liberdade O Cidadão revolucionário e os conhecimentos escolares... Os professores de inglês

10 O PROJETO Coisas de Portugal... Ser profundo não é ser prolixo: Todos estes que aí estão Atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho! (Poeminha do contra – Mário Quintana)

11 O PROJETO CUIDADOS E TEMORES: 1.O PPP como fruto da mente de um especialista ou o gênio que pensa sozinho 2.O PPP como mera obrigação de prestação de contas à secretaria 3.O PPP como bloco do eu sozinho 4.O PPP como vida após a morte 5.O PPP como livro sagrado

12 O REGIMENTO ESCOLAR Falando sobre as Leis: (voltando a Arendt) O que é o regimento escolar? Como podemos decidir juntos sobre o funcionamento da escola? Como a discussão sobre o regimento escolar fortalece a gestão democrática na escola?

13 O REGIMENTO ESCOLAR Como fazer o regimento escolar? Como o Conselho Escolar pode se envolver nas questões do regimento? O Regimento escolar deve estar adequado às Legislações educacionais dos entes federados

14 O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) Ninguém escapa do tempo...

15 O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) O melhor aproveitamento do Tempo pedagógico é uma atividade exclusiva do professor? Problematização do conselho escolar sobre o aproveitamento do tempo pedagógico

16 O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) 1.A forma de organização das classes, do tempo pedagógico e do calendário escolar têm contribuído para um ambiente de aprendizagem na escola? 2.Os alunos da minha escola estão aprendendo os conteúdos trabalhados?

17 O TEMPO PEDAGÓGICO (CALENDÁRIO) 3. Na minha escola, os tempos e ritmos diferenciados dos alunos estão sendo levados em consideração? 4. Os processos de avaliação vivenciados na minha escola têm sido justos?

18

19 A dialética do Conselho Escolar


Carregar ppt "II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Os desafios do Conselho Escolar frente aos instrumentos de gestão da escola Swamy de Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google