A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas. OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés.Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado:Pecado:

Cópias: 1
PERÍODO TEOCÊNTRICO As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas. OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés.Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado:Pecado:"— Transcrição da apresentação:

1 OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas

2 OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés.Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado:Pecado: –Infração em forma de pensamentos, palavras, atos e omissões. –Culpa: tristeza, vergonha, remorso, arrependimento, humilhação. –Após a morte: Céu, Purgatório e Inferno. Transtorno obsessivo-compulsivo: (TOC):Transtorno obsessivo-compulsivo: (TOC): –pensar que tem que fugir do pecado e apresentar rituais de repetição que visam purificar a alma (atos e orações).

3 1.Amar a Deus sobre todas as coisas Ter Deus em 1º. lugar.Ter Deus em 1º. lugar. Tem gente que adora:Tem gente que adora: –Bens materiais; –Posição social; –Conforto; –Pessoas: fanatismo. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Fanatismo: Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo por uma postura,um passatempo ou uma pessoa.Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo por uma postura,um passatempo ou uma pessoa. Por exemplo, um fã-clube dedicado a artistas como Britney Spears, Brad Pitt...Por exemplo, um fã-clube dedicado a artistas como Britney Spears, Brad Pitt...

4 2. Não tomar o nome de Deus em vão Respeitar a divindade.Respeitar a divindade. Guardar o nome de Deus.Guardar o nome de Deus. Evitar jurar por Deus.Evitar jurar por Deus. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Usos indevidos: Há pessoas que usam o nome de Deus par tudo, como se fosse um remédio.Há pessoas que usam o nome de Deus par tudo, como se fosse um remédio. Exemplos: Madonna, Punks, lojas, alunos que não estudaram, jogadores, torcedores, etc.Exemplos: Madonna, Punks, lojas, alunos que não estudaram, jogadores, torcedores, etc.

5 3. Guardar domingos e dias santos Reservar estes dias para Deus, com cultos e orações, reuniões em família, evitar trabalho desnecessário.Reservar estes dias para Deus, com cultos e orações, reuniões em família, evitar trabalho desnecessário. O sábado é o dia dos judeus;O sábado é o dia dos judeus; Para o cristianismo, é o domingo:Para o cristianismo, é o domingo: Dias santos:Dias santos: –1/jan: Mãe de Deus; –Corpus Christi; –8/dez: Conceição de Maria –25/dez: Natal. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Não ter um tempo: para cuidar da espiritualidade num mundo tão profano.para cuidar da espiritualidade num mundo tão profano. para recarregar as energias nesta vida tão estressante que se leva hoje em dia.para recarregar as energias nesta vida tão estressante que se leva hoje em dia.

6 4. Honrar pai e mãe Respeitar e cuidar dos genitores, incluindo também os avós e tios.Respeitar e cuidar dos genitores, incluindo também os avós e tios. Modelo:Modelo: –Identificação –Contra-identificação Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –A população idosa cresce significativamente no Brasil; –Problemas: Falta de paciência,Falta de paciência, Descaso,Descaso, Negligência,Negligência, Crimes contra idosos.Crimes contra idosos.

7 5. Não matar Lutar para preservar a vida, em toda a sua plenitude.Lutar para preservar a vida, em toda a sua plenitude. A vida corre perigo, pois vive-se num mundo onde faltam segurança e dignidade.A vida corre perigo, pois vive-se num mundo onde faltam segurança e dignidade. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Homicídio; –Aborto; –Eutanásia; –Suicídio; –Psicopatia.

8 6. Não pecar contra a castidade Preservação do corpo, que é o templo em que Deus deve habitar.Preservação do corpo, que é o templo em que Deus deve habitar. Sexo deve levar à procriação, não sendo sinônimo de prazer.Sexo deve levar à procriação, não sendo sinônimo de prazer. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Virgindade; –Masturbação; –Homossexualidade; –Aids; –Pedofilia.

9 7. Não furtar Apropriar-se de um objeto que não lhe pertence.Apropriar-se de um objeto que não lhe pertence. Roubar: subtrair para si ou para outrem algo mediante ameaça ou violência.Roubar: subtrair para si ou para outrem algo mediante ameaça ou violência. Furto: na ausência ou ignorância da vítima.Furto: na ausência ou ignorância da vítima. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Corrupção ativa e passiva. –Cleptomania é uma doença que faz a pessoa começar a roubar coisas - sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros ou de outros tipos de lugares. Exs: Winona Ryder e Henry Sobel.

10 8. Não mentir Criar um mundo paralelo, idealizado, em que a realidade dá lugar à imaginação, à fantasia, à subjetividade.Criar um mundo paralelo, idealizado, em que a realidade dá lugar à imaginação, à fantasia, à subjetividade. Ex: A torre da igreja.Ex: A torre da igreja. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –A mitomania é a tendência mórbida para a mentira, relacionada a assuntos específicos. –Ex: Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos

11 9. Não desejar a mulher(homem) do(a) próximo(a) É o princípio básico para a garantia de relacionamentos monogâmicos.É o princípio básico para a garantia de relacionamentos monogâmicos. Serve como defesa para a preservação da família.Serve como defesa para a preservação da família. Implica também em não seduzir pessoas comprometidas.Implica também em não seduzir pessoas comprometidas. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –Proibição ao adultério, à traição e à infidelidade; –A infidelidade é uma quebra de confiança, a traição de um relacionamento, o rompimento de um acordo baseado na exclusividade do envolvimento sexual e emocional. –É visto de modo distinto entre homens (sexual) e mulheres (emocional).

12 10. Não cobiçar as coisas alheias Tem como função a garantia da propriedade privada, em forma de respeito pelo que é de outrem.Tem como função a garantia da propriedade privada, em forma de respeito pelo que é de outrem. Implicações Psicológicas:Implicações Psicológicas: –A inveja é a sua manifestação mais clara. –A inveja é um sentimento provocado pela percepção de que algum outro possui e desfruta de algo desejável, mas o sujeito não, e, por conseguinte, ele gostaria de ter, pois pressupõe sempre um atributo, uma posição ou um poder que se quer conquistar ou mesmo impedir que o outro possua, até destruindo-o.


Carregar ppt "OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas. OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés.Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado:Pecado:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google