A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos"— Transcrição da apresentação:

1 As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos
PERÍODO TEOCÊNTRICO As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos

2 Período Teocêntrico Deus passou a ocupar o centro de toda a vida.
Jesus Cristo como modelo e as Sagradas escrituras como paradigma. Dois momentos importantes: Patrística e a Escolástica.

3 Patrística Principal representante: Santo Agostinho (350-430).
Preocupação central é a luta contra o paganismo, as heresias e a defesa dos dogmas cristãos. Faz uso do platonismo para elucidar os dogmas. Mas rejeitava a idéia Platão e de Aristóteles de que a alma é incriada e que foi Deus que lhe deu forma. Deus é o criador. Estudo sobre o tempo: o passado (memória), presente (presença) e o futuro (prospecção). Pouco acrescentou à Psicologia.

4 Escolástica Principal representante: Santo Tomás de Aquino ( ). Tentou unir os conceitos de Aristóteles à religião, adaptando-os aos dogmas cristãos: Não pode haver contradição entre as experiências vindas pelos sentidos e a fé, pois ambos vêm de Deus. Distinção entre potência (essência) e ato (ação). As cinco faculdades da alma : a negativa, a sensitiva, a apetitiva, a locomotiva e a intelectual. Negou a concepção das idéias inatas. Não trouxe grande colaboração para a Psicologia.

5 Implicações Psicológicas
OS DEZ MANDAMENTOS Implicações Psicológicas

6 OS MANDAMENTOS Tábuas da lei entregues por Deus a Moisés. Pecado:
Infração em forma de pensamentos, palavras, atos e omissões. Culpa: tristeza, vergonha, remorso, arrependimento, humilhação. Após a morte: Céu, Purgatório e Inferno. Transtorno obsessivo-compulsivo: (TOC): pensar que tem que fugir do pecado e apresentar rituais de repetição que visam purificar a alma (atos e orações).

7 Amar a Deus sobre todas as coisas
Ter Deus em 1º. lugar. Tem gente que adora: Bens materiais; Posição social; Conforto; Pessoas: fanatismo. Implicações Psicológicas: Fanatismo: Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo por uma postura,um passatempo ou uma pessoa. Por exemplo, um fã-clube dedicado a artistas como Britney Spears, Brad Pitt...

8 2. Não tomar o nome de Deus em vão
Respeitar a divindade. Guardar o nome de Deus. Evitar jurar por Deus. Implicações Psicológicas: Usos indevidos: Há pessoas que usam o nome de Deus par tudo, como se fosse um remédio. Exemplos: Madonna, Punks, lojas, alunos que não estudaram, jogadores, torcedores, etc.

9 3. Guardar domingos e dias santos
Reservar estes dias para Deus, com cultos e orações, reuniões em família, evitar trabalho desnecessário. O sábado é o dia dos judeus; Para o cristianismo, é o domingo: Dias santos: 1/jan: Mãe de Deus; Corpus Christi; 8/dez: Conceição de Maria 25/dez: Natal. Implicações Psicológicas: Não ter um tempo: para cuidar da espiritualidade num mundo tão profano. para recarregar as energias nesta vida tão estressante que se leva hoje em dia.

10 4. Honrar pai e mãe Respeitar e cuidar dos genitores, incluindo também os avós e tios. Modelo: Identificação Contra-identificação Implicações Psicológicas: A população idosa cresce significativamente no Brasil; Problemas: Falta de paciência, Descaso, Negligência, Crimes contra idosos.

11 5. Não matar Implicações Psicológicas:
Lutar para preservar a vida, em toda a sua plenitude. A vida corre perigo, pois vive-se num mundo onde faltam segurança e dignidade. Implicações Psicológicas: Homicídio; Aborto; Eutanásia; Suicídio; Psicopatia.

12 6. Não pecar contra a castidade
Preservação do corpo, que é o templo em que Deus deve habitar. Sexo deve levar à procriação, não sendo sinônimo de prazer. Implicações Psicológicas: Virgindade; Masturbação; Homossexualidade; Aids; Pedofilia.

13 7. Não furtar Apropriar-se de um objeto que não lhe pertence.
Roubar: subtrair para si ou para outrem algo mediante ameaça ou violência. Furto: na ausência ou ignorância da vítima. Implicações Psicológicas: Corrupção ativa e passiva. Cleptomania é uma doença que faz a pessoa começar a roubar coisas - sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros ou de outros tipos de lugares. Exs: Winona Ryder e Henry Sobel.

14 8. Não mentir Criar um mundo paralelo, idealizado, em que a realidade dá lugar à imaginação, à fantasia, à subjetividade. Ex: A torre da igreja. Implicações Psicológicas: A mitomania é a tendência mórbida para a mentira, relacionada a assuntos específicos. Ex: Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos

15 9. Não desejar a mulher(homem) do(a) próximo(a)
É o princípio básico para a garantia de relacionamentos monogâmicos. Serve como defesa para a preservação da família. Implica também em não seduzir pessoas comprometidas. Implicações Psicológicas: Proibição ao adultério, à traição e à infidelidade; A infidelidade é uma quebra de confiança, a traição de um relacionamento, o rompimento de um acordo baseado na exclusividade do envolvimento sexual e emocional. É visto de modo distinto entre homens (sexual) e mulheres (emocional).

16 10. Não cobiçar as coisas alheias
Tem como função a garantia da propriedade privada, em forma de respeito pelo que é de outrem. Implicações Psicológicas: A inveja é a sua manifestação mais clara. A inveja é um sentimento provocado pela percepção de que algum outro possui e desfruta de algo desejável, mas o sujeito não, e, por conseguinte, ele gostaria de ter, pois pressupõe sempre um atributo, uma posição ou um poder que se quer conquistar ou mesmo impedir que o outro possua, até destruindo-o.


Carregar ppt "As explicações religiosas dos fenômenos psicológicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google