A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I Profa. Giuliana Elisa dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I Profa. Giuliana Elisa dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I Profa. Giuliana Elisa dos Santos

2 Para a maioria dos psicólogos de hoje, consciência é a percepção de nós mesmos e do nosso ambiente.

3 Níveis de Processamento de Informações A percepção consciente permite-nos exercer um controle voluntário e comunicar nossos estados mentais a outros, mas a consciência é apenas a ponta do iceberg do processamento de informações. Registramos e reagimos a estímulos que não percebemos conscientemente. O passado nos influencia de maneiras que nem sabemos.

4 O processamento subconsciente de informações ocorre simultaneamente em muitos canais paralelos. A consciência também emerge da interação de eventos individuais do cérebro. O processamento consciente ocorre em sequencia (serialmente), logo é relativamente lento e tem capacidade limitada. As tarefas novas exigem nossa atenção consciente. A consciência é o meio da natureza de nos impedir de pensar e fazer tudo ao mesmo tempo.

5 Devaneios e Fantasias Quase todas as pessoas apresentam devaneios ou fantasias despertos todos os dias e em qualquer lugar ou momento. Cerca de 95% de homens e mulheres dizem que já tiveram fantasias sexuais. Fantasias sexuais não indicam problemas ou insatisfação sexual. As pessoas sexualmente ativas e satisfeitas pelo menos têm mais fantasias sexuais.

6 Algumas pessoas – talvez 4 % da população – fantasiam com tanta intensidade que são chamadas de personalidades propensas a fantasias. As fantasias ou devaneios podem ou não ser um meio de escapar ou fugir da realidade ou um meio de adaptação. Alguns devaneios ajudam a nos preparar para eventos futuros, por nos manterem conscientes de negócios inacabados e por servirem como ensaios mentais. As fantasias divertidas acentuam a criatividade de cientistas, artistas e escritores. Os devaneios podem também substituir o comportamento impulsivo.

7 A consciência ocorre em estados variados. Temos não apenas o estado normal de ver e ouvir, raciocinar e lembrar, de devaneios e fantasias, mas também as consciências alteradas do sono, estados hipnóticos, alucinações induzidas por substâncias químicas e visões de quase morte.


Carregar ppt "ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I Profa. Giuliana Elisa dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google